Cinza e prata Mas assim como os perolizados, costumam ser mais caros. Assim como o branco, cinza e prata são ótimas cores para refletir a luz durante a noite e deixar o carro mais visível. Outra vantagem é que arranhões e sujeiras não ficam tão aparentes, especialmente nos tons mais escuros.
O branco é, de longe, o favorito. De acordo com a Basf, isso também está relacionado “com sua beleza clássica e atemporal”. Cada mercado tem suas particularidades. Os usuários dos Estados Unidos deparam-se com menos opções de cores, mas isso não significa que eles não gostam de carros coloridos.
Branco. O branco é a cor de carro mais usada no mundo, seja pelo estudo da Axalta (34% das vendas globais) ou da iSeeCars (26,2%). Para além de ser atemporal e clássica, é uma cor que combina com qualquer tipo de carro, desde os mais populares até os mais luxuosos.
Carros claros tendem a desbotar menos que carros escuros. Isso acontece porque a cor branca, por exemplo, reflete os raios ultravioleta. Diferente da cor preta, que tem uma alta taxa de absorção de raios ultravioleta e infravermelho.
Especial: Quais são as cores de carros mais vendidas no Brasil?
Qual cor de carro sai mais?
Cinza e prata
Assim como o branco, cinza e prata são ótimas cores para refletir a luz durante a noite e deixar o carro mais visível. Outra vantagem é que arranhões e sujeiras não ficam tão aparentes, especialmente nos tons mais escuros.
A cor de carro amarela sofreu a maior desvalorização, 10,49%, seguida da prata, 10,39% e preta, 10,21%. Nessa categoria, os veículos brancos e azuis foram os que menos tiveram baixa, de 8,45%.
Isso porque é um erro achar que o branco “suja mais fácil”. Na verdade, a poeira e a sujeira rotineira ressaltam mais no carro preto. Inclusive, até mesmo os riscos na lataria tendem a ser mais chamativos. Tudo isso somado faz com que o carro preto precise de mais lavagens e mais cuidados com a pintura.
Embora os veículos pintados de branco, preto e cinzento possam ser mais fáceis de vender no mercado secundário, são os proprietários das cores menos populares – principalmente bege, amarelo e verde – que riem no caminho até o banco.
Branco, prata, cinza e preto são as cores “queridinhas” dos brasileiros, principalmente pela maior liquidez de mercado na hora da revenda. Segundo um estudo realizado pelo fabricante de tintas PPG, no ano passado, ao todo, quase 40% dos carros produzidos no mundo eram brancos.
Entre os veículos zero quilômetro, a cor mais procurada é a preta, seguida por branca e cinza, no segundo e terceiro lugares, respectivamente, de acordo com dados do Webmotors Autoinsights.
Portanto, a lavagem e o cuidado com o carro preto pode ser até maior que o veículo de cor branca, que no imaginário público “suja mais”. O veículo escuro tende a destacar mais a sujeira sob sua superfície. Já o branco, mesmo que fique com um aspecto ruim, acaba passando um pouco mais despercebido.
Cores escuras, como preto, cinza escuro, azul marinho e verde escuro, são consideradas as mais sofisticadas. Essas cores trazem um ar de elegância e requinte para o ambiente. Além disso, são cores neutras que combinam facilmente com outras cores e estilos de decoração.
O preto remete a elegância, luxo e poder, além de ser misterioso. Isso confere a ele a possibilidade de ser usado para representar quase qualquer situação ou produto. Isso vai depender do contexto em que ele está inserido, sendo que o preto também pode ser combinado com outras cores.
Preto. O preto é considerado a mais poderosa das cores. É o tom do moderno e do contemporâneo, muitas vezes associado a ambientes sóbrios e masculinos. Remete à força, elegância, luxo e sofisticação.
O preto é o tom que melhor representa a seriedade, luxo e elegância, de forma equilibrada. Ele também pode remeter ao calor, dependendo de como e onde é aplicado. Na psicologia das cores o preto é a cor da sofisticação — em tons brilhosos esse aspecto fica ainda mais chamativo, enquanto nos foscos, menos evidente.
Além de ser uma das cores mais vendidas entre os condutores brasileiros, os carros brancos também têm os melhores preços de compra, sendo mais valorizados quando comparados a outras cores.
As cores mais escuras absorvem a luz do sol e refletem menos, cerca de apenas 5%. Já um carro branco ou de coloração semelhante, reflete muito mais, até 80%, e por isso a influência na temperatura se dá de forma mais expressiva.
A análise aponta que, em média, os carros com cores escuras sofrem 47% mais acidentes. Os carros com tom cinza escuro também são facilmente confundidos com a cor do asfalto durante a noite, segundo a pesquisa.