Logos é a lógica por trás de um argumento. Logos é persuadir uma audiência usando argumentos lógicos e evidências de apoio. Logos é uma técnica persuasiva usada frequentemente na escrita e retórica. Os filósofos gregos antigos usavam o termo de maneiras diferentes.
Logo vem do grego “logos” e quer dizer, entre outras coisas, conceito ou significado. Marca vem do germânico “marka” e tem o mesmo significado de logo, ou seja, conceito ou significado.
Logos (em grego: Λόγος - "palavra"/"verbo", "discurso" ou "razão"), conhecido em português como Verbo, é um importante conceito na cristologia cristã para estabelecer a doutrina da divindade de Jesus Cristo e sua posição como Deus Filho na Trindade, como declarado no Credo Calcedoniano.
Para o filósofo grego Heráclito, o primeiro a usar o termo "logos" no contexto filosófico, logos era o conceito responsável por prover a conexão entre o discurso racional e a estrutura racional do mundo. Heráclito sugere a existência do logos como uma entidade universal independente.
O logos é como se houvesse um “espírito de razão” nos seus textos. Para Aristóteles, o seu discurso não será convincente se você não puder provar logicamente o que está sendo dito.
Logotipo é uma representação gráfica de uma marca ou empresa. Ele é constituído por um ícone, feito em design gráfico, e por tipografia (texto). Dentro dos conceitos de comunicação e identidade visual de uma empresa, o logotipo é considerado uma das peças de maior importância.
Os logos ajudam na criação de uma identidade de marca para uma empresa ou negócio porque as funções principais de um logo são inspirar confiança, reconhecimento e admiração por um negócio ou produto.
Os tipos de logotipos. Existem sete tipos diferentes de logotipos, que podem ser categorizados por: emblemas, representações pictóricas, logotipo de letras, monogramas, letras individuais (letterforms), abstratos, mascotes e logotipos combinados.
Qual a interpretação que você pode dar para a palavra logos?
Por outro lado, logos é aquele que vai te dar uma prova lógica, de que o que está sendo dito é verdade: pesquisas, fontes, dados gráficos, números. Tudo aquilo que orbita no tema da razão é logos.
Logos passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.
A Sócrates não interessavam os belos discursos, sim, o logos (o discurso) justo, íntegro, verdadeiro (o que expressava o ser verdadeiro das coisas). Platão segue seu mestre para mostrar o adequado sentido do logos, que não podia se afastar do ser das coisas.
O mito é o significado. O logos é a razão. Armstrong afirma que o mito se perdeu na modernidade e precisa ser resgatado pelas esferas regidas pela racionalidade. Conferencista do Fronteiras do Pensamento 2013.
A passagem do mito ao logos é um tema central da filosofia antiga. Esse processo se refere à transição do pensamento mítico para o pensamento racional e lógico. Na Grécia antiga, os mitos eram a explicação para tudo o que acontecia no mundo, desde as origens da vida até os fenômenos naturais.
Sua origem, do grego mythos, tem como significado narrar, contar, anunciar... O mito, portanto, constitui-se como uma narração de alguma coisa a alguém. Essa narração é sempre de uma história sagrada, de um tempo primordial, inflamada aos ouvidos dos poetas por musas que, ao cantar, transmitem as verdades absolutas.