Já as vias rurais se distinguem tão somente pela existência ou não de pavimentação: as vias rurais pavimentadas são denominadas rodovias e as não pavimentadas são as estradas (entende-se pavimento como qualquer tipo de cobertura do solo, podendo ser o asfalto ou pedregulhos, por exemplo).
O CTB define as rodovias como vias rurais pavimentadas. Em pistas duplas, a velocidade máxima é de 110 km/h para carros, motocicletas e caminhonetas, e 90 km/h para os demais veículos.
Estrada, de acordo com a definição do Dicionário Houaiss é um caminho, que atravessa certa extensão territorial, ligando dois ou mais pontos, e através da qual as pessoas, animais ou veículos transitam.
No Brasil, essa normatização tem um sistema que combina letras e números, seguindo um critério de classificação. As rodovias federais contam com o prefixo BR, as rodovias estaduais começam com a sigla do estado correspondente, no caso de Alagoas, o AL. Além deste prefixo, há 3 numerais", explica o engenheiro.
As duas letras características que identificam as rodovias federais (BR) sempre vêm acompanhadas de mais três algarismos. O primeiro indica o tipo da rodovia, e os dois seguintes definem a posição, a partir da orientação da rodovia em relação à capital federal, Brasília, e aos limites norte, sul, leste e oeste.
Já as vias rurais se distinguem tão somente pela existência ou não de pavimentação: as vias rurais pavimentadas são denominadas rodovias e as não pavimentadas são as estradas (entende-se pavimento como qualquer tipo de cobertura do solo, podendo ser o asfalto ou pedregulhos, por exemplo).
São divididas em dois tipos: estradas e rodovias. A diferenciação é feita apenas pela existência ou não de pavimentação. Assim, as rodovias são as vias rurais pavimentadas ou com acabamento em pedras e as estradas são as vias rurais sem pavimento, ou seja, de areia ou terra.
Resposta rápida e direta: as vias rurais se distinguem tão somente pela existência ou não de pavimentação. Sendo assim, quando as vias rurais são pavimentadas estamos falando sobre rodovias. E quando as vias rurais são estão pavimentadas denomina-se estradas.
No topo da lista das principais rodovias do Brasil está a BR-116. E o título não é à toa: ela tem 4.660 quilômetros e passa por 10 estados. Além disso, é a maior estrada totalmente pavimentada do país. Tem início em Fortaleza (CE) e fim em Jaguarão (RS), já na fronteira com o Uruguai.
São aquelas que possuem duas faixas de rolamento em cada direção (ou sentido) com barreira física central, o canteiro e que possui outras barreiras meios-fios (guias), muretas, guard rail, etc., que dificultam conversões ou retornos irregulares, de forma que, cada sentido de circulação possui uma pista própria.
As vias urbanas são separadas em quatro tipos: vias de trânsito rápido, coletora, arterial e local. Cada uma possui suas especificações e limites de velocidade, segundo a lei brasileira de trânsito.
1 Caminho, geralmente largo, que liga duas ou mais localidades (cidades, regiões, países etc.) destinado ao trânsito de homens, animais e veículos; via, via de tráfego. 2 por ext Qualquer via de trânsito por onde podem circular pessoas e veículos de transporte.
Sua principal função é atender ao tráfego de longa distância, seja interestadual ou internacional. geradores de tráfego de menor vulto, não servidos pelo sistema arterial. A função deste sistema é proporcionar mobilidade e acesso dentro de uma área específica.
Para vias urbanas: 80 km/h nas vias de trânsito rápido, 60 km/h nas vias arteriais, 40 km/h nas vias coletoras e 30 km/h nas vias locais; Para rodovias: 110 km/h para automóveis, camionetas e motocicletas; Para estradas: 60 km/h para todos os veículos.
As iniciais sempre vêm acompanhadas de mais três algarismos, como MG-010, por exemplo, ou BR-135. O primeiro algarismo indica o tipo da rodovia - radiais, longitudinais, transversais, diagonais e de ligações - e os dois seguintes definem a posição no país ou Estado.
Longitudinais – rodovias que se orientam no sentido norte-sul. Transversais – rodovias que se orientam no sentido leste-oeste. Ligações – rodovias que ligam pontos importantes de duas ou mais rodovias encurtando o trajeto.
As rodovias podem ser construídas como uma pista simples quando esta é dividida por veículos que transitam em direções opostas e pistas duplas quando são utilizadas por veículos que trafegam no mesmo sentido.
São divididas em: CLASSE IA: rodovias com pista dupla e CLASSE IB: rodovias com pista simples. CLASSE II: rodovias projetadas com velocidade de projeto de até 100 km/h, para operar com VDM moderado, da ordem de até 1400 veículos.
A nomenclatura das rodovias é definida pela sigla BR, que significa que a rodovia é federal, seguida por três algarismos. O primeiro algarismo indica a categoria da rodovia, de acordo com as definições estabelecidas no Plano Nacional de Viação.
A BR-488 é uma rodovia de ligação. Esta rodovia liga a Rodovia Presidente Dutra (BR-116) ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, SP. Tem apenas 5,9 km de extensão, sendo a menor rodovia federal do país.