As versões da bebida Coca-Cola Zero e Coca-Cola Light possuem o aspartame como um dos adoçantes que substituem o açúcar. Vale salientar que a versão original não usa aspartame. “Em 100ml da Coca Zero, há 12 mg de aspartame, ou 42 mg em uma lata (350 ml)”, afirma Rodolfo Ferrari, médico especialista em nutrologia.
O adoçante está presente não só em bebidas gaseificadas, mas também em sucos prontos líquidos e em pó, chás industrializados, preparos prontos para café e cappuccino, iogurte, gelatinas, pães e chicletes, entre outros.
Se você está procurando reduzir a ingestão de açúcar ou controlar as calorias, a Coca-Cola Zero pode ser uma escolha mais adequada. Adoçantes artificiais: A Coca-Cola Zero usa adoçantes artificiais, como o aspartame e o acessulfame de potássio, para obter seu sabor doce sem calorias.
Atualmente, a Pepsi vende as versões Diet Pepsi e Pepsi Zero Sugar e ambas contêm aspartame. Nos Estados Unidos e em alguns mercados, a Coca-Cola comercializava stevia na fórmula da Coca-Cola Life, mas a bebida deixou de ser fabricada no mercado estadunidense.
ASPARTAME e COCA ZERO cancelados pela OMS? | Saúde na Rotina
Qual refrigerante usa aspartame?
Marcas famosas que contêm o adoçante incluem os refrigerantes Coca Diet, Coca Zero, Pepsi Max e 7 Up Free, mas o aspartame está presente em cerca de 6 mil produtos — como pasta de dente, chicletes, iogurtes e balas para tosse.
Refrigerante Pepsi Zero é uma bebida refrescante e saborosa, com zero açúcar e zero calorias. Possui um sabor único e refrescante, ideal para quem busca uma bebida leve e saborosa. Esta versão em garrafa PET de 2 litros é prática e ideal para compartilhar com amigos e familiares.
Os melhores produtos para a saúde, de acordo com os especialistas, são os de origem natural, como stevia, xilitol e eritritol. Têm segurança estabelecida e costumam conferir dulçor semelhante ao açúcar, além de apresentar poucos efeitos colaterais e serem estáveis à temperatura do cozimento.
O consumo exagerado de qualquer refrigerante, mesmo os sem açúcar, é prejudicial à saúde. É importante avaliar o contexto alimentar como um todo. Refrigerantes zero são uma opção menos calórica, mas não devem ser vistos como uma alternativa completamente saudável.
O sabor mais intenso e mais gostoso nas garrafas de vidro acontece porque o material é inativo e impermeável, ou seja, não se mistura com o conteúdo. Isso permite à bebida o sabor e a cor naturais, além de preservar o gás e ter uma durabilidade até duas vezes maior do que outros materiais.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) provocou uma reação internacional ao classificar o aspartame — adoçante artificial de baixa caloria que é 200 vezes mais doce do que o açúcar – como “possivelmente carcinogênico” para humanos (grupo 2B).
Em caso de dúvidas se o produto possui algum composto basta ler o rótulo. Na região onde estão os ingredientes estará listado todos os itens que fazem parte da composição do alimento, inclusive adoçantes artificiais como o aspartame. Outra saída é usar aplicativos que "leem" o rótulo e te entregam as informações.
E aqui já tá falando ó. refrigerante misto de baixa caloria, e quando você vem na tabelinha dele aqui ó pasmem, a lata inteira tem cinco calorias pessoal, trezentos e cinquenta ml, cinco calorias, ele é praticamente zero!
Extratos vegetais, água gaseificada, açúcar, cafeína, corante INS 150d, acidulante INS 330 e INS 338, conservador INS 211, regulador de acidez INS 331 (iii). Não contém glúten.
O aspartame, para além dos refrigerantes sem açúcar, pode ser encontrado também em marcas como Coca-Cola Sem Açúcar, Sprite, Dr Pepper, Fanta Zero e Lucozade Original.
Existem atualmente alguns tipos de adoçantes liberados no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) sendo eles. sorbitol, manitol, isomaltitol, maltitol, sacarina, ciclamato, aspartame, estévia, acessulfame-K, sucralose, neotame, taumatina, lactitol, xilitol e eritritol.
A queratina e o colágeno estão presentes na gelatina e são bons aliados para nossa pele, unhas e cabelos, pois nos ajuda a mantê-los fortes e saudáveis.
A Coca-Cola zero tem menos calorias e açúcar que a Coca-Cola normal, mas não se engane quando pensa que “então posso tomar a vontade que não vai me fazer mal!”, pelo contrário nenhum refrigerante tem benefícios nutricionais. Portanto, saiba equilibrar o consumo deste refrigerante e se for tomar escolha a coca zero!
O aspartame também é encontrado em alimentos preparados, goma de mascar, geleia, sorvete e cereais matinais. Também pode ser encontrado em alguns medicamentos, como pastilhas para tosse, e em outros produtos, como pasta de dente.