A primeira escolha deve ser referente a cor do ouro. Tradicionalmente confeccionada em ouro amarelo, a aliança de casamento pode também ser em ouro branco ou ouro vermelho. É importante analisar também se os noivos preferem a aliança reta ou abaulada e se o formato interno será anatômico ou reto.
O que permanece é a aliança de casamento ser de ouro, geralmente uma joia em ouro amarelo . Porém, hoje existem modelos mais modernos que vão além da cor tradicional, onde você pode encontrar modelos de joias em ouro branco , joias em ouro rosé e também as joias em prata .
As alianças não precisam ser obrigatoriamente de ouro, porém, como se pretende que o casal as use o tempo todo, o mais recomendado é sempre o ouro, devido à sua alta durabilidade. Além do mais, deve-se considerar que as alianças são símbolos muito especiais, que marcam a união de sentimentos entre o casal.
De acordo com essa tradição o pedido de casamento é feito com um anel de noivado, normalmente um solitário (um anel com uma pedra de diamante), que é dado para a mulher no momento do pedido de casamento. Para esse anel não existem regras. O mais tradicional é o solitário de ouro branco com o diamante.
Primeiramente, o anel para noivado em ouro branco é o mais procurado. Mas há casais que prefiram ouro amarelo, rosé e até mesmo as alianças diretamente sem usar o anel no pedido de casamento.
Os designs mais clássicos, com alianças minimalistas, fininhas e polidas são ideais para casais mais discretos e tradicionais. Já os modelos mais extravagantes, com acabamentos mais elaborados, como os diamantados e com pedras, são perfeitos para casais que querem demonstrar seu amor de forma mais exuberante.
É também uma tradição em alguns Países que a mulher seja pedida em casamento comum anel solitário que pode ser de prata ou zircônia. Nesse caso, o homem não usa nada e ambos passam a colocar alianças somente no casamento.
O anel de noivado é uma joia dada na hora do pedido de casamento. O uso desse anel indicará para o mundo que a pessoa está comprometida. Ele varia em tamanho, formato e design. A escolha do solitário (ou não) depende muito da personalidade de quem vai receber a joia.
O número 3 está relacionado à liberdade de expressão e alto astral. Pessoas que escolhem alianças com três pedras buscam sempre surpreender, de forma muito positiva, quem é especial na vida delas. Se você gosta de viver altas aventuras ao lado da pessoa amada, a escolha ideal são alianças com três pedras.
Quem paga as alianças de casamento? Segundo a tradição quem paga as alianças de casamento são os padrinhos. Contudo atualmente essa tradição tem-se perdido e costumam ser os próprios noivos a pagar as mesmas. Mas claro que isso é uma decisão que deverão tomar em conjunto.
Como a cor do metal não é dourada, o uso das alianças de ouro branco pode gerar muita dúvida. Porém, como uma alternativa para os casais que não gostam do tom do ouro amarelo, e nem modelos de alianças de ouro rosé, as alianças de ouro branco podem ser usadas para selar casamentos e noivados!
Precisa aliança para casar no civil? Nada é obrigatório, mas existe sim o momento da troca das alianças no casamento civil, assim como no religioso. O Juiz de Paz faz seu discurso formal e termina com a tradicional pergunta sobre ambos realizarem o ato de livre e espontânea vontade.
As alianças não precisam ser obrigatoriamente de ouro, porém, como se pretende que o casal as use o tempo todo, o mais recomendado é sempre o ouro, devido à sua alta durabilidade. Além do mais, deve-se considerar que as alianças são símbolos muito especiais, que marcam a união de sentimentos entre o casal.
Porque as alianças de casamento tem que ser de ouro?
Primeiramente, o ouro é um metal precioso associado à durabilidade, beleza e valor atemporal, refletindo a natureza eterna do compromisso matrimonial. Além disso, o ouro possui uma história rica e simbólica em muitas culturas ao redor do mundo, sendo considerado um símbolo de amor, prosperidade e estabilidade.
Sim! Caso seja a opção dos noivos, a aliança de noivado também pode ser usada no casamento, e assim, não há a necessidade de adquirir um par exclusivo. Antes da cerimônia, as alianças são usadas na mão esquerda, e passadas para a direita durante a celebração para simbolizar a união do casal.
As Escrituras indicam o casamento como uma aliança: “sendo ela (a esposa) a tua companheira e a esposa de tua aliança” (Malaquias 2,14). “Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu” (Mateus 19,6).
Considerado como "o anel da felicidade", possui 7 elos, cada um trazendo um lindo significado: AMOR, SAÚDE, PROSPERIDADE, SORTE, BENÇÃOS, ALEGRIAS E SUCESSO. Portanto, cada fio do anel toma para si um desses significados, fazendo com que a joia como um todo seja símbolo de sorte e de boas virtudes.
Porque se usa a aliança de casamento na mão esquerda?
A teoria mais conhecida é a de que a mão direita sempre foi símbolo de poder e decisão e a esquerda de submissão, assim usar uma aliança na mão esquerda representaria a submissão da mulher ao companheiro em virtude do compromisso assumido.
O prazo ideal para casar é após dois anos e cinco meses de relacionamento. 2. Após essa duração de namoro, elas afirmam que não escondem o desejo de oficializar a união e que passam a dar indiretas e a demonstrar interesse por lojas e revistas de noivas.
“A hora certa é quando a cabeça e o coração estão juntos e conseguem caminhar com a cabeça e o coração do outro. Quando um fala muito mais alto que o outro e não tem equilíbrio, pode ser que seja uma precipitação ou precise de sinais mais claros de que a hora chegou”, esclarece.
Já o noivo, geralmente, nada usa durante o noivado, ainda que alguns optem pela aliança no anelar direito. O uso da aliança pela noiva também é facultativo, e geralmente fica no anelar direito durante o noivado. No dia do casamento, as alianças do noivo e da noiva vão para o anelar esquerdo.
No entanto, as alianças de prata são uma opção inadequada para o casamento e muitas pessoas ainda não relacionam esse metal ao status de relacionamento “casado”. Assim, é preciso que o casal se prepare para receber perguntas como: “há quanto tempo estão noivos?” ou “quando vai ser o casamento?”.
Os mais tradicionais dizem que o noivado deve durar muitos anos, outros dizem que devem durar no máximo 2 anos, e tem os que afirmam que esse período deve durar o tempo dos preparativos da casa e do casamento, o que pode ser meses ou anos. A verdade é que não há uma regra para o tempo de duração!
Não há uma regra específica sobre qual joelho usar ao fazer um pedido de casamento, então não se preocupe demais com isso! Trata-se mais do seu conforto pessoal e das expectativas do seu parceiro(a). Muitas pessoas se ajoelham no joelho esquerdo, que é uma prática comum.