São diferentes tamanhos em milímetros, que correspondem a uma capacidade de corrente máxima medida em Ampères. Um cabo 10mm é indicado para circuitos com corrente máxima de 50 Ampères (A).
O conduíte de poliamida preto com diâmetro externo de 10mm é uma opção segura e eficiente para proteger fios e cabos elétricos em instalações residenciais, comerciais e industriais.
Como dimensionar cabo e disjuntor? Aprenda em 15 minutos!
Onde usar o fio de 10mm?
Aplicações. O cabo de 10mm é comumente utilizado em instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais, especialmente para alimentação de circuitos elétricos de média potência, como tomadas e iluminação.
Qual a bitola de cabo correta para um chuveiro de 7500W? Para um chuveiro de 7500W em uma rede de 220V, a bitola correta é de 6mm², mas é necessário verificar fatores como temperatura ambiente e agrupamento de circuitos, que podem exigir um cabo de 10mm².
A indicação é de um cabo PP de 3 vias, com bitola de 2,5 mm², em média. Mas se o seu ar condicionado for mais potente, você poderá usar uma bitola maior, de até 6 mm².
O disjuntor de 40A pode ser utilizado segundo a tabela de condutores capacidade de corrente na temperatura de 30 graus da norma NBR5410, para proteger circuitos com cabos de no mínimo 6mm dependendo da correção de corrente, colocando ele em circuitos com cabos inferiores, então ele vai acionar quando passar uma ...
O fio 10,0 é mais utilizado para redes de forma geral. O fio 6,0 é utilizado para redes, sub-redes, chuveiro elétrico etc. O fio 4,0 é utilizado para sub-redes de pequeno porte, e distribuição em circuitos ramificados a partir de um condutor maior.
Estes disjuntores são utilizados em cargas resistivas com pequena corrente de partida, como é o caso de aquecedores elétricos, fornos elétricos e lâmpadas incandescentes, instalações elétricas residenciais, tomadas, equipamentos domésticos, chuveiro, entre outros.
Já em tensão de 220 V, esta peça atua com potência máxima de 12540 W. Um benefício muito importante deste cabo é que ele atua muito bem em pequenas e médias tensões, mas também tem um ótimo desempenho em altas tensões, chegando a tensão máxima de 750V.
E quanto maior a potência, maior o consumo de energia. Duchas elétricas de 5500w apresentam consumo de 23 a 36 KWh/mês, enquanto chuveiros de 7500w consomem de 31 a 45 KWh/mês, segundo os fabricantes. A pressão de água no seu imóvel e no ponto do chuveiro influencia a escolha de um aparelho ideal.
O fio 16 mm costuma ser muito utilizado para entrada de quadros de energia elétrica, por apresentar a bitola necessária para a instalação e promover o suporte para a variação da potência na corrente elétrica.
É recomendado adicionar um fator de segurança à corrente de projeto para garantir uma proteção adequada. Esse fator é normalmente entre 1,25 e 1,5, dependendo da aplicação. Multiplicar a corrente de projeto pelo fator de segurança determinará a corrente nominal necessária para o disjuntor.
Fio 2.5mm. O fio de 2.5mm é o mais comum para ligar tomadas e interruptores que são ramificados a partir de uma sub-rede ou até mesmo de uma rede. Esse tipo de fio, portanto, pode ser utilizado para a grande maioria dos processos de instalação elétrica dentro de uma casa residencial.
Quanto mais grosso o fio, mais energia ele economizará do que o fio fino. Isso ocorre principalmente do ponto de vista físico, pois o fio mais fino terá um valor de resistência maior, o que levará a uma carga maior.