O Apáòká (Artocarpus heterophyllus Lam. - jaqueira) pode ser consagrado a diversos Orixás, entretanto sua presença é ligada mais diretamente à divindade fitomórfica específica, considerada mãe do Orixá Oxóssi.
Pitangueira: Pertence ao Orixá Oxossi, é a planta que abre os caminhos. Suas folhas verdes podem ser fervidas e to- madas como banho da cabeça aos pés, suas folhas secas podem ser usadas com canela, cravo e açúcar mascavo para defumar um ambiente e atrair bons ne- gócios.
Oxóssi é a divindade da caça que vive nas florestas. Seus principais símbolos são o arco e flecha, chamado Ofã, e um rabo de boi chamado Eruexim. Em algumas lendas aparece como irmã de Ogum e de Exú . É o orixá da caça; foi um caçador de elefantes, animal associado à realeza e aos antepassados.
Jurema a árvore sagrada - ponto de Oxóssi/ eu vi chover eu vi relapiar
Qual pássaro representa Oxóssi?
Papagaio - pelo seu rápido entendimento tem a proteção de Oxossi. Passarinhos - por seus encantos têm a proteção de Logun Edé. Galo - com seu canto místico tem a proteção do senhor dos mistérios das folhas, Ossaim. Cobra- representando a mobilidade tem proteção do Senhor do arco-íris, Oxumarê.
O Apáòká (Artocarpus heterophyllus Lam. - jaqueira) pode ser consagrado a diversos Orixás, entretanto sua presença é ligada mais diretamente à divindade fitomórfica específica, considerada mãe do Orixá Oxóssi.
Prato feito com milho vermelho cozido enfeitado com fatias de coco, que também pode levar mel ou melado de cana. Costuma ser oferecido a Oxóssi, Ogum, Olocum e Logunedé.
Na Umbanda, o Dia de Oxóssi é comemorado hoje, 20 de Janeiro, assim como o Dia de São Sebastião para o sincretismo […] Filho de Oxalá e de Iemanjá, irmão de Ogum e Exu, pai de Logunedé, Oxóssi é o orixá da caça e da vida dos animais selvagens, guerreiro e protetor dos caçadores e caminhantes.
Banho Oxóssi contém as seguintes ervas: abre-caminho, guaraná, guiné, jurema, manjericão, pitanga e samambaia. Coloque as ervas em 2 litros de água, depois leve ao fogo e deixe ferver por no máximo 3 minutos.
Para receber a proteção de Oxóssi, use às quintas-feiras, dia da semana dedicado a esse orixá, roupas ou peças nas cores verde ou azul-turquesa, para representar as matas e a coragem.
O amuleto em homenagem a Oxossi é uma poderosa combinação de cristal, jaspe sanguíneo, quartzo verde e pirita, em um colar de 76cm de aço inoxidável. O cristal traz clareza e energia purificadora, enquanto o jaspe sanguíneo fortalece a conexão com a terra e a vitalidade.
De acordo com Rodrigo, Oxóssi é representado pelo número 6 e rege a quinta-feira. No Candomblé é associado pela cor azul e na Umbanda pelo verde. A saudação é "Okê Arô!
Desde a Iorubalandia, em África, Oxóssi era considerado o guardião dos caçadores, pois cabia a estes trazer o sustento à tribo. Hoje pode-se ter que Oxóssi é quem protege trabalhadores(as) que vão todos os dias ao trabalho trazer o sustento aos seus.
O feitiço pronunciado pela mãe do caçador chegou ao grande pássaro. Ele quis receber a oferenda e relaxou o encanto que o protegera até então. A flecha de Oxotokanxoxô o atingiu em pleno peito. O pássaro caiu pesadamente, se debateu e morreu.
As pessoas consideradas filhas de Oxóssi são alegres, expansivas, preferem agir à noite, como os caçadores. São falantes, ágeis e de raciocínio muito rápido. Sabem lutar e alcançar o que almejam, sabem como lançar uma flecha para acertar o alvo.
Na Umbanda os Girassóis são flores que estão na irradiação de Oxóssi, no entanto esta flor tem uma distribuição bem interessante dentro de todas as linhas, pois podem ser utilizados em banhos na abertura de caminho, para defumação, nas magias e encantos de Oxum, e ainda nas oferendas para Oxumarê.
Um dos métodos mais conhecidos e utilizados é o jogo de búzios. Nesse jogo, o babalorixá ou iyalorixá lança os búzios de forma ritualística e interpreta as posições em que caem, obtendo informações sobre o orixá pessoal do indivíduo.
O grande padroeiro da sabedoria e do conhecimento fica muito satisfeito com velas brancas, verdes ou rosas. Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.