Como falei acima, a única tradição é com a aliança de ouro. Esta sim, deverá ficar na mão esquerda depois do casamento. E se ela for dada antes da cerimônia, a noiva usa na mão direita. Se a noiva ganha um anel de diamantes, pode usá-lo na mão esquerda ou direita.
O modelo do anel de noivado é o solitário, com uma pedra de diamante que se destaca no topo. Hoje em dia, há modelos diferentes, mas que sempre remetem à forma clássica.
Tradicionalmente, o anel de noiva tem um diamante e é para usar no dedo anelar da mão direita. Atualmente, não existe mais um padrão. Mas o mais desejado ainda é o solitário, que geralmente é um anel de ouro branco com um diamante no meio.
A cor tradicionalmente associada ao anel de noivado é o branco, dado pela clássica pedra de diamante e as joias de ouro branco . No entanto, acompanhando novos costumes e tendências, outras pedras preciosas, como safiras, rubis e esmeraldas, também ganham destaque.
Normalmente o noivado vem após o namoro, e como o casal já se conhece, as alianças de compromisso feitas em prata dão lugar às alianças de ouro, mas continuam na mão direita. Alguns casais optam por utilizar o anel de noivado para formalizar o pedido de casamento, marcando, assim, a passagem do namoro para o noivado.
Se no pedido de noivado a noiva for presenteada com uma aliança, essa deve ser colocada na mão direita e depois do casamento ou no altar, passada para a mão esquerda. Já se na hora do pedido o noivo der um anel de noivado, que geralmente são solitários, a tradição diz que devem ser colocados na mão esquerda.
Já o noivo, geralmente, nada usa durante o noivado, ainda que alguns optem pela aliança no anelar direito. O uso da aliança pela noiva também é facultativo, e geralmente fica no anelar direito durante o noivado. No dia do casamento, as alianças do noivo e da noiva vão para o anelar esquerdo.
Sim! Caso seja a opção dos noivos, a aliança de noivado também pode ser usada no casamento, e assim, não há a necessidade de adquirir um par exclusivo. Antes da cerimônia, as alianças são usadas na mão esquerda, e passadas para a direita durante a celebração para simbolizar a união do casal.
Pode sim, se esse for o desejo de vocês. Aqui trouxemos somente algumas curiosidades do porque não tem problema algum se vocês escolherem a prata para noivarem. O importante é que vocês conversem entre si, analisem se você tem o mesmo pensamento sobre adquirir as alianças de noivado em prata.
Qual a diferença entre aliança de noivado e anel de noivado?
Muitos fazem essa confusão: qual a diferença entre a aliança e o anel de noivado? Basicamente, o anel de noivado é presenteado num pedido de casamento, ou um casal decide por se casarem. Já as alianças, são os anéis que serão trocados no dia do casamento e representa que de fato o casal está casado.
A diferença entre namoro e noivado é respondida pelo envolvimento ativo no planejamento do futuro, onde as escolhas feitas refletem não apenas o gosto pessoal, mas também a visão compartilhada para a vida conjunta. O noivado se torna uma plataforma para a exploração conjunta das expectativas e sonhos individuais.
PODE SE CASAR COM ALIANÇA DE PRATA? Não. A aliança compromisso prata é usada exclusivamente para o namoro, pois o material é considerado mais simples e portanto, não representa a fase no noivado e casamento.
No Brasil, as opções mais comuns para um anel de noivado são o ouro amarelo de 18k bem como o ouro branco 18k. Já no exterior, as cores mais usadas são o ouro branco bem como a platina. Se você estiver em dúvida de qual cor de ouro escolher, a primeira coisa a ser considerada é o gosto dela em relação às joias.
O anel de noivado, no momento que é dado para a noiva, deve ser colocado no dedo anelar da mão esquerda. O noivo permanece sem usar nada durante o noivado. No dia do casamento, o anel pode ser usado junto com a aliança, que também será colocada na mão esquerda. Ou o anel pode ser trocado para a mão direita.
Mas o anel de noivado, tradicionalmente, é um solitário (um anel com uma pedra brilhante), usado apenas pela noiva que, depois do casamento, pode usá-lo com a aliança. Hoje em dia o mais comum é que ambos usem o anel de noivado. Há também muitos casais que preferem usar somente a aliança depois do casamento.
No entanto, falando sobre a cor certa da aliança de noivado podemos dizer que pela tradição, as alianças de noivado aqui no Brasil, são as de ouro amarelo 18k. Mas como falamos anteriormente, aqui não existem regras, porém temos um truque: saber qual a cor mais combina com a pessoa.
Momento Inicial: O pedido de casamento marca o início emocionante da jornada matrimonial, envolvendo uma proposta romântica e o esperado “sim”. Já o noivado surge como a fase subsequente, onde o casal oficializa seu compromisso.
Tradicionalmente, a aliança de noivado é usada na mão esquerda. No entanto, em alguns países, como nos Estados Unidos, é comum usar a aliança de noivado na mão direita durante o noivado e depois transferi-la para a mão esquerda no casamento.
Assim como ocorre com a noiva, é o momento para o noivo relaxar e curtir com os amigos enquanto fica pronto para o casamento. Ele pode acontecer em casa, na barbearia, em um hotel ou e um spa, a depender da vontade do homem a ser mimado.
Se após o pedido, a noiva for presenteada com uma aliança, essa deve ser colocada na mão direita e depois do casamento ou no altar, passada para a mão esquerda. Já se na hora do pedido o noivo der um anel, a tradição diz que já deve ser colocado na mão esquerda.
Um anel de noivado para homem deve ser facilmente visto e masculino, mas não pode ser demasiado grande nem demasiado delicado. A maioria dos anéis para homem tem uma largura entre 6 e 10 mm e é esta largura que deve eleger.
Se o casal é mais do tipo tradicional, o mais comum é que o símbolo usado pelo homem seja uma aliança. Assim, quando o homem usa anel de noivado, ele costuma ser uma aliança lisa e sem detalhes. Mas, isso não é uma regra. Aliás, há muitas possibilidades como detalhes e desenhos, ou mesmo anéis com pedras.
Qual a diferença entre aliança de namoro, noivado e casamento?
As alianças de compromisso ou namoro são tradicionalmente de prata, pois trata-se de uma joia considerada transitória, sendo trocada posteriormente pelas alianças de noivado e casamento, que são tradicionalmente em ouro.
A tradição de usar três alianças de namoro é uma bela maneira de celebrar as diferentes fases de um relacionamento. Cada anel carrega um significado especial, marcando os momentos importantes e fortalecendo o compromisso entre o casal.