Os fabricantes de bateria unificaram essa identificação para que pudessem evitar acidentes. Preste bastante atenção na cor do fio positivo e negativo: o cabo vermelho é o da corrente positiva e o preto, da negativa.
Em contínua: positivo, vermelho e, negativo, preto. Fazer uma instalação Elétrica seguindo estes padrões e entender de circuitos elétricos não tem como errar.
A identificação do cabo positivo e negativo é feita por meio das cores, ou seja, o primeiro é representado pela cor vermelha, enquanto o segundo pela cor preta.
CORES DE FIOS e Cabos ELÉTRICOS - Padrão NBR 5410 - Porque usar ?
Qual fio é positivo, azul ou marrom?
Condutor Azul: embora equivocadamente conhecido como 'negativo', o fio azul é indicado para isolação, com tensão 0V; Condutor Verde ou Amarelo: proteção, também conhecido como 'fio-terra'; Condutor Preto, vermelho ou marrom: são indicados para condutores fase, ou seja, por onde passa a tensão (como ex.: 127, 220 V).
O que acontece se inverter fio positivo e negativo?
O que acontece se inverter os fios? Conectar os cabos da forma errada causará um fluxo de corrente muito elevado e pode superaquecer os cabos e acabar danificando a bateria do veículo, danificar fusíveis e componentes elétricos do seu carro.
Aqui no Brasil, a norma NBR 5410 determina as cores dos revestimentos de acordo com a função do condutor: – Azul claro: para condutores neutros com isolação; – Verde ou verde com amarelo: para condutores de proteção (popularmente conhecidos como “fio terra”); – Vermelho, preto ou marrom: para condutores fase.
Então, os fios azuis são mais frequentemente usados como viajantes para pontos de três ou quatro vias. O fio branco ou cinza indicam um fio neutro. O branco é a cor mais usada para esta função.
Para instalar corretamente um chuveiro é válido entender o que significa cada uma das cores da fiação elétrica: Fio azul claro: é a fase neutra; Fio verde ou verde e amarelo: é o terra; Fio marrom, preto ou vermelho: são o fase.
Os fios/cabos verdes ou verde-amarelo são condutores de proteção. O condutor de proteção possui como função proteger os equipamentos contra as sobrecargas elétricas (evitando os choques elétricos).
Retire primeiro o cabo negativo da bateria. Não permita que esse cabo volte a encostar no pólo. Em seguida retire o cabo positivo. Ao colocar a bateria nova, insira primeiro o conector do cabo positivo no pólo positivo da bateria, tomando o cuidado de fixá-lo corretamente.
Os fabricantes de bateria unificaram essa identificação para que pudessem evitar acidentes. Preste bastante atenção na cor do fio positivo e negativo: o cabo vermelho é o da corrente positiva e o preto, da negativa.
Caso você não saiba como identificar os fios pelas cores, as normas ABNT para tomadas são: fio azul (neutro), fio verde ou verde com amarelo (terra) e as outras cores (vermelho, preto ou marrom) são o fio fase. Para ligá-los, comece com o fio terra no pino do meio. O fio fase e neutro ficarão em lados opostos dele.
Fio Neutro: é o condutor que não possui tensão elétrica, ou seja, não está carregado. A cor azul claro é a utilizada para a identificação desse fio. Fio Fase: é um fio condutor que contém a presença de tensão elétrica (127 ou 220 V) ou diferença de potencial (DDP).
Os dois eletrodos são chamados polos, ou terminais do gerador. Chama-se polo positivo àquele por onde a corrente sai, e polo negativo àquele por onde a corrente entra. Então, na pilha de Volta, o cobre é o polo positivo, e o zinco, o negativo. A pilha elétrica foi inventada pelo físico italiano Alessandro Volta.
Se você ligar a mesma fase nos dois polos de uma tomada, não haverá diferença de potencial entre eles, assim a tensão resultante será de zero volts. O máximo que acontecerá será você tomar um choque, se tocas nun dos polos, e estiver aterrado !