A baleia-azul é o maior animal do mundo, apresentando até 33 metros de comprimento e mais de 140 toneladas. Os filhotes da baleia-azul já nascem pesando mais de duas toneladas. A baleia-sei (Balaenoptera borealis) é a terceira maior espécie de cetáceo do planeta.
O longo comprimento não foi exatamente uma novidade, mas essa é a primeira evidência de que eram também tão pesados. O maior animal conhecido hoje é a baleia-azul, podendo ultrapassar 20 metros de comprimento e 150 toneladas.
O título de maior animal que já pisou pela Terra (até onde sabemos) pertence ao Patagotitan mayorum, um dinossauro recém nomeado. Esse colosso, que viveu há mais de 102 milhões de anos, tinha 36 metros de comprimento e pesava mais de 69 toneladas, o mesmo que 12 elefantes-africanos.
Eles podem habitar a selva, a floresta, os mares e até mesmo o deserto. De acordo com o site Animal Diversity Web (ADW), um banco de dados on-line de história natural da Universidade de Michigan, Estados Unidos, a baleia-azul (Balaenoptera musculus) é o maior ser vivo do planeta.
O elefante africano ganha esse título por alcançar até 3,5 metros de altura e 7 metros de comprimento, atingindo um peso que pode variar entre 4 e 7 toneladas. E os números absurdos não param por aí!
A baleia-azul há muito tempo detém o título de maior animal de todos os tempos, um gigante do oceano que atinge mais de 30 metros de comprimento e pesa mais de 200 toneladas.
Baleia colossal descoberta no Peru pode ser o animal mais pesado de todos os tempos, aponta estudo. Uma baleia colossal antiga descoberta no Peru pode ser o animal mais pesado já registrado, de acordo com um novo estudo.
Baleia recém-descoberta viveu há quase 40 milhões e, com base em seu esqueleto, estimativa é de que ela pesava até 340 toneladas. Cuidado, baleia-azul.
O animal mais antigo do mundo, tubarão-da-Groelândia, reapareceu nas proximidades de Belize, no Caribe. O vertebrado é considerado o mais longevo do planeta, com uma idade aproximada de 518 anos. A espécie normalmente vive em torno de 400 anos, o dobro da idade do animal terrestre mais longevo: a tartaruga-gigante.
Você já ouviu falar da orca? Também chamada de baleia assassina, esse animal se tornou muito famoso na década de 90, por ser estrela principal do filme Free Willy. As orcas possuem coloração preto e branca e são bem grandes. Elas podem atingir até 10 metros de comprimento e pesar até 10 toneladas.
É a baleia-azul, que pesa algo em torno de 150 toneladas e tem até 30 m de comprimento. Até onde sabemos, não houve outro animal tão grande e pesado – nem na pré-história.
A baleia-azul é o maior animal do planeta, podendo atingir cerca de 30 metros de comprimento. A maior baleia-azul já registrada apresentou 33,6 metros de comprimento e era uma fêmea.
O maior animal terrestre é o elefante-africano. Esses magníficos mamíferos podem atingir alturas de até 4 metros e pesar até 12 toneladas. Sua aparência imponente e comportamento social complexo fazem deles não apenas os maiores animais terrestres, mas também criaturas fascinantes em termos de tamanho e comportamento.
A baleia azul moderna é, há muito tempo, considerada o maior e mais pesado animal da história, superando todos os dinossauros gigantes do passado distante. Mas o Perucetus colossus - a "baleia colossal do Peru" - pode ter sido ainda mais pesado, de acordo com um estudo publicado na revista Nature.
Já foram registrados cachalotes a mais de 1.000 m de profundidade. Habitam mares do mundo inteiro e fazem migrações sazonais para alimentação e reprodução. Na costa brasileira, costumam aparecer no Nordeste, mas já foram avistados mais ao sul, até Santa Catarina.
A Baleia-azul é a maior baleia e o maior animal que já existiu no planeta, podendo alcançar 35 metros de comprimento e pesar 160 toneladas. Foi amplamente caçada no século passado, principalmente no Hemisfério sul, no qual 360 mil baleias-azul foram mortas.