O que é a Dra?
O que é demonstração do resultado abrangente? Regulamentada em 2009 pelo Comitê de Pronunciamento Contábil (CPC), a Demonstração do Resultado Abrangente ou simplesmente a DRA, é uma ferramenta que tem como finalidade esclarecer com exatidão os valores relacionados ao patrimônio das empresas.O que é DMPL e para que serve?
DMPL é a sigla para Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido. Esta é uma das demonstrações contábeis exigidas pela Lei nº 6.404/76 (Lei das S/A) e suas alterações. Esse relatório contábil serve para detalhar as alterações ocorridas no patrimônio líquido de uma empresa durante um determinado período.Qual é o objetivo da Dra?
Seu objetivo é informar o que é patrimônio da empresa e o capital dos sócios, facilitando o entendimento e diferenciação para investidores em potencial.Quais contas entram na DRA?
O Resultado Abrangente é constituído por diversas contas que podem incluir:
- Ajuste de avaliação patrimonial;
- Variações da reserva de reavaliação;
- Ganhos e perdas em planos de pensão;
- Ganhos e perdas derivados da conversão de demonstrações de operações no exterior.
54 - DMPL - Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (Contabilidade)
Quem é obrigado a fazer Dra?
As demonstrações contábeis consolidadas deverão ser elaboradas pela companhia aberta que tiver mais de 30% do valor do seu patrimônio representado por investimentos em sociedades controladas (artigo 249, da Lei nº 6404/1976 e Resolução CRC nº 1.426/2013 NBC TG 36).Qual a diferença de DRE e Dra?
A DRA é utilizada para a evidenciação das receitas, despesas e outras mutações que afetam o patrimônio líquido da empresa. No entanto, o objetivo da demonstração de resultados é abordar os pontos que não são reconhecidos na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).Como emitir o DRA?
Como gerar a Demonstração do Resultado Abrangente (DRA)
- Acesse a aba Livros e relatórios opção Demonstrações contábeis;
- Selecione a empresa, o número do livro e a página para a geração do demonstrativo; ...
- Na próxima tela, selecione a opção Demonstração do Resultado Abrangente (DRA);
São exemplos de resultados abrangentes?
Conforme o CPC 26, alguns exemplos de resultados abrangentes são os ajustes a valor justo de instrumentos financeiros e derivativos destinados à venda e também os ajustes de conversão e reclassificação de itens do ativo e do passivo, que não se realizaram no exercício.O que é uma conta contábil evidenciada na DRA?
Uma conta que pode ser evidenciada na Demonstração de Resultado Abrangente - DRA é: "Ganhos e perdas atuariais em planos de pensão".Quando a DMPL é obrigatória?
A DMPL é obrigatória para todos? Como dito anteriormente, a DMPL não é obrigatória a todos os setores. Para as empresas de capital aberto, a DMPL é obrigatória, conforme especificado pela Comissão de Valores Imobiliários (CVM) na instrução nº 59/1986.Quais contas entram na DMPL?
Mas quais são essas contas? Primeiramente temos o capital social, as reservas de capital e as reservas de lucros. Dentro das reservas de lucros temos: a reserva legal, a reserva para contingências, a reserva estatutária, a reserva para expansão, dentre outras.Quem está obrigado a entregar DMPL?
Desse modo, empresas de capital aberto têm a obrigação de elaborar e publicar a DMPL. A DMPL é uma demonstração completa e abrangente que apresenta a movimentação de todas as contas do patrimônio líquido durante o exercício social. Desse modo, o documento é usado para demonstrar as variações de reservas das companhias.Como é feita a Dra?
A DRA pode ser apresentada junto com a DRE – Demonstração do Resultado do Exercício; pode ser apresentada de forma isolada, a partir do lucro líquido do exercício; ou até mesmo ser incluída na DMPL – Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.O que é o DFC?
O Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC) é o relatório contábil responsável por evidenciar as movimentações ocorridas no caixa, ou equivalentes de caixa da empresa. Essas movimentações podem ser decorrentes de atividades operacionais, atividades de investimento e atividades de financiamento.O que quer dizer a palavra Dra?
Abreviatura de doutora licenciada, pois na máxima qualificação escrevem-se todas as letras.Como montar o DRA?
Como fazer a DRA?
- Os resultados líquidos obtidos pela empresa durante o intervalo de tempo pré-determinado (pode ser um mês, trimestre, semestre ou ano);
- As especificações relacionadas a cada um dos itens dos resultados abrangentes, conforme a sua natureza;
- A equivalência patrimonial dos outros resultados abrangentes;