De modo geral, para a iluminação residencial básica, o indicado é que os disjuntores não sejam superiores a 10 A e os fios e cabos tenham, no máximo, 1,5mm². Já em se tratando de tomadas de uso geral (TUG), os disjuntores não devem ser superiores a 20 A, enquanto os cabos devem ser de 2,5mm².
“A seção nominal mínima dos fios e cabos elétricos para os circuitos de tomadas de uso geral é de 2,5 mm², sendo indicada a utilização de disjuntores de 10 A”, orienta Delgado.
Se você instalar um disjuntor que possui corrente nominal de 10A, por exemplo, ele desarmaria sempre que identificasse uma corrente instantânea de 30A a 50A. Esse tipo de disjuntor é indicado para proteger cargas resistivas com baixa corrente de partida, como chuveiros, lâmpadas incandescentes e tomadas.
A voltagem não interfere na escolha da amperagem dos disjuntores, mas a potência de cada equipamento. A fiação pode ser 4mm² para ambos. Os 220V precisam de disjuntor bipolar, e os 110V mono. Dê preferência para disjuntores curva C, pois motores dão tranco forte.
Outra forma de descobrir qual é a tensão das tomadas da sua casa é dar uma olhada no painel de disjuntores. Normalmente, os disjuntores de 110V têm um interruptor único para cada circuito, enquanto os disjuntores de 220V possuem interruptores duplos.
O Disjuntor Unipolar 10A da JNG é especialmente adequado para aplicações que exigem uma carga de até 10 amperes. Esta capacidade o torna perfeito para circuitos de iluminação, tomadas de uso geral em residências, ou para equipamentos de baixo consumo em ambientes comerciais.
Amperagem da Tomada: 20A. Amperagem do Disjuntor: 25A. Essa caixa de disjuntor e tomada oferece uma conexão elétrica segura e confiável. A tomada possui capacidade de 20A, permitindo a conexão de equipamentos elétricos com maior demanda de energia.
Podemos dar como exemplo um disjuntor de 30 A, que atuaria a uma corrente entre 90A e 150A. São indicados para cargas resistivas com pequena corrente de partida, como é o caso de aquecedores elétricos, fornos elétricos e lâmpadas incandescentes. Possui curva de ruptura entre 5 a 10 vezes o valor de corrente nominal.
Exemplo: Se você se perguntar, “disjuntor de 40 amperes suporta quantos watts?”, basta se orientar pela tabela acima e a resposta será: em uma tensão de 127 V, um disjuntor para chuveiro elétrico de 40 A pode suportar um chuveiro de 4000 W, 4500 W ou 4700 W; já em uma tensão de 220 V, de 7500 W.
Nessas tomadas, a potência máxima permitida em 127 V é de 2540 W, e para 220 V, a potência máxima é de 4400 W. Também é preciso tomar cuidado com a espessura dos fios condutores da tomada: se forem cabos muito finos pode acontecer sobreaquecimento desse cabo.
De modo geral, para a iluminação residencial básica, o indicado é que os disjuntores não sejam superiores a 10 A e os fios e cabos tenham, no máximo, 1,5mm². Já em se tratando de tomadas de uso geral (TUG), os disjuntores não devem ser superiores a 20 A, enquanto os cabos devem ser de 2,5mm².
- A Régua Padrão 19" com 6 Tomadas 10A e Disjuntor 16A é uma escolha ideal para quem busca uma solução confiável e segura para distribuição de energia elétrica em ambientes corporativos, oferecendo proteção contra sobrecargas e uma organização eficiente de cabos.
Consulte as informações técnicas do fabricante. Ao identificar qual é a corrente nominal do seu projeto, é hora de consultar qual modelo de disjuntor é o adequado para a sua aplicação. Para isso, basta consultar os catálogos dos fabricantes, que fornecem as informações necessárias para a escolha ser feita com segurança ...
O cabo de 10mm é comumente utilizado em instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais, especialmente para alimentação de circuitos elétricos de média potência, como tomadas e iluminação.
O disjuntor termomagnético é a junção dos dois modelos de disjuntores citados anteriormente, trazendo proteção térmica e magnética, sendo comumente utilizado nas instalações elétricas residenciais e comerciais.
A curva de ruptura C para um disjuntor estipula que a sua corrente de ruptura seja entre 5 a 10 vezes a corrente nominal. Um disjuntor de 10A nesta curva deve operar quando a sua corrente atingir entre 50A a 100A. Disjuntor de curva D – Recomendado para cargas com grande corrente. Ex: transformadores de alta tensão.
Para a Lavadora 127V, utilize um disjuntor de 20A na fase /Para a Lavadora 220V (entre duas fases), utilize um disjuntor bipolar de 15A. Algumas regiões possuem 220V entre fase e neutro. Neste caso, utilize um disjuntor de 15A na fase.