Qual documento comprova a venda de um imóvel?

Documentação para venda de imóveis: saiba quais você precisa
  • Certidões atualizadas do imóvel. ...
  • Documentos do proprietário do imóvel. ...
  • Comprovante de quitação de IPTU e condomínio. ...
  • Laudo de vistoria do imóvel. ...
  • Declaração de inexistência de débitos. ...
  • Autorização para venda (quando aplicável)
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Qual documento comprova venda de imóvel?

A Escritura de Compra e Venda é um dos documentos essenciais para regularizar um imóvel. Com ele, é possível solicitar o registro do ato na matrícula do imóvel, no Cartório de Registro de Imóveis. O documento faz a transferência legal de um bem (móvel ou imóvel).
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Como comprovar a venda de um imóvel?

Por isso, para confirmar o documento de venda de imóvel é preciso levar ao cartório:
  1. Cópia Autenticada da Escritura.
  2. Declaração de Pagamento do IPTU.
  3. Declaração de Débitos Condominiais (caso o imóvel seja um apartamento ou casa de condomínio)
  4. Certidão de Ações Reipersecutórias e Alienações.
  5. Planta Baixa do Imóvel.
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Quais documentos comprovam a propriedade de um imóvel?

A propriedade de um imóvel é um direito assegurado pela Constituição Federal Brasileira e é realizada por meio da apresentação de dois documentos que assegurem a titularidade do bem: a escritura de um imóvel e o registro do imóvel no Cartório de Registro de Imóveis.
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Quais certidãos para venda de imóvel?

Você sabe quais são as certidões exigidas para a compra e venda de imóveis em São Paulo?
  • Certidão da Justiça Federal.
  • Certidão de Ações Trabalhistas.
  • Certidão de Ações Cíveis e Executivos Fiscais.
  • Certidão de Quitação de Tributos e Contribuições Federais.
  • Certidão dos Cartórios de Protestos.
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DOCUMENTOS E CERTIDÕES NA COMPRA E VENDA DE IMÓVEIS (Prof° Júlio César Sanchez)

Qual o documento mais importante de um imóvel?

Marcelo Tapai, advogado especialista em direito imobiliário: A matrícula de um imóvel é o documento mais importante que existe para sua casa. É considerado o RG do imóvel e tudo que se refere àquele bem está anotado na matrícula.
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Onde tirar todas as certidões para venda de imóvel?

Ela pode ser lavrada por qualquer Cartório de Notas, de preferência, dos compradores e vendedores (o que estiver de fácil acesso, conhecido) e, após entrega das documentações, a escritura é finalizada. Após o processo, deve ser providenciada a transmissão de proprietários no Registro de Imóveis.
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Qual documento substitui a escritura de um imóvel?

No caso de uma compra à vista, será sempre necessária a confecção de uma escritura em um tabelionato de notas, porém, no caso de um financiamento, o contrato emitido pelos bancos substitui a escritura.
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Como comprovar propriedade de imóvel sem escritura?

Uma das opções para regularizar o imóvel sem escritura é localizar os antigos proprietários. De forma simples e eficiente, é possível formalizar a aquisição do imóvel com a participação dos antigos donos no ato de Lavratura Pública de Compra e Venda, em Cartório de Notas.
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Qual certidão comprova propriedade de imóvel?

Trata-se da certidão de inteiro teor da matrícula, também chamada de “certidão de propriedade”, “certidão de matrícula” ou “certidão de registro”, que é a certidão emitida pelo cartório de Registro de Imóveis competente, que contém a cópia ou transcrição completa de todos os atos lançados na matrícula.
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Como é um comprovante de venda?

Em geral, qualquer modelo de recibo de venda deve constar o nome da empresa (se for o caso), um número de identificação do recibo, a descrição completa do produto, o valor total da transação, os dados de identificação do comprador, a data da transação e, claro, a assinatura do vendedor.
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O que comprova que um imóvel é meu?

O CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS – CRI

A matrícula conta a história do imóvel, de modo contínuo e encadeado, e é como se fosse sua “identidade” uma vez que possui um número que se refere apenas àquele bem em particular.
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Como fazer um comprovante de compra e venda de um imóvel?

