Chamamos de pé direito, na arquitetura, a distância entre o piso e o teto do ambiente. A maioria das casas, hoje em dia, têm altura padrão entre 2,5m a 2,7m.
Cada arquiteto pode determinar essa medida de acordo com o projeto, porém o recomendado é que o pé direito tenha, no mínimo, entre 2,70 e 3 m. Um pé direito com menos de 2,50 m não é indicado porque pode deixar o ambiente abafado e passar uma sensação de sufocamento.
Mas, antes de qualquer coisa, vamos explicar melhor o que é? O pé-direito é a altura entre o chão e o teto de um espaço e sua medida padrão é de aproximadamente 2,70m. Já o pé-direito alto é quando a medida mínima é de 3 metros e o duplo é duas vezes a medida padrão, podendo fazer um segundo ambiente, como um mezanino.
A altura do pé-direito duplo é duas vezes a altura de um pavimento, considerando a medida do piso ao teto, independentemente de a cobertura ser laje ou forro do telhado. A medida padrão para residência é de 2,70 m.
A maioria das casas, hoje em dia, têm altura padrão entre 2,5m a 2,7m. Quando esse padrão é superior, temos um pé direito alto – variando, geralmente, entre 2,8m a até 4,5m. Valores acima dessa média podem ter pé direito duplo ou até triplo.
Se ele for destinado para uma pessoa, por exemplo, o mínimo indicado é de 12 m². Já se o quarto for de mais de uma pessoa ou o cliente quiser ter um ambiente espaçoso, o cômodo pode ter 16 m². Ainda, caso a residência tenha mais de um quarto, os ambientes devem ter no mínimo 9 m² para fornecer bem-estar aos moradores.
"A altura máxima das casas varia entre 10 e 12 metros do ponto médio da guia. Isso limita o número de pavimentos", explica a arquiteta Elizabeth Stein, da Stein Arquitetura.
A NBR 15.575 estabelece diretrizes específicas para a altura mínima do pé-direito, considerando as necessidades humanas. Portanto, conforme as normativas, a altura mínima não pode ser inferior a 2,50 metros.
Segundo Sérgio, a altura padrão usada no Brasil costuma ficar entre 90cm e 94cm, considerando uma estatura média da população de 1,70m. “É uma média bem geral, não é uma regra. A personalização pode ser uma boa saída.
Uma altura entre 2,40m e 2,50m é recomendada, garantindo proteção e funcionalidade ao espaço. A Teto Futura disponibiliza soluções resistentes à umidade, garantindo a durabilidade do teto rebaixado.
Quando a parede possui a altura entre 2,5 e 2,8 metros, é considerada do tipo padrão, sendo importante lembrar que a distância mínima recomendada para imóveis é de 2,7 metros.
Se você não quer exagerar na altura, mas também não quer que um muro seja apenas enfeite, talvez a altura ideal seja entre 2 e 3 metros. Mais que isso já é considerado muito alto e menos de 2 metros pode não atender as necessidades pela qual ele é feito.
Existe um motivo para a diferença: a Norma Regulamentadora 17 considera a altura média do homem (1,73 m) e a da mulher brasileira (1,60 m). Em relação às cadeiras, o assento dos homens fica a cerca de 47 cm do chão, com altura de apoio de 26cm.
A área mínima útil das unidades residenciais em edificações multifamiliares ou mistas determinada pela legislação carioca é de 25 m². "Excluindo-se as varandas e terraços descobertos" e bairros da zona sul e Grande Tijuca, informa o texto. Para estes locais, a área média mínima deve ser de 35 m².
3. No caso de terrenos planos ou não enquadrados no item anterior, os muros de divisa, na faixa de recuo de frente, não poderão ultrapassar a altura de 3,00m em relação ao perfil natural do terreno, ressalvados os casos previstos no item 5.1. 4.
Estudo da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), encomendado pela ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), revela que o tamanho médio da casa própria que os brasileiros conseguem financiar mede 66 m². Houve uma evolução, pois em 2018 eram 58 m².
Com base nas necessidades avaliadas, o tamanho ideal de um apartamento para 4 pessoas geralmente varia entre 80 e 120 metros quadrados. Isso proporciona espaço suficiente para quartos confortáveis, áreas de convivência espaçosas e uma cozinha bem equipada.
A obra será considerada "casa popular" quando for residencial unifamiliar (casa), com área total não superior a 70m², classificada como "econômica", "popular" ou outra denominação equivalente nas posturas sobre obras do município, em programas governamentais ou, ainda, em lei municipal específica.