Mas como o tubarão é um peixe, poderemos servir-nos do colectivo cardume, que também se usa relativamente aos peixes. Diremos, então, "um cardume de tubarões".
Os tubarões são animais que fazem parte do mesmo grupo das arraias e quimeras, e, por serem peixes, apresentam algumas características bastante marcantes desse grupo de animais.
O coletivo de baleias é baleal e o de gansos é gansaral. Agora os astrônomos estão se perguntando qual termo seria mais adequado para a entidade mais enigmática do cosmos (via The New York Times) #estadão.
Um grupo de golfinhos chama-se um “grupo”. Esta designação não é exclusiva dos golfinhos, os grupos de baleias e botos também são designados por grupo. Estes cetáceos são mamíferos marinhos e não são peixes, pelo que estes grupos não recebem normalmente o nome de cardume.
Na obra que mencionei, não há colectivo de tubarão. Mas como o tubarão é um peixe, poderemos servir-nos do colectivo cardume, que também se usa relativamente aos peixes. Diremos, então, "um cardume de tubarões".
O coletivo de cobras pode ser definido como “ninhada” ou “ninho”. E a explicação para esse nome é bastante simples. As cobras, por natureza, são animais solitários. As poucas ocasiões em que é possível encontrar grupos reunidos é durante o acasalamento ou quando a fêmea está incubando seus ovos.
Isso quer dizer que elas são as líderes da alcateia, o substantivo coletivo de leão. Apesar de “alcateia” ser mais comum ao se referir aos lobos, este substantivo também pode ser utilizado para indicar um conjunto de quaisquers animais selvagens e ferozes, como o leão.
Pode parecer repetitivo ou até meio esquisito, mas para falar da maçã também usamos “penca”! De acordo com o dicionário Michaelis, penca é o “conjunto ou esgalho de flores ou frutos; cacho, molho”. Pode ser usado até no sentido figurado para se referir a um grupo de pessoas – como uma penca de crianças ou de mulheres.
Se você leu todas essas regras e ainda não conseguiu chegar a uma resposta sobre a forma certa de se referir ao tubarão fêmea, a gente simplifica: o substantivo "tubarão" é um epiceno, logo, seu feminino é "tubarão fêmea" mesmo.
Com 518 anos, o animal mais velho do planeta apareceu nas proximidades de Belize, no Caribe, há milhares de quilômetros do seu habitat natural. O tubarão-da-Groenlândia vive no Ártico, em águas extremamente frias e profundas. Por isso, é menos estudado do que outras espécies e suas aparições são consideradas raras.
Formigame: outro coletivo de formigas; Formigueiro: coletivo de formigas; Gado: coletivo de bois, vacas, touros, ovelhas, cabras ou cavalos de lavoura criados para alimentação ou serviços agrícolas.
O Dicionário Eletrônico Houaiss e o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora registam o substantivo feminino galinhada, chamando-lhe o primeiro «quantidade de galinhas», e o segundo «muitas galinhas».
Os substantivos coletivos podem referir-se especificamente a um grupo de seres, como boiada (bois), arvoredo (árvores), ramalhete (flores) etc., ou a diferentes espécies de seres, como bando (aves, crianças, bandidos), manada (bois, cavalos, elefantes), cacho (cabelos, bananas, uvas) etc.
“Capivárias?” Não! Essa é apenas uma das muitas brincadeiras que circulam na internet sobre a espécie, o coletivo de capivara é manada. Se bem que a palavra “várias” define com precisão esse roedor que quase nunca encontramos sozinho. O bicho está sempre acompanhado, em grupos com dezenas de indivíduos.
Limão faz limões; embora palavra de etimologia árabe, segue a regra mais geral dos plurais em -ões, desinência que, quando etimológica, corresponde ao latim -ones (p.