Preto: poder, sexualidade, sofisticação, formalidade e elegância. A cor mais poderosa e neutra. Comumente associada à elegância e força. Pode transmitir também, a sensação de mistérios, além de ser relacionada ao medo, curiosidade e memória emocional.
Os pesquisadores fizeram diversos testes com compradores, que declaravam que a cor, um tom de marrom escuro, lembravam sujeira, fezes e até a sensação de morte, tornando-a ideal para o objetivo em questão.
Tendo em conta o imenso céu azul ou o interminável oceano azul, pode-se pensar que a cor azul é comum na natureza. Mas é a mais escassa. De todas as tonalidades encontradas nas rochas, plantas e flores, penas e escamas de animais, o azul é a cor mais difícil de encontrar.
Chamada de Vantablack, a tecnologia não é nem considerada cor, mas sim a ausência da cor. E é isso que a tonalidade faz, ao absorver quase toda a luz – 99,96% da luz, para ser exato.
Associado rapidamente à violência, o tom vermelho facilita a identificação do público com o perigo e, consequentemente, com o terror. O vermelho tem o poder de deixar plateias tensas, esperando que o pior aconteça.
Vermelho. É a cor que causa agitação e, por isso, pode potencializar a ansiedade e o desconforto nas pessoas. Em contrapartida, está relacionada diretamente a sentimentos fortes, como amor, raiva, desejo e paixão. O vermelho também é estimulante e induz as pessoas à ação.
Amarelo. O amarelo é uma cor quente que passa a sensação de calor, luz e energia. Justamente por isso, as sensações associadas ao tom são de alegria, otimismo, estímulo e descontração.
Além disso, o vermelho representa paixão e amor, bem como está associado ao ódio, raiva, agressividade e más intenções. Por isso, o vermelho é considerado a cor mais intensa na psicologia das cores.
A Psicologia das Cores. Assim como as notas do teclado musical e as letras do alfabeto, as cores são os blocos construtores de nossas emoções. Não é à toa que se diz que alguém está “vermelho de vergonha ou “verde de raiva”. Cada cor está conectada sutilmente a uma teia de experiências e associações.
Branco: pureza, simplicidade, limpeza, paz e frieza. A “cor pura” é uma das mais neutras da paleta. É capaz de ressaltar a luz das outras cores e pode despertar harmonia e equilíbrio quando colocada junto com cores mais intensas.