“Cometa do Diabo” passará pela Terra em 2024; saiba mais sobre o corpo celeste. O “Cometa do Diabo” foi visto entrando em erupção pela terceira vez no dia 31 de outubro, enquanto realiza sua viagem em direção ao Sol.
O cometa mais esperado do ano é certamente o Cometa Tsuchinshan-ATLAS, que pode atingir visibilidade a olho nu até outubro de 2024. Também estamos de dedos cruzados pelo Cometa C/2024 G3, que possivelmente será visível no céu diurno em janeiro de 2025.
Coincidentemente, o 2024 MK passará próximo à Terra bem no Dia do Asteroide, em 29 de junho. A data, aprovada pela ONU, marca a maior colisão de um asteroide com nosso planeta: a colisão de 1908 em Tunguska, na Sibéria, em uma área praticamente deserta, que derrubou cerca de 80 milhões de árvores.
De acordo com o Observatório Nacional, ele é classificado como um cometa do tipo Halley, conhecidos pelo curto de período de tempo que precisam para da uma volta em torno do Sol. Trata-se de um intervalo de tempo que vai de 20 a 200 anos. O Cometa do Diabo demora cerca de 71,3 anos para fazer o trajeto.
ALERTA! Asteroide perdido pela NASA há 16 anos se dirige para a Terra em 2024
É verdade que vai cair um meteoro na Terra em 2024?
As chuvas de meteoros são fenômenos periódicos que podem acontecer anualmente, à medida que diversas rochas espaciais entram na atmosfera da Terra em determinados momentos do ano. A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, divulgou os meses em que algumas dessas chuvas devem acontecer em 2024.
O ano de 2024 está sendo empolgante para os aficionados em observar fenômenos astronômicos. Até a metade do ano, já foi possível ver o alinhamento de planetas e um incrível eclipse solar total, que ocorreu em abril. Mas o calendário de julho não fica atrás e também promete eventos interessantes para aproveitar.
O que vai acontecer com a Terra no dia 2 de junho de 2024?
No dia 2 de junho, o cometa vai fazer sua aproximação máxima da Terra, ficando a 224 milhões de quilômetros do nosso planeta — a distância é cerca de 50% maior que aquela entre o Sol e a Terra.
Quando um cometa criovulcânico, como o 12P/Pons-Brooks, chega próximo ao Sol, ele aquece. A pressão aumenta até que o nitrogênio e o monóxido de carbono explodam e detritos gelados sejam expelidos através de grandes rachaduras.
“Os observadores deverão olhar para o horizonte oeste, na mesma direção do pôr do sol, para ver o cometa. O cometa está visível logo após o pôr do Sol, primeiramente abaixo da Constelação de Touro, e a partir de maio, abaixo da Constelação de Órion, sempre por volta das 17h40 às 18h30.
Um grupo de paleontólogos revelou, em 11 de abril de 2024, a descoberta de um novo dinossauro, mais precisamente um titanossauro. Trata-se do Titanomachya gimenezi, como chamaram o espécime, que viveu na Patagônia argentina no final do período Cretáceo (entre 145 milhões a 66 milhões de anos).
Quantos dias faltam para o cometa do Diabo atingir a Terra?
O ponto da órbita em que estará mais perto do Sol será em 21 de abril do ano que vem. Já a maior aproximação da Terra está prevista para 2 de junho de 2024.
O “Cometa do Diabo” foi visto entrando em erupção pela terceira vez no dia 31 de outubro, enquanto realiza sua viagem em direção ao Sol. A sua passagem mais próxima da Terra está prevista para acontecer no próximo ano, em 2024, e apesar do seu nome, não apresenta riscos ao planeta.
Como informado pela Nasa, o ano de 2024 marca o momento em que o Sol alcançará um ponto de atividade máxima, chamado também de “máximo solar” (momento em que a estrela apresenta seu maior número de manchas solares). Este evento ocorre a cada 11 anos, aproximadamente.
Conforme relatado pelo timeanddate, os últimos números fornecidos pelo Serviço Internacional de Rotação da Terra e Sistemas de Referência (IERS) mostram que a Terra está desacelerando, com um dia em 2024 durando uma fração a mais do que qualquer dia desde 2019.
Depois disso, o 'Cometa do Diabo' será impulsionado de volta para o espaço exterior do sistema solar e só retornará por volta de 2095. Além disso, o 12P/Pons-Brooks possivelmente será o responsável pela chuva de meteoros “kappa-Draconídeos”, que deve ocorrer de 29 de novembro a 13 de dezembro.
Descrição: Em outubro de 2024, o microasteroide 2011 MD se aproximará da Terra pela segunda e última vez este ano (a primeira aproximação ocorrerá em fevereiro). Não representará nenhuma ameaça ao nosso planeta.
O ano de 2024 é previsto como um período de complexidade e desafios em escala global, com uma das principais preocupações sendo o potencial para conflitos e guerras de grande magnitude.
Em abril, o Cometa do Diabo estará abaixo da constelação de Touro e, em maio, abaixo da constelação de Órion. O horário em que o corpo celeste se tornará visível varia conforme a região do Brasil por conta da diferença da hora em que o Sol se põe.
Este cometa foi descoberto em fevereiro de 2023, pelo telescópio Atlas, na África do Sul. Acredita-se que seu período orbital seja de 26.000 anos e que seu periélio aconteça em setembro de 2024, quando seu brilho estará semelhante ao das estrelas mais luminosas.
Isto difere dos cometas de longo período, cujas órbitas podem durar milhares de anos. No dia 21 de abril o Cometa do Diabo deverá se tornar mais visível no Hemisfério Sul, uma vez que atingirá a sua máxima aproximação ao Sol, momento cientificamente denominado por periélio.