A videira, particularmente a videira, é um símbolo poderoso de Israel e do relacionamento entre Deus e Seu povo. No Antigo Testamento, Israel é frequentemente retratado como a vinha de Deus, um povo escolhido e cultivado para dar frutos.
O vento derruba a maior parte dos figos; os que amadurecem são os "figos temporãos" (Mq 7.1; Na 3.12) A grande colheita vem depois, em agosto ou setembro 'os figos serôdios'. A nação de Israel adotou a figueira como árvore símbolo.
A figueira sem frutos representa Israel que rejeitou Jesus. Jesus amaldiçoou a figueira para que secasse e morresse, com o fim de ensinar que Israel, que não aceitou o evangelho ainda que Jesus o pregasse para eles, mas o rejeitou, seria julgado e destruído no futuro.
A figueira pode servir como uma representação dos líderes religiosos corruptos dos judeus, que representavam em público um teatro de piedade, mas a quem faltava verdadeira retidão.
Quando chegou perto, encontrou somente folhas, pois não era tempo de figos. Então Jesus disse à figueira: “Que ninguém mais coma de teus frutos”. E os discípulos escutaram o que ele disse. Chegaram a Jerusalém.
Ele não a amaldiçoou apenas porque nela não havia frutos para que ele comesse, posto que estivesse com fome. Se tal fato se deu apenas por um mero capricho, Jesus estaria se nivelando ao mais baixo sentimento humano que é o ódio, o rancor e a arrogância.
Onde está escrito na Bíblia que Israel é a figueira?
A Parábola da Figueira é uma parábola contada por Jesus, e encontrada em Mateus 24 (Mateus 24:32–35), Marcos 13 (Marcos 13:28–31) e Lucas 21 (Lucas 21:29–33).
De acordo com dados do Departamento de Estado americano, no recorte por religião, a população israelense é 73,5% judia, 18,1% muçulmana, 1,9% cristã e 1,6% drusa. Os 5% restantes estão subdivididos em outras religiões minoritárias, como adventistas e testemunhas de Jeová, por exemplo.
Duas das pessoas que haviam conduzido Israel à independência tornaram-se líderes do país: David Ben-Gurion, líder da agência judaica, foi escolhido como primeiro primeiro-ministro, e Chaim Weizmann, presidente da Organização Sionista Mundial, foi eleito pelo Knesset como primeiro presidente.
A figueira é uma árvore que possui um profundo simbolismo cultural em várias tradições ao redor do mundo. Em muitas culturas antigas, as pessoas consideravam a figueira como um símbolo de fertilidade, abundância e renascimento. Suas folhas em formato de coração também estão associadas ao amor e à paixão.
Segundo a Bíblia, a Árvore da Vida é uma das duas árvores especiais que Deus colocou no centro do jardim chamado Éden. A outra é a "Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal", de cujo fruto, Eva, e depois Adão, acabaram por comer por influência de uma serpente.
Na manhã seguinte, quando saíam de Betânia, Jesus teve fome. Viu que, a certa distância, havia uma figueira cheia de folhas e foi ver se encontraria figos. No entanto, só havia folhas, pois ainda não era tempo de dar frutos. Então Jesus disse à árvore: “Nunca mais comam de seu fruto!”.
Qual era o significado da figueira para os judeus?
Enquanto profeta da paz, Jesus não desejava destruir o Templo. Ao invés disso, Ele executou um pequeno ato simbólico, destruindo a figueira que era destinada a representar a paz na Terra.
Porém não o aceitamos como Messias ou Salvador, pois o judaísmo não reconhece um "filho de Deus" que se destaca e se eleva acima dos outros seres humanos. A convicção judaica é a de que todos os homens são iguais.
Porém, depois dos reinados de Davi e de Salomão, os israelitas não foram fiéis à aliança. Por isso, Deus foi obrigado a discipliná-los, o que resultou na sua expulsão da terra, via exílio assírio (722 a.C.) e exílio babilônico (586 a.C.).
Os seguidores do judaísmo, em especial os residentes em Israel — principalmente os ortodoxos, que influenciam os considerados seculares e tradicionalistas —, recusam a existência de Cristo como Messias, seus ensinamentos e o consideram um falso profeta. Assim, quem o segue estaria desonrando a divindade.
Os mais óbvios foram os 8 sinais. Não há nenhum significado oculto sobre Israel ser restaurado como nação nesse verso. Uma vez que Adão se cobriu com folhas de figueira, a figueira é geralmente um símbolo negativo. Jesus também havia amaldiçoado essa figueira anteriormente (Marcos 11:12 a 14).
12 No dia seguinte, quando estavam saindo de Betânia, Jesus teve fome. 13 Vendo à distância uma figueira com folhas, foi ver se encontraria nela algum fruto. Aproximando-se dela, nada encontrou, a não ser folhas, porque não era tempo de figos.