A espessura do contrapiso pode variar entre de 3 cm a 5 cm, dependendo do tipo de material usado (argamassa ou concreto) ou de acordo com o projeto arquitetônico.
Serão utilizadas peças de 2,5 cm de espessura por 8,0 cm de altura, cuja sustentação será feita com pontaletes de madeira, com espaçamento máximo de 75 cm, devendo as formas suportar, sem deformação, a pressão do concreto fluido.
A NBR 15.575 estabelece diretrizes específicas para a altura mínima do pé-direito, considerando as necessidades humanas. Portanto, conforme as normativas, a altura mínima não pode ser inferior a 2,50 metros. Mas, em áreas específicas, como vestíbulos e instalações sanitárias, permite-se reduzir para 2,30 metros.
Considerando uma camada de 4 cm, cada metro quadrado demanda 40 litros de argamassa. A quantidade de mão de obra e de ferramentas que serão necessárias depende do tempo em que se deseja terminar todo o processo. Isso porque, cada equipe realiza, em média, 1 m2 de contrapiso a cada 0,4 hora (24 minutos).
Qual a altura correta de um contrapiso? #engenharianaprática
Qual a altura ideal para o contrapiso?
A espessura do contrapiso pode variar entre de 3 cm a 5 cm, dependendo do tipo de material usado (argamassa ou concreto) ou de acordo com o projeto arquitetônico.
Quantos metros faz um saco de cimento de 50kg contra piso?
Produto com excelente resistência à compressão. A data de fabricação encontra-se na lateral da embalagem. O prazo de validade será garantido somente se forem mantidas as condições de armazenamento indicadas. Para execução de contrapiso, um saco de 50 Kg rende, aproximadamente, 2,7 m com espessura de 1 cm.
O cálculo leva em conta a área da sub-base e a espessura do contrapiso pronto. O consumo médio para fazer o contrapiso fica entre 17 kg e 20 kg de argamassa a cada metro quadrado de área, a 1 cm de espessura. Em um ambiente de 12 m², um contrapiso de espessura 2 cm consumirá: 17 kg x 12 m² x 2 cm = 408 kg.
O cimento CP V-ARI em um contrapiso somente se justificaria se houvesse a necessidade de se lançar o piso imediatamente após, ou seja, muita pressa. Este cimento é mais caro e, por ser muito rápido, tem a tendência de provocar retração e consequentes fissuras. Caso contrário, o mais indicado seria o cimento CP II-F-32.
Chamamos de pé direito, na arquitetura, a distância entre o piso e o teto do ambiente. A maioria das casas, hoje em dia, têm altura padrão entre 2,5m a 2,7m. Quando esse padrão é superior, temos um pé direito alto – variando, geralmente, entre 2,8m a até 4,5m.
Antes de executar o rebaixamento em gesso, verifique a altura entre o teto e o piso, pois essa não pode ser menor que 2,5 metros, para que o ambiente não se torne desagradável.
No Brasil, de acordo com o RGEU (Regulamento Geral de Edificações Urbanas) a altura mínima para uma casa é de dois metros e quarenta. O pé direito é a altura que encontra-se entre o teto e o piso da parte interna da construção.
O contrapiso convencional, o autonivelante e a argamassa pronta são os principais tipos de contrapisos usados no Brasil. Na instalação de piso de madeira, geralmente é utilizado o contrapiso convencional, feito de areia e cimento: três partes de areia para uma de cimento.
A altura do Contrapiso pode possuir uma variável entre 3 a 5 centímetros. Mas, é claro que isso vai depender de qual material será utilizado para a sua produção.
Contrapiso é a camada intermediária, de concreto ou argamassa, que fica entre a estrutura da edificação e o revestimento de piso. Sua espessura é de 3 cm a 5 cm e a instalação é feita em ambientes internos, externos e lajes. O principal objetivo do contrapiso é nivelar o solo ou a laje para receber revestimentos.
Para preparar a argamassa do contrapiso seguindo o traço 1:0,25:6, basta utilizar recipientes (baldes, latas ou caixas) para medir as proporções dos materiais. Por exemplo, para cada balde de cimento, utilize um quarto de balde de cal hidratada e seis baldes de areia.
Qual o tempo de secagem do contrapiso para colocar o piso?
Deve-se esperar o período de 14 dias para a cura do contrapiso, somente após esse tempo o revestimento poderá ser instalado. Agora que você já sabe como fazer contrapiso, que tal planejar o acabamento? Pensando nisso, fizemos um artigo especial sobre os tipos de porcelanato que você não pode deixar de ler!
4 – Calcule a quantidade de materiais necessários. Para cada m³ de concreto, você precisará de aproximadamente 7 sacos de cimento, 0,5 m³ de areia média e 0,5 m³ de pedra brita ou seixo rolado. No entanto, essas quantidades podem variar dependendo da qualidade dos materiais e da espessura da camada.