Como vai ser o novo RG 2024?
Como é o novo RG? O novo RG não contém mais o campo “sexo” nem a distinção entre os campos “nome” e “nome social”. A Carteira de Identidade Nacional (CIN) está disponível em versão física e virtual, e sua autenticidade pode ser verificada por QR Code mesmo sem internet.Quais documentos o novo RG substitui?
Quais documentos poderão ser incluídos na CIN
- CNH (Carteira Nacional de Habilitação)
- Carteira Profissional.
- Documento Militar.
- Passaporte.
- CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social)
- CPF (Cadastro de Pessoa Física)
- Certidão de Nascimento.
- Carteira de Identidade indígena.
Como tirar a nova CIN?
Assim como a primeira via de qualquer documento de identidade, a primeira via do CIN deverá ser feita presencialmente, basta que o cidadão faça o agendamento no órgão emissor em seu estado. Caso seja a primeira via de identidade do cidadão, é necessário que se leve a certidão de nascimento ou de casamento.Qual documento apresentar no lugar do RG?
Desde janeiro de 2024, os Estados brasileiros passaram a emitir a CIN (Carteira de Identidade Nacional) para substituir o RG (Registro Geral).CPF vai substituir RG como número de identidade; entenda o que muda
O que pode substituir o RG?
O RG pode ser substituído pela Carteira Nacional de Habilitação; Passaporte, Carteira de Identidade Militar; Carteira de Identidade de Órgãos de Fiscalização Profissional (exceto Coren) ou Carteira de Trabalho. Importante: Não são aceitos protocolos de documentos.Qual o valor do novo RG 2024?
O novo RG é gratuito. A troca do RG antigo pela nova carteira de identidade, bem como a emissão da primeira via desse documento, será gratuita. Porém, para emitir a segunda via, será cobrada uma taxa que varia de estado para estado e pode variar entre 26 e 96 reais.Qual a diferença do RG para o CIN?
O Novo RG, formalmente chamado de Carteira de Identidade Nacional (CIN), será o documento oficial dos brasileiros. Ele já começou a ser emitido no Rio Grande do Sul e os próximos estados a receberem o documento serão Acre, Goiás, Minas Gerais e Paraná, além do Distrito Federal.Como tirar nova identidade em 2024?
Para obter a nova identidade, o requerente deverá apresentar a certidão de nascimento ou de casamento em formato físico ou digital. O documento será expedido em papel de segurança ou em cartão de policarbonato (plástico), além do formato digital.Quais estados já estão emitindo o CIN?
Abaixo, segue uma lista de links para agendamento da CIN:
- - Acre.
- - Alagoas.
- - Amapá
- - Amazonas.
- - Bahia.
- - Ceará
- - Distrito Federal.
- - Espírito Santo.
O que levar para fazer o CIN?
Documentos necessários
- DUA/Polícia Civil - Documento Único de Arrecadação. Apresentar o DUA pago, caso seja 2ª via. ...
- Certidão. A certidão deve ser apresentada de acordo com o estado civil: ...
- Comprovante de Residência. ...
- Opcionais. ...
- Foto 3x4. ...
- CPF - (Comprovante de inscrição do CPF)
Qual documento pode substituir a identidade?
- CTPS (Carteira de Trabalho) e CIT (Cartão de Identificação do Trabalhador) – somente no novo modelo, informatizados e com fotografia, assinatura e impressão digital. ...
- Documentos de Militares – Marinha, Exército e Aeronáutica. (Decreto federal nº 8.518/2015) ...
- CNH (Carteira Nacional de Habilitação)
É obrigatório fazer a nova identidade?
O novo RG será obrigatório a partir de 2032 para quem tiver menos de 60 anos de idade. Antes disso, a atual carteira de identidade, com número de RG emitido pelos estados e em papel, seguirá válida pelos próximos dez anos. Isto é, os brasileiros não serão obrigados a efetuar a troca ao menos até 2032.Até quando vale a identidade antiga?
Conforme o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a carteira de identidade antiga pode ser usada até 28 de fevereiro de 2032. Porém, os cidadãos podem emitir o novo documento a qualquer momento. Portanto, é sempre importante conferir junto às instituições a data de emissão exigida do documento.Quanto custa CIN?
Quanto custa para emitir a CIN? A emissão da primeira via da Carteira de Identidade Nacional é gratuita. No entanto, em caso de perda ou extravio do documento dentro do período de validade, é preciso pagar uma taxa para a emissão da segunda via. O valor dessa taxa pode variar conforme a região.Quando o RG não é mais válido?
Seu antigo RG continua valendo até 2032: não há necessidade de substituição imediata.Como é a nova identidade agora?
Atualmente, cada cidadão pode ter até 27 RGs diferentes, um por unidade da federação. Com a implementação da nova identidade, o brasileiro passa a adotar apenas o CPF como número identificador. Sendo assim, um dos objetivos é coibir fraudes, evitando registros duplicados.Como é o novo RG CIN?
A nova Carteira de Identidade Nacional – CIN é um documento confiável, seguro, disponível em formato físico ou digital e possui número único nacional, o CPF.Quanto custa para tirar a nova carteira de identidade?
Quanto custa? A taxa de emissão do novo documento é de R$ 78,43 (2024) para carteira de profissional com registro definitivo. Alteração de dados biométricos ou biográficos, a pedido do profissional.Quanto custa o novo RG de plástico?
A primeira via da CIN e as renovações, em papel e em formato digital pelo aplicativo GOV.BR, são gratuitas, de acordo com a Lei 7.116/83. A segunda via, porém, é paga e a taxa varia de estado para estado. De acordo com a SSP de São Paulo, essa taxa é de R$ 53,04 no estado.O que é preciso para trocar Identidade?
Registro Geral (RG)
- Uma foto 3×4. Em alguns estados são feitas durante o atendimento;
- A via original e uma cópia da certidão de nascimento;
- Para pessoas casadas, viúvas ou divorciadas: Via original e cópia da certidão de casamento, óbito ou divórcio respectivamente;
- CPF.