Sim, a CNAE 4712-1/00 - Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns, pode ser MEI de acordo com as leis atuais. Alíquota Anexo I: De 4% ate 19%.
Para abrir um MEI, o processo envolve 6 passos: criação de uma conta Gov.br, realizar o cadastro no Portal do Empreendedor, definir nome fantasia e atividades, definir o endereço e emitir o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI).
CNAE ou Classificação Nacional de Atividades Econômicas é um sistema padronizado que classifica as atividades econômicas realizadas pelas empresas no Brasil, de acordo com o seu ramo, setor e subsetor.
A venda pode acontecer em locais abertos, sejam eles provisórios ou permanentes, como trailers, food trucks, barracas, carrocinhas, quiosques e carrinhos permanentes, por exemplo.
Ao acessar o Portal do Empreendedor para realizar o cadastro, você deve selecionar o CNAE 4712-1/00 – Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – minimercados, mercearias e armazéns. Dessa forma, estará autorizado a se tornar um microempreendedor individual do segmento.
Alguns estabelecimentos podem contar até mesmo com serviço de delivery. Com mais funcionários, área mais ampla e estrutura mais robusta, o minimercado possui características mais específicas e um faturamento maior, ficando clara a diferença das mercearias.
Qual ocupação colocar no MEI para o Mercado Livre?
Qual MEI para fazer entregas para o Mercado Livre? O cadastro do CNPJ MEI deve constar como atividade principal ou secundária um dos seguintes CNAEs: 5320-2/01: Serviços de malote não realizados pelo correio nacional. 5320-2/02: Serviços de entrega rápida.
Porta a Porta, Postos Móveis ou por Ambulantes: Atividades exercidas com o deslocamento físico (pessoal) do prestador/vendedor diretamente para os domicílios físicos ou jurídicos dos clientes: vendas diretas e pessoais, feiras-livres, “camelôs”, ambulantes, etc.
Sim, a CNAE 7319-0/02 - Promoção de vendas, pode ser MEI de acordo com as leis atuais. Alíquota Anexo III: De 6% ate 33%. Clique aqui para ver a sua. Evite custos desnecessários.
Quanto custa para mudar o CNAE de uma empresa? O valor da alteração do CNAE da empresa é definido pela Junta Comercial de cada Estado e muda de um para o outro. No Rio de Janeiro, por exemplo, essa alteração custa R$ 488, enquanto em São Paulo é R$ 195.
Se a unidade produtiva é um comércio-especializado, se classificará em algum dos grupos 47.2, 47.5, 47.6, 47.7 e 47.8 considerando para isso as regras definidas pelo método descendente (do nível mais agregado para os menos agregados).
Para escolher o código CNAE correto, é essencial conhecer bem as atividades desenvolvidas pela empresa e analisar cuidadosamente cada categoria e subcategoria da CNAE. Isso porque o código deve ser selecionado com base na atividade principal do negócio, ou seja, aquela que gera maior receita.
Para encontrar o(s) código(s) CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) mais adequado(s) ao objetivo social de sua empresa ou establecimento, acesse a Consulta CNAE do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Para saber qual é o código que se adapta melhor ao seu negócio, você pode consultar a lista oficial do IBGE. O Instituto tem um sistema de busca que funciona de forma bem simples: você insere a palavra-chave ou código e recebe uma lista de descrições.