Como fazer o recibo de compra e venda de imóvel?
  1. Nome completo dos envolvidos;
  2. CPF de ambas as partes;
  3. Número da identidade de ambas as partes;
  4. Data da transação;
  5. Estado civil dos envolvidos;
  6. Especificação de onde a transação ocorreu e em quais condições;
  7. Detalhes sobre o imóvel negociado;
  8. Assinatura de ambas as partes.
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Como se chama o documento de compra e venda de imóvel?

Também chamado de CCV, o contrato de compra e venda de imóvel é o documento que reúne e detalha o valor da negociação, as condições e prazos de pagamento, a rescisão e outras cláusulas importantes. O contrato compra e venda cartório funciona como um compromisso entre as partes envolvidas.
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Onde fazer declaração de compra e venda de imóvel?

O interessado deve procurar o cartório de notas para solicitar que seja feita a escritura de compra e venda do imóvel. Pode ser procurado qualquer cartório de notas, não é obrigatório que seja que o cartório esteja na mesma cidade do imóvel, inclusive, pode ser feito até em outro estado.
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Quais documentos verificar antes de comprar um imóvel usado?

Quais documentos verificar antes de comprar um imóvel usado?
  • Cópia da matrícula atualizada;
  • Certidão Negativa de Ônus Reais;
  • Certidão Negativa de Imóvel;
  • Escritura pública;
  • Quitação do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI);
  • Registro do imóvel;
  • Pagamento das taxas cartorárias.
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Como fazer contrato de compra e venda de imóvel sem escritura?

Para regularizar um imóvel sem escritura o comprador, ou atual possuidor, deve fazer a sua matrícula em um Cartório de Registro de Imóveis. Este documento será uma identidade do imóvel, contendo todo seu histórico. Deve-se também levantar toda a documentação existente do imóvel, como dados dos donos anteriores.
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Quais os documentos que comprovem a propriedade do imóvel?

Quais os documentos que comprovam a posse?
  • Escritura de compra e venda;
  • Certidão de registro imobiliário;
  • Matrícula do imóvel;
  • Contrato de compra e venda;
  • Recibos de pagamento de impostos e taxas;
  • Outros documentos relevantes: autorizações, permissões, contratos de locação, documentação de herança, entre outros.
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É possível a venda de imóvel não registrado?

Saiba neste artigo se quem não levou um imóvel a registro, que não pode ser considerado seu "dono", pode vendê-lo. Boa parte dos imóveis no Brasil não estão devidamente regularizados, mais ou menos 50%, de acordo com diversas fontes de pesquisa.
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Pode vender imóvel sem escritura?

Sem a escritura, não há uma documentação oficial que comprove a transferência de propriedade, o que pode resultar em disputas futuras sobre a propriedade do imóvel. Ainda que o contrato seja importante, não se deve abrir mão desse registro oficial.
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O que fazer quando o imóvel não tem escritura?

Uma das opções para regularizar os imóveis sem escritura é localizar os antigos proprietários. Esta é a alternativa mais simples e eficiente. Após a localização, basta comparecer no Cartório de Notas de sua preferência para solicitar a lavratura do documento.
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Como declarar o imóvel que não tem escritura?

Deverão ser apresentados vários documentos como RG, CPF, se for casado Certidão de Casamento, Certidão de Matrícula Atualizada do Imóvel, entre outros. Por isso, recomenda-se o contato antecipado com o cartório para obter a lista completa do que será preciso.
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Quais certidões são obrigatórias para venda de imóvel?

Você sabe quais são as certidões exigidas para a compra e venda de imóveis em São Paulo?
  • Certidão da Justiça Federal.
  • Certidão de Ações Trabalhistas.
  • Certidão de Ações Cíveis e Executivos Fiscais.
  • Certidão de Quitação de Tributos e Contribuições Federais.
  • Certidão dos Cartórios de Protestos.
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Quanto custa para tirar certidão para venda de imóvel?

O custo, normalmente, fica em torno de R$ 400,00 por CPF, com a assessoria de um despachante, e para pessoa física. Entretanto, boa parte delas é oferecida online e gratuitamente.
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Quais documentos o vendedor do imóvel deve apresentar?

Antes da compra: cheque os documentos do vendedor
  • Comprovantes de identidade. CPF e RG do vendedor não podem faltar. ...
  • Comprovante de estado civil. ...
  • Certidão Negativa da Justiça Federal. ...
  • Certidão de Regularidade Fiscal. ...
  • Matrícula atualizada. ...
  • Escritura. ...
  • Habite-se. ...
  • Declaração de Inexistência de Débitos Condominiais.
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