Confira quais documentos podem substituir o RG: O mais seguro é apresentar documentos que contem dados básicos e foto do portador, como CNH, passaporte e carteira de trabalho.
A partir de 2032, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) será o único documento válido nacionalmente, de acordo com a Lei 14.534, de 11 de janeiro de 2023.
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir (PPD). Registro Nacional de Estrangeiro (RNE)*. Cédula de Identidade de Estrangeiro (CIE)*. Documentos de identidade militar emitidos pelo Ministério da Defesa (Exército, Marinha e Aeronáutica).
Registre um boletim de ocorrência sobre a perda do RG
Para registrar um boletim de ocorrência em caso de perda do RG, faz-se necessário acessar o site da Polícia Civil de seu estado e, por lá, terão as orientações para informar a perda do documento.
Novo modelo estabelece o CPF como o único número de identificação para cada brasileiro; saiba como eram os modelos anteriores. Desde janeiro de 2024, os Estados brasileiros passaram a emitir a CIN (Carteira de Identidade Nacional) para substituir o RG (Registro Geral).
O RG pode ser substituído pela Carteira Nacional de Habilitação; Passaporte, Carteira de Identidade Militar; Carteira de Identidade de Órgãos de Fiscalização Profissional (exceto Coren) ou Carteira de Trabalho.
Na ausência do RG, alguns documentos podem ser usados para comprovar a identificação, contudo, a aceitação depende. O mais seguro é apresentar documentos que contem dados básicos e foto do portador, como CNH, passaporte e carteira de trabalho.
Art. 159. A Carteira Nacional de Habilitação, expedida em modelo único e de acordo com as especificações do CONTRAN, atendidos os pré-requisitos estabelecidos neste Código, conterá fotografia, identificação e CPF do condutor, terá fé pública e equivalerá a documento de identidade em todo o território nacional.
Se engana quem pensa que a Certidão de Nascimento é apenas um papel para registrar que alguém nasceu, pois sim, é necessário atualizar a certidão para solicitar o RG. Para ser considerada válida, é necessário que a certidão tenha sido expedida recentemente e o motivo é muito simples.
O RG digital é hoje a forma como o documento é gerado. Durante alguns anos, em São Paulo, o cidadão poderia ter o RG cédula emitida pelo PoupaTempo e uma versão digital caso não quisessem andar com o documento pela rua. O RG digital foi criado com o objetivo de centralizar os dados individuais dos cidadãos brasileiros.
O RG DIGITAL é um documento oficial emitido pelo IIRGD e deve ser aceito em substituição ao RG físico, desde que sua validade esteja atualizada pelo sistema.
Com a utilização do CPF no lugar do RG, não será mais possível ter vários números distintos pelo Brasil e, sempre que fizer um novo documento em outro estado, emitirá uma segunda via do mesmo documento.
A emissão do novo RG será disponibilizada em formato físico e digital, com acesso através do aplicativo Gov.br. 1. Agende online sem custos: Os cidadãos podem realizar o agendamento para a emissão da nova Carteira de Identidade de forma gratuita através do site http://servicos.sejusp.ms.gov.br.
Para obter a segunda via dos documentos perdidos, é possível realizar o processo online em órgãos responsáveis, como a Secretaria de Segurança Pública no estado de residência do titular.
O RG é o mais comum, mas não é o único: são válidos também passaporte, carteira de trabalho e Documento Nacional de Identidade (DNI). Documentos emitidos por algum ministério do governo federal ou pelo Poder Legislativo, Judiciário também são aceitos para viagens nacionais.
Um documento de identidade válido é um documento oficial emitido pelo governo que serve para identificar uma pessoa de forma única e legal. Esse tipo de documento é essencial para diversas atividades do dia a dia, como abrir uma conta bancária, viajar para o exterior, votar em eleições, entre outras.
Além disso, a verificação biométrica ganhou destaque como um método eficiente e seguro para confirmar a identidade de uma pessoa. Ela utiliza características físicas únicas, como impressões digitais, reconhecimento facial, voz ou até mesmo a análise da íris, para verificar e autenticar a identidade de um indivíduo.
O serviço deve ser acessado mediante cadastro no aplicativo MT Cidadão, que pode ser baixado gratuitamente em aparelhos celulares com sistemas Android ou IOS.
O estado de São Paulo começa a substituir a emissão da primeira via de RG e passa a expedir somente a Carteira de Identidade Nacional (CIN), nesta segunda-feira (1). A primeira via do documento é gratuita.
2º A identificação civil é atestada por qualquer dos seguintes documentos: I – carteira de identidade; II – carteira de trabalho; III – carteira profissional; IV – passaporte; V – carteira de identificação funcional; VI – outro documento público que permita a identificação do indiciado.
Em 23/02/2022, o então presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto nº 10.977, também conhecido como "decreto do RG único", o qual determina que a partir de 6 de março de 2022, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) definindo o CPF como número único e suficiente para identificação do cidadão perante os serviços ...