A Neuropsicopedagogia baseia-se nos conhecimentos da Neurociência, da Psicologia e da Pedagogia para compreender como o cérebro aprende e como as dificuldades de aprendizagem podem afetar o desenvolvimento de crianças, adolescentes e adultos.
Com a junção da neurociências, da psicologia e da pedagogia originou-se uma nova ciência transdisciplinar, a Neuropsicopedagogia, cujo objetivo é compreender as funções cerebrais para o processo de aprendizagem, com intuito na reabilitação e prevenção dos eventuais problemas detectados nos indivíduos.
Como instituição pioneira em Neuropsicopedagogia no Brasil, ficamos muito felizes com o reconhecimento Neuropsicopedagogo Clínico (2394-40) e do Neuropsicopedagogo Institucional (2394-45) como profissões oficias de acordo com a CBO – Classificação Brasileira de Ocupação.
Qual o valor da consulta de um neuropsicopedagogo?
Pagamento por sessão: R$ 100,00 cada sessão, com pagamento em 48h que antecedem cada sessão (as sessões são semanais, então, o pagamento de R$ 100,00 é semanal). Clique aqui e agende a sua avaliação ou, se preferir, clique aqui e fale comigo para esclarecer alguma dúvida.
“Quais dados devem constar no meu carimbo profissional enquanto Psicopedagogo e (ou) Neuropsicopedagogo”? O carimbo profissional deve conter tais dados (nome e sobrenome, profissão e CBO). Caso o profissional seja um associado ou faça parte do sindicato ou associação é indicado que se coloque o número que o representa.
CONSIDERANDO o reconhecimento, pela CBO - Classificação Brasileira de Ocupação - temos duas profissões distintas em seus contextos de atuação: Neuropsicopedagogo Clínico - NPC: código 2394-40 e Neuropsicopedagogo Institucional - NPI: código 2394-45.
É importante ressaltar que o trabalho do neuropsicopedagogo não se restringe apenas a crianças em idade escolar, mas também pode ser direcionado a adolescentes e adultos que apresentem dificuldades de aprendizagem ou transtornos neurológicos