Como o preto absorve mais calor, a lataria aquece muito mais que as outras cores quando exposta ao sol. Por isso, o carro pode ficar bastante desconfortável em cidades com clima quente.
Os resultados confirmaram: branco e amarelo se mostraram as cores mais frescas, com temperaturas ao redor de 30 graus Celsius, enquanto preto e verde escuro se destacaram como as mais quentes, ultrapassando os 45 graus Celsius.
Então, quando seu carro é pintado com uma cor escura, especialmente preto, isso aumentará as qualidades de absorção de calor do metal. Os tons mais escuros retêm o calor, tornando o carro mais quente ao toque, enquanto os tons mais claros refletem o calor.
Quanto mais clara a cor da pintura do carro, mais ela reflete os raios solares. Quanto mais escuro o carro, mais a pintura, a carroceria, absorve os raios solares. Isso significa que o carro pintado de branco esquenta muito menos internamente do que o carro pintado de preto.
Verdade. A cor preta absorve mais os raios solares, ou seja, reflete menos, por isto esquenta mais o veículo por transferência de calor para dentro da cabine. Em relação a um carro de tonalidade mais clara, a diferença pode variar até 20ºC.
Desvantagens: Para rodar à noite ou em dias nublados, a pintura escura não é a melhor opção, pois o veículo fica menos visível, já que a cor não reflete muito a luz. Outra desvantagem do preto é em relação à limpeza. O veículo não vai parecer limpo por muito tempo.
As cores que mais absorvem calor são as de tonalidade escura, como o preto, que absorve 98% do calor solar que chega à superfície, cinza-escuro (90%), verde-escuro (79%), azul-escuro (77%), amarelo-escuro (70%), marrom e vermelho-escuro (70%).
Além de ser uma das cores mais vendidas entre os condutores brasileiros, os carros brancos também têm os melhores preços de compra, sendo mais valorizados quando comparados a outras cores. Além disso, a lataria na cor branca também apresenta uma manutenção mais fácil.
Na luz visível, as ondas mais curtas estão no lado azul do espectro, e as médias, no verde. Já as mais compridas estão no lado vermelho. Isso significa que a luz azul carrega maior energia, sendo observada em corpos que emitem mais calor.
Cor: A cor da sua roupa pode afetar o quão bem ela protege você dos raios UV. Cores escuras ou brilhantes, incluindo vermelho, preto e azul marinho, absorvem mais raios UV do que cores mais claras, como branco e pastel.
O motivo é simples: roupas pretas absorvem a luz e a transformam em calor, enquanto roupas mais claras refletem a luz, mantendo a temperatura mais baixa. Portanto, em condições de exposição direta ao sol, uma camiseta preta tende a esquentar mais que uma camiseta branca.
O que avaliar na hora de escolher a cor do carro? O primeiro ponto de avaliação na hora da decisão pela cor do veículo é, claro, a preferência estética. Algumas pessoas podem preferir tons mais vibrantes por serem mais personalizados e por chamar mais a atenção, enquanto outras preferem cores neutras e discretas.
Tudo se baseia na lei da oferta e procura: quanto maior a demanda por um produto, maior o valor estabelecido para ele. Cores populares como branco, preto e prata tendem a desvalorizar menos com o tempo o que garante a eles um valor de revenda mais alto.
Qual a tendência de cor de 2024? Juntos, os modelos citados — e suas cores — revelam de maneira cabal tendência recente da indústria automotiva: vermelho e azul sobem na preferência, rebocando tons entre floral e pastel (laranja, rosa) à distância. Mas branco, preto e cinza ainda lideram, sem qualquer ameaça.
A procura por carros com cores neutras é preferência no mundo e no Brasil também — principalmente o branco que em 2019 somava 19,6% no total das vendas e, logo em seguida vem o preto, com 19%. Em terceiro lugar, a preferência fica com a cor prata, com 17,3% de procura, e em quarto o cinza com 9,9%.
que a cor de carro que mais esquenta é o preto, justamente pelo fato de que ele absorve o calor solar, a luz do sol, então se ele absorve. ele puxa tudo pra ele tá absorvendo, então faz com que assim a pintura. faça com que o carro a lataria do carro esquente.
O calor é uma forma de energia e cada cor tem a capacidade de absorver uma determinada quantidade de energia. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) As cores escuras são as que têm maior capacidade de absorção, portanto, quanto mais próxima a roupa estiver da cor preta, mais calor você sentirá.
O branco absorve somente 20% de calor, enquanto que o preto absorve 98% de calor. E as outras cores são bem variáveis, por isso se quiser considerar esta característica também na hora de escolher a cor, é importante optar por tons mais claros.
Carros claros tendem a desbotar menos que carros escuros. Isso acontece porque a cor branca, por exemplo, reflete os raios ultravioleta. Diferente da cor preta, que tem uma alta taxa de absorção de raios ultravioleta e infravermelho.
Isso porque é um erro achar que o branco “suja mais fácil”. Na verdade, a poeira e a sujeira rotineira ressaltam mais no carro preto. Inclusive, até mesmo os riscos na lataria tendem a ser mais chamativos. Tudo isso somado faz com que o carro preto precise de mais lavagens e mais cuidados com a pintura.
O branco é, de longe, o favorito. De acordo com a Basf, isso também está relacionado “com sua beleza clássica e atemporal”. Cada mercado tem suas particularidades. Os usuários dos Estados Unidos deparam-se com menos opções de cores, mas isso não significa que eles não gostam de carros coloridos.