Esses itens seguem um padrão que dita qual é a carga suportada por cada uma das espessuras disponíveis. Nesse caso, um fio de 6mm é indicado para circuitos com corrente máxima de 36 Ampères (A). Os cabos elétricos são utilizados para instalações onde há uma carga elétrica maior, como prédios ou restaurantes.
Fio 6mm. Esse é um fio mais resistente e por isso é indicado para o uso daqueles equipamentos que precisam de mais potência, como é o caso do chuveiro elétrico.
Já em tensão de 220 V, esta peça atua com potência máxima de 9020 W. Um benefício muito importante deste cabo é que ele atua muito bem em pequenas e médias tensões, mas também tem um ótimo desempenho em altas tensões, chegando a tensão máxima de 750V.
A norma orienta em seu item 6.2.7.2 que em nenhum caso a queda de tensão nos circuitos terminais pode ser superior a 4%. Então, fazendo os cálculos, temos que o cabo necessário para atender a esta situação seria de 2,71mm². Como não existe esta bitola de cabo, o cabo 4mm² será o mais necessário e adequado.
Utilizado em sistemas elétricos que possuem uma corrente máxima de 32 amperes. Este tipo de disjuntor bipolar 32a costuma ser utilizado em instalações elétricas residenciais, para alimentar eletrodomésticos, aparelhos de ar condicionado, entre outros.
O cabo de 1,5mm² é projetado para suportar uma corrente de até aproximadamente 15A, dependendo do método de instalação e das condições ambientais. Já o disjuntor de 40A permite que até 40 amperes fluam pelo circuito antes de interromper a corrente.
O cabo de 10mm é comumente utilizado em instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais, especialmente para alimentação de circuitos elétricos de média potência, como tomadas e iluminação.
Qual a bitola de cabo correta para um chuveiro de 7500W? Para um chuveiro de 7500W em uma rede de 220V, a bitola correta é de 6mm², mas é necessário verificar fatores como temperatura ambiente e agrupamento de circuitos, que podem exigir um cabo de 10mm².
O disjuntor de 40A pode ser utilizado segundo a tabela de condutores capacidade de corrente na temperatura de 30 graus da norma NBR5410, para proteger circuitos com cabos de no mínimo 6mm dependendo da correção de corrente, colocando ele em circuitos com cabos inferiores, então ele vai acionar quando passar uma ...
Para 36 amperes, normalmente utilizado em chuveiros elétricos = Utilizar uma bitola de fio de 6,0 mm²; Para 50 amperes, utilizado em equipamentos mais pesados = Utilizar uma bitola de fio de 10 mm².
Exemplo: Se você se perguntar, “disjuntor de 40 amperes suporta quantos watts?”, basta se orientar pela tabela acima e a resposta será: em uma tensão de 127 V, um disjuntor para chuveiro elétrico de 40 A pode suportar um chuveiro de 4000 W, 4500 W ou 4700 W; já em uma tensão de 220 V, de 7500 W.
A espessura dos fios de chuveiros, por sua vez, deve ter pelo menos 4 mm². E aparelhos mais potentes, como ar-condicionado, cerca de 6 mm². Agora que você já conhece alguns detalhes técnicos importantes sobre fiação elétrica, pode escolher corretamente fios, cabos e bitolas para suas instalações.
O fio 10,0 é mais utilizado para redes de forma geral. O fio 6,0 é utilizado para redes, sub-redes, chuveiro elétrico etc. O fio 4,0 é utilizado para sub-redes de pequeno porte, e distribuição em circuitos ramificados a partir de um condutor maior.