Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².
Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².
Maior potência: Um chuveiro de 7500W possui uma potência maior em comparação com um de 6800W. Isso pode resultar em um fluxo de água mais intenso e uma experiência de banho mais confortável; Maior eficiência: Chuveiros com maior potência podem ser mais eficientes em termos de tempo de aquecimento da água.
Voltada exclusivamente para aplicações de curva C (cargas indutivas com baixa corrente de partida), ela foi desenvolvida para suportar correntes que variam de 6 a 63A e possui uma capacidade de ruptura de até 3kA, estando em conformidade com a norma NBR 60898.
Se considerarmos uma instalação de 220V e um chuveiro elétrico que possua uma potência elétrica de 5.500W, basta dividir a potência pela tensão e a corrente elétrica do chuveiro usando a lei de ohm é de 25A, sendo assim o nosso disjuntor tem que ter a corrente elétrica mais próxima possível de 25A.
O Disjuntor Din Unipolar 40A é um importante mecanismo de segurança no interior de uma casa. Eles servem para prevenir sobrecargas da instalação elétrica, evitando queima de eletrodomésticos ou até mesmo incêndios.
O que acontece se o disjuntor for menor que o chuveiro?
Se você instalar um chuveiro muito potente e tiver um disjuntor de capacidade menor do que a exigida, ele vai ficar desarmando todo o tempo, pois não suporta a corrente demandada.
Agora, se você colocar um disjuntor maior que o necessário, ele ele irá suportar uma carga muito maior e que não vai desarmar em caso de um superaquecimento, por exemplo. Isso poderá, na pior das hipóteses, causar o derretimento do revestimento do fio e, na sequência, transformar essa energia em fogo.
Porque o disjuntor desarma quando ligo o chuveiro?
Disjuntor desarmando quando liga chuveiro: Algo muito comum no inverno é trocar o chuveiro por um novo mais potente e o chuveiro necessitar de maior amperagem do que o disjuntor a ele destinado suporta; assim, em poucos minutos de banho quente, o disjuntor irá desarmar, sendo necessário a troca do mesmo.
A melhor dica de como escolher um disjuntor é considerar o número de fases (condutores com tensão) do circuito. O número de polos do disjuntor deve ser igual ao número de fases que alimenta a rede elétrica. Atenção! O número de fases do sistema não é equivalente ao número de fios.
Vai depender da tensão de entrada, disjuntor e da potencia dos chuveiros. Se a tensão for de 220 v e o chuveiro com potencia de 5800 usa-se disjuntor de 30 A com cabos de 6 mm. (isso para cada chuveiro). Não esquecendo que o disjuntos de entrada não pode ser de menor valor que os demais.
É recomendado adicionar um fator de segurança à corrente de projeto para garantir uma proteção adequada. Esse fator é normalmente entre 1,25 e 1,5, dependendo da aplicação. Multiplicar a corrente de projeto pelo fator de segurança determinará a corrente nominal necessária para o disjuntor.
O disjuntor de 40A pode ser utilizado segundo a tabela de condutores capacidade de corrente na temperatura de 30 graus da norma NBR5410, para proteger circuitos com cabos de no mínimo 6mm dependendo da correção de corrente, colocando ele em circuitos com cabos inferiores, então ele vai acionar quando passar uma ...
Para o caso do chuveiro elétrico, que é uma carga resistiva, a curva mais adequada é a B. Portanto, se você tem um chuveiro elétrico de 5500W e 220V, você deve escolher um disjuntor bipolar de curva B com capacidade igual ou superior a 25A.
Para os consumidores com tensão de entrada de 220 V, sendo monofásicos ou bifásicos, podem utilizar chuveiros com potências de até 7000 W. Neste caso, a bitola mínima recomendada também é de 6,0 mm² e o disjuntor pode ser de 32 A ou de 40 A, curva B.
E quanto maior a potência, maior o consumo de energia. Duchas elétricas de 5500w apresentam consumo de 23 a 36 KWh/mês, enquanto chuveiros de 7500w consomem de 31 a 45 KWh/mês, segundo os fabricantes. A pressão de água no seu imóvel e no ponto do chuveiro influencia a escolha de um aparelho ideal.