Quando alguém nos pede para dizer uma cor é possível que a primeira que venha à cabeça seja “vermelho”. Isso tem explicação: na psicologia das cores o vermelho é a cor atribuída à vida, paixão e ao poder.
Antigamente, a cor violeta foi amplamente associada à nobreza e ao poder. Além disso, esta cor transmite a ideia de vaidade e extravagância, bem como remete ao desejo e à atenção.
Preto: poder, sexualidade, sofisticação, formalidade e elegância. A cor mais poderosa e neutra. Comumente associada à elegância e força. Pode transmitir também, a sensação de mistérios, além de ser relacionada ao medo, curiosidade e memória emocional.
O preto é a cor mais poderosa e neutra. Tende a ser associada à elegância e força. Assim como o violeta, essa cor transmite a sensação de mistério, além de ser relacionada ao medo, curiosidade e, algumas vezes, memória emocional.
A PSICOLOGIA DAS CORES - Significado das Cores no Marketing
Qual é a cor mais positiva?
Amarelo. O amarelo é uma cor quente que passa a sensação de calor, luz e energia. Justamente por isso, as sensações associadas ao tom são de alegria, otimismo, estímulo e descontração.
O azul-marinho é amplamente reconhecido como uma das cores mais associadas à autoridade e ao profissionalismo. Essa tonalidade transmite confiança, estabilidade e lealdade.
Azul: confiança, força, credibilidade e profissionalismo. A cor mais utilizada em projeto de UI e UX, está carregada de um senso de inovação e segurança. Roxo: imaginação, sabedoria, realeza e misticismo. O roxo é empolgante, ao mesmo tempo em que acalma a mente e os nervos, encoraja a criação e inspira.
Em primeiro lugar, entre os significados poderosos das cores, a cor azul possui efeitos calmantes, assim sendo recomendada para atrair proteção, confiança, calma e tranquilidade.
O violeta pode ressaltar criatividade e imaginação, assim como o laranja. Por outro lado, representa sucesso, nobreza, riqueza, por se associar a sabedoria e respeito.
A cor preta de acordo com o contexto pode representar tristeza e luto, porém se for bem utilizado transmite nobreza, tradição, curiosidade, superioridade, poder, profissionalismo. Empresas de engenharia, escritórios de advocacia, cosméticos e produtos de luxo utilizam frequentemente essa cor.
Preto. O preto é considerado a mais poderosa das cores. É o tom do moderno e do contemporâneo, muitas vezes associado a ambientes sóbrios e masculinos. Remete à força, elegância, luxo e sofisticação.
Índigo: simboliza a intuição, a espiritualidade e a sabedoria interior. É utilizado para estimular a intuição e a percepção espiritual. Violeta: representa a transformação, a espiritualidade e a purificação. É utilizado para promover a elevação espiritual, estimular a meditação e a introspecção.
A Cromoterapia tem como base as sete cores do arco-íris. São elas: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta. No dia a dia, o significado das cores pode ajudar você a melhorar humor e a sua energia.
Marrom: é uma cor estratégica, pois traz confiança para todos que passam por ela. Preto: está conectado com o elemento água, absorve, atrai e traz energias positivas. Amarelo: cor que acelera a energia, então é uma boa escolha para estimular a alegria e a vivacidade. Verde: novos começos e crescimento.
A cor do dinheiro no Ano Novo é o dourado, que é conhecido por atrair a prosperidade — e não apenas por remeter ao ouro, mas também pela sua energia solar.
O azul é um tom frio frequentemente associado à segurança, confiança, limpeza, espiritualidade e harmonia. A cor transmite seriedade e, por isso, é bastante utilizada em ambientes corporativos, reforçando características como o poder e a segurança.
Rosa: o ditado popular que afirma tudo ser visto em cor-de-rosa, reflete fielmente seu significado: ingenuidade, bondade, ternura, ausência de todo forma de mal.