O cinza é uma cor psicologicamente neutra que induz à calma e à serenidade e estimula a concentração. Passa uma ideia de responsabilidade, conhecimento e profissionalismo – e tende a ser utilizado em design corporativo.
Amarelo: quando é utilizado sozinho, desperta a ideia de otimismo, esperança, entusiasmo e acolhimento. Também é usado quando se quer chamar a atenção. Normalmente é usado nas vitrines das lojas para despertar interesse dos clientes. Além disso, a cor amarela representa cuidado, cautela e parada.
O violeta pode ressaltar criatividade e imaginação, assim como o laranja. Por outro lado, representa sucesso, nobreza, riqueza, por se associar a sabedoria e respeito.
A PSICOLOGIA DAS CORES - Significado das Cores no Marketing
Qual a cor da inovação?
A tecnologia e inovação também são bem representadas pelo cinza. Essa cor, em combinação com outras, também transmite a sensação de harmonia e equilíbrio.
Segundo alguns, o laranja é a melhor cor para estimular o aprendizado. Outros acham que ele também melhora a oxigenação do cérebro, produzindo um efeito revigorante, estimulando a atividade mental.
Já o azul e o verde ativam o córtex pré-frontal, responsável pela memória de trabalho, que acessa a memória adquirida e retém a memória da atividade que está sendo executada.
O preto é considerado a mais poderosa das cores. É o tom do moderno e do contemporâneo, muitas vezes associado a ambientes sóbrios e masculinos. Remete à força, elegância, luxo e sofisticação.
Amarelo. É a cor da prosperidade, da riqueza e do sucesso profissional. Aqueles que usam amarelo na virada do ano buscam também um estímulo à inteligência e criatividade.
O vermelho é uma cor que desperta a atenção, a paixão, a energia e a urgência e pode ser usada para criar um senso de escassez ou de oportunidade, como em promoções, ofertas ou lançamentos.
Amarelo. A cor amarela representa a mente e, por isso, estimula o raciocínio e o intelecto. É o tom da inteligência, da sabedoria, da lógica e da razão.
Luz vermelha: uma das iluminações mais recomendadas na hora de dormir é a vermelha. Isso acontece porque essa cor emite a sensação de conforto. Para deixar o clima ainda mais aconchegante, uma opção é usar fitas de led com essa tonalidade.
Representando a mente, o significado da cor amarela é inteligência, sabedoria, lógica e razão. Por isso, na Cromoterapia essa tonalidade está ligada ao estímulo do raciocínio e o intelecto.
Azul: é uma das cores que mais estimulam a produtividade. Os tons mais claros se você trabalha por horas, são os mais indicados. Eles têm efeito calmante e ajudam a concentração, autoconfiança e eficiência.
Art. 2º - Define-se a cor azul para a faixa da beca dos formandos do curso de graduação em psicologia, a pedra lápis-lazúli para o anel de formatura e a letra grega “psi” ( Ψ ) para símbolo da psicologia.