Com o maior metrô do mundo em extensão, a cidade de Xangai, na China, também recebeu elogios dos moradores. Com mais de 831 km, a rede perde apenas para Nova York em número de estações.
Das 27 capitais brasileiras, apenas 12 têm sistemas de metrô. Outras três cidades do interior contam com VLTs. No Nordeste, há transporte sobre trilhos em 7 das 9 capitais. Já no Norte, não existe esse tipo de transporte em nenhum estado.
O Brasil conta atualmente com 15 sistemas urbanos de transporte de passageiros sobre trilhos. Atualmente, só 12 das 27 capitais brasileiras contam com opção de metrô, trem ou VLT. Há ainda outros 3 sistemas em municípios do interior. A maior malha é a de São Paulo.
Passados 13 anos desde que entrou em plena operação, a Linha 4-Amarela segue com marcas notáveis. O sistema de metrô mais moderno do Brasil, único com trens operados pelo sistema driverless, ou seja, sem necessidade de um operador, transportou, ao longo desse período, 2,2 bilhões de pessoas.
As Cidades Com As Maiores Linhas De Metrô Do Brasil | ATUALIZADO 2023
Qual é o melhor metrô do Brasil?
São Paulo, 2 de maio de 2023 – De acordo com a pesquisa 'O Melhor de São Paulo', divulgada no último dia 30, o Metrô de São Paulo foi eleito o Melhor Serviço Público da cidade. A companhia garantiu o topo entre os mais bem colocados na apuração que elegeu os melhores da capital em diversos temas.
A maior malha está localizada em São Paulo, com 377,2 quilômetros e 187 estações somando as linhas de metrô, trens urbanos e monotriho. Em 2º lugar fica o Rio de Janeiro, com uma rede integrada de 287,5 quilômetros. No Sudeste, outra capital que conta com o modal é Belo Horizonte.
Não há metrô em Curitiba, o que dificulta a vida dos turistas, especialmente por ser complicado entender o sistema tronco-alimentador dos ônibus. São mais de 250 linhas, com 342 estações tubo e 30 terminais, operados pela URBS, que servem como ponto para troca de veículos.
Desta lista, o Metrô da capital mineira é o menor e mais enxuto. O sistema é operado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), através da Superintendência de Trens Urbanos de Belo Horizonte (STU/BH).
No Brasil, a primeira linha de metropolitano foi inaugurada apenas em 1974, na cidade de São Paulo. Cinco anos mais tarde, em 1979, foi inaugurado um sistema na cidade do Rio de Janeiro.
Se você acha que metrô é apenas um meio de transporte, precisa conhecer o incrível metrô de Estocolmo! A capital da Suécia não apenas oferece uma eficiente rede subterrânea, mas também transforma cada estação em uma verdadeira obra de arte.
A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô foi constituída no dia 24 de abril de 1968. É controlada pelo Governo do Estado de São Paulo sob gestão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM).
São 62 duas estações, distribuídas em 84,3 quilômetros de vias férreas, constituindo a maior infraestrutura metroviária do Nordeste, atendendo mais de 56 mil pessoas todos os dias, nas cidades de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Pacatuba, Sobral, Juazeiro do Norte e Crato.
O Metrô de Fortaleza ou Metropolitano de Fortaleza, conhecido popularmente como METROFOR, é um sistema de transporte público do tipo metropolitano que opera na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), no estado do Ceará, Brasil.
O aumento de 8,6% na tarifa do metrô vai pesar no bolso do passageiro. Desde ontem, usuários do metrô do Rio precisam desembolsar R$ 7,50 para cada embarque. O valor mantém a tarifa praticada no estado como a mais alta do país.
Hoje, os trens mais rápidos do Brasil são os da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e os da Trensurb, de Porto Alegre. Ambos atingem uma velocidade de 90 km/h.
No Brasil, ele é o meio de transporte público mais movimentado e o maior sistema de transporte metroviário em operação — as 91 estações do metrô em SP se estendem por cerca de 100 km!
“A Estação Pinheiros tem 40 metros de profundidade e Santa Cruz, que atualmente é a mais funda, tem 41,5 metros. As estações mais tranquilas da Linha 6-Laranja vão ter 28 metros de profundidade, no caso, Maristela, Santa Marina, Sesc – Pompéia e Perdizes.