O que o gato pode transmitir para gestante?
A toxoplasmose é uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, que costuma assustar os donos de gatos, especialmente mulheres durante a gravidez. Por conta dela, muitos animais são abandonados todos os anos. Mesmo aqueles que realizam exames e não apresentam a doença passam por esse sofrimento.É perigoso ter gatos na gravidez?
Então é verdade que grávidas não devem entrar em contato com gatos? As grávidas podem sim entrar em contato com gatos. Não é o contato com o felino que causa a doença, e sim o contato com as fezes do animal, caso estas estejam contaminadas.Como grávida pega toxoplasmose do gato?
Por ingestão acidental, ao mexer com terra contaminada e não lavar as mãos depois (caso haja fezes de gato no local); Bebendo água sem tratamento, contaminada com o parasita; Por ingestão acidental, ao entrar em contato com as fezes de um gato infectado pela primeira vez pela toxoplasmose.É fácil pegar toxoplasmose na gravidez?
A probabilidade de transmissão do parasita da mãe para o feto é baixa no primeiro trimestre (10-25%), é maior no segundo trimestre (30-35%) e é máxima no último trimestre (60-80%). “Inversamente, a gravidade da infeção é tanto maior quanto mais precocemente ocorrer na gravidez”, sublinha a obstetra.Toxoplasmose na Gravidez - como evitar? Quais os perigos da “doença do gato”?
O que a toxoplasmose faz no feto?
Gestantes: mulheres infectadas durante a gestação podem ter abortamento ou nascimento de criança com icterícia, macrocefalia, microcefalia e crises convulsivas. Recém-nascidos: dos recém-nascidos infectados (Toxoplasmose Congênita), cerca de 85% dos casos não apresentam sinais clínicos evidentes ao nascimento.Como saber se o gato está com toxoplasmose?
Os sintomas de toxoplasmose em um animal jovem e sadio costumam passar despercebidos pelo tutor. O bichano contrai e elimina os oocistos, sendo praticamente impossível notar alguma alteração, exceto em filhotes, idosos ou imunocomprometidos. Isso não ocorre só com os gatos!Porque gestante não pode ficar perto de gato?
A toxoplasmose é uma doença muito grave e toda a gestante, que tem gato em casa, já ouviu de algum amigo, parente ou até mesmo do médico, que ela tem que se desfazer do animal para evitar contaminação. Mas isso não é verdade, garante a médica veterinária da Doctor Vet, Dra.Estou grávida e fui arranhada por um gato?
“O simples contato com os gatinhos não transmite toxoplasmose, nem mordidas e arranhões. Gatos possuem o hábito de se limpar constantemente, então é pouco provável encontrarmos o protozoário nos pelos”, complementa.Como evitar a doença do gato na gravidez?
Como prevenir a toxoplasmose na gravidez
- Não comer carne crua ou mal passada;
- Dar preferência às carnes congeladas;
- Não comer ovos crus ou mal cozidos;
- Beber água filtrada;
- Usar luvas para manipular alimentos e carnes cruas;
- Não usar a mesma faca para cortar carnes, vegetais e frutas;
Qual doença que grávida não pode pegar?
A seguir, confira algumas das doenças na gravidez com maior risco de afetar o bebê.
- Anemia. ...
- Asma. ...
- Diabetes. ...
- Doenças autoimunes. ...
- Hipertensão arterial. ...
- Doenças da tireoide. ...
- Infecções sexualmente transmissíveis (IST) ...
- Infecções (não sexualmente transmissíveis)
Estou grávida e já tive toxoplasmose?
Mulheres que já tiveram toxoplasmose, apresentam risco de transmissão ao feto na gestação? O tempo de parasitemia da toxoplasmose é curto. Assim, mulheres imunocompetentes que engravidarem 3 meses após terem tido toxoplasmose, tem um risco quase nulo de transmissão para o feto(1).Qual a fase mais complicada para adquirir toxoplasmose na gravidez?
A transmissão do neonato ocorre pelos taquizoítas que cruzam a placenta a partir da circulação materna durante a primoinfecção. No primeiro trimestre da gestação, essa infecção pode acarretar lesões mais graves.Estou grávida e tenho gatos o que fazer?
Portanto, o simples contato com gatos não causa a doença. Após limpar as caixinhas de areia dos felinos, lave bem as mãos com água e sabão. Se possível, durante a gestação, delegue esta tarefa a outra pessoa. E redobre os cuidados com a higienização e preparo dos alimentos.Como evitar que o gato tenha toxoplasmose?
Como evitar toxoplasmose em gatos e humanos?
- Proíba o acesso às ruas. O acesso às ruas facilita o contato do felino com roedores e aves que podem carregar o protozoário, além de fezes de gatos infectados. ...
- Limpe a caixa de areia diariamente. ...
- Mantenha as mãos sempre higienizadas. ...
- Alimente o felino com rações industrializadas.