Doença periodontal é uma das principais causas de perda total de dentes; conheça outros tipos de infecções. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças bucais são apontadas como um grande ponto de atenção para a saúde pública de muitos países.
As doenças no dente, principalmente a periodontite, são a principal causa da perda dos dentes. A ausência de apenas um elemento dentário causa uma série de alterações na cavidade bucal e pode prejudicar toda a arcada dentária.
Além disso, condições sistêmicas, como doenças cardíacas e respiratórias, diabetes, infecção por HIV, desnutrição e imunossupressão, estão associadas a formas de periodontite que frequentemente resultam em perda dentária.
Assim como as lesões de cárie, decorrentes, principalmente, da má higiene, existem outras doenças que também podem afetar a boca e deixar os dentes fracos. Entre elas, as principais são a periodontite e o bruxismo.
A doença periodontal é o principal motivo de amolecimento e queda de dentes em adultos. Passa por várias fases, sendo seus primeiros sinais o acúmulo de placa e tártaro, que sem tratamento evolui para gengivite e em grau mais avançado leva a infecção e deterioração do osso que suporta os dentes.
Se um dente siso estiver solto ou cair sem uma razão óbvia, isso pode indicar um problema, como cárie, doença periodontal ou trauma. Nesses casos, é essencial procurar atendimento odontológico imediatamente para avaliação e tratamento adequados.
Periodontite. A causa mais comum de dentes moles em adultos é a doença periodontal, que afeta a gengiva e o osso que dá suporte aos dentes. Ela ocorre em função do acúmulo de microrganismos na boca. Levando à formação da placa bacteriana — uma camada transparente que cobre os dentes.
A periodontite é uma das doenças bucais mais graves, e acontece pelo enfraquecimento da estrutura óssea dos dentes, eventualmente ocasionando a perda dos mesmos ou mesmo problemas de saúde mais graves.
A perda óssea é um dos sintomas mais severos da periodontite avançada. Ela ocorre porque a inflamação e a infecção podem causar a destruição do osso que sustenta os dentes. Isso causa uma dor intensa, impossível de não ser detectada.
O "crystal meth", uma anfetamina seis vezes mais barata que a cocaína, mas que provoca efeitos dez vezes mais potentes, está causando estragos nas zonas rurais dos Estados Unidos, destruindo o cérebro e a dentição dos viciados.
O dente caindo na mão pode representar uma perda física ou emocional que você está experimentando e que está fora do seu controle. Isso pode estar causando sentimentos de frustração, ansiedade ou medo. Outra interpretação possível é que o sonho pode estar relacionado a um desejo de cuidar melhor de si mesmo.
Preste atenção aos sinais iniciais da queda do dente, como dentes amolecendo, mudança de cor, gengiva inchada ou um sangramento leve. Mesmo que o dentinho esteja prestes a cair, a higiene bucal adequada deve ser mantida.
A periodontite é a principal causa da perda de dentes. Esse problema se manifesta quando a gengivite (inflamação na gengiva) não é devidamente tratada. Ela tende a evoluir para um processo inflamatório ainda mais intenso ou mesmo infecções.
A doença periodontal é a causa mais comum de perda de dentes. Essa condição pode até mesmo afetar outras partes do corpo, como agravar uma doença pulmonar crônica e diabetes.
Doença periodontal é uma das principais causas de perda total de dentes; conheça outros tipos de infecções. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças bucais são apontadas como um grande ponto de atenção para a saúde pública de muitos países.
Os dentes de leite caem porque crescemos. Eles acompanham a transformação da nossa boca, nosso rosto, que ficam maiores. Geralmente, aos 3 anos já temos 20 dentes na boca, e por volta dos 6 inicia-se a troca da dentição. Os dentes permanentes vão se formando debaixo da gengiva e empurrando os de leite.
O que a falta de vitamina D pode causar nos dentes?
A deficiência de vitamina D durante os períodos de desenvolvimento dos dentes pode resultar em defeitos de desenvolvimento6, incluindo hipoplasia do esmalte, um fator de risco para o desenvolvimento de cárie precoce na infância.
O que é a Endocardite bacteriana? A endocardite bacteriana é quando há contaminação bacteriana, que infecciona as estruturas internas do coração. Essa bactéria tem origem na boca e pode levar o portador à internação. Em casos mais graves pode levar à morte.
Normalmente, tem duração de uma semana — período mínimo para que a infecção acabe de forma natural. Os seus sintomas são bastante conhecidos: dor na garganta, inchaço e vermelhidão. Em contraponto, existe a infecção bacteriana, que pode ser mais intensa e pode necessitar do uso de antibióticos para ser combatida.
A ocorrência de traumas (machucados, pancadas etc.) é uma causa possível para se ter um dente permanente mole. Isso acontece por conta da força aplicada sobre a estrutura dentária, que pode ser danificada, prejudicando a sustentação das raízes.
Qual o nome do problema que faz o dente ficar mole?
A doença gengival, também conhecida como periodontite, é uma causa comum de dente mole. E na maioria das vezes acontece devido a má higiene bucal. A periodontite é uma infecção bacteriana que compromete a gengiva, tecidos moles e osso ao redor dos dentes.
As causas para a periodontite estão na maioria dos casos relacionadas com uma deficiente higiene oral. Não escovar ou lavar os dentes, ou não o efetuar de uma forma correta, permite que placa bacteriana na zona da gengiva junto aos dentes se acumule.