Qual é a cor do escorpião mais perigoso? O escorpião-amarelo é aquele que causa mais acidentes, sendo o segundo mais perigoso do mundo. Mede cerca de 7 cm de comprimento e possui pernas e cauda com cor amarela. Já o tronco é marrom escuro.
No Brasil, existem 4 principais espécies: - Escorpião-amarelo (Tityus serrulatus) - Encontrado em todas as regiões do país. É o que mais preocupa por ser considerado o mais venenoso.
Apresenta colorido amarelo-escuro, com três faixas longitudinais quase negras, podendo haver pequenas variações na cor. Atinge cerca de 7cm de tamanho.
Qual escorpião é mais perigoso, o vermelho ou o preto?
Escorpião-preto (Tityus bahiensis)
Estas são facilmente encontradas em entulhos, lixos e outros locais úmidos. O escorpião-preto é um dos tipos de escorpião menos agressivos. Inclusive, seu veneno é menos potente. Porém, é necessário tomar certo cuidado para evitar a picada.
Espécies como o escorpião sul-africano de cauda grossa, que tem pinças pequenas, tem o veneno 10 vezes mais letal do que o escorpião dourado de Israel, que é uma espécie maior e mais robusta.
SE ENCONTRAR UM ESCORPIÃO DESSE, FUJA! OS 6 ESCORPIÕES MAIS VENENOSOS DO MUNDO
O que espanta escorpiões?
Evitar acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das residências; Em casas e apartamentos, utilizar soleiras nas portas e janelas, telas em ralos do chão, pias e tanques; Afastar camas e berços das paredes; Evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão.
O veneno do escorpião pode ser extremamente forte para o corpo humano. No Brasil a preocupação é ainda maior porque no país existem 2 espécies de escorpiões perigosas: escorpião marrom e escorpião amarelo. São as espécies que possuem maior número de atividades que resultam em quadros graves e óbitos de pessoas.
Qualquer buraco no chão ou na parede pode ser um bom esconderijo, e até mesmo roupas sujas ou molhadas espalhadas pelo chão podem servir de abrigo para os aracnídeos. Esses animais têm hábitos noturnos e dificilmente aparecem durante o dia, o que torna mais difícil encontrá-los. “O escorpião é um bicho que não ataca.
Ambientes com propagação de insetos, como lixo e restos de obras são locais ideais para a incidência de escorpiões. A bióloga afirma que nestes espaços comumente encontram-se aranhas, grilos, moscas e baratas, insetos que servem de alimento e atraem escorpiões.
A secretaria da Saúde de Santo Anastácio, alerta que o mês de agosto e setembro são os meses em que mais aparecem escorpiões, pois é justamente nesses meses que eles têm seu período de reprodução. O inseto se refugia nos mais diferentes lugares, como amontoados de madeira, pedras, fendas de parede ou atrás de móveis.
De hábitos noturnos, os escorpiões ficam escondidos durante o dia, e de noite saem para se alimentar. É comum surgirem pela rede de esgoto e, por esse motivo, é bom evitar condições de umidade, como toalha pendurada ou roupa molhada no chão e também tapetes, que servem de abrigo.
Os acidentes com picada acontecem quando a pessoa encosta ou pisa nele. - E a última: escorpiões andam em dupla. Se você encontrou um, prepare-se pois há um outro por perto.
- Não cortar, furar, nem apertar o local da picada. - Beber bastante água. - Dirigir-se imediatamente ao serviço de saúde. Os grupos com maior risco de gravidade são crianças menores de 10 anos e idosos.
A orientação é que moradores que encontrem escorpiões devem vedar os ralos da casa, portas e janelas, dedetizar as casas para matar as baratas (principal fonte de alimento do escorpião), jogar água quente nos ralos, e se for possível passar querosene nos arredores do quintal, pois o cheiro afasta o escorpião.
Além disso, há plantas que contribuem para afastar escorpiões, como a lavanda, alfazema, cânfora, hortelã e alecrim. No Distrito Federal, o tipo amarelo é o mais comum. O animal também pode ser encontrado em várias regiões do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.
Os principais esconderijos dos escorpiões são lugares escuros. Se você mora no campo, pode encontrar ninho de escorpião embaixo de tocos de madeira ou de pedras. Na cidade, a preferência é por canteiros de obras, latões de lixo ou quaisquer pontos que acumulem entulho.
Para eliminar escorpiões em casa, mantenha o ambiente limpo, reduza esconderijos, e remova entulhos. Utilize inseticidas específicos, aplicando-os em áreas propensas a sua presença. Vedação de frestas e buracos, especialmente em rodapés, também ajuda a prevenir sua entrada.
SCORPMAX é recomendado principalmente para o controle de escorpiões, visto que as microcápsulas permanecem discretamente no ambiente, fazendo com que a praga seja contaminada sem perceber. O produto é eficaz ainda no controle de formigas, mosquitos, pulgas, aranhas, baratas, carrapatos, moscas e percevejos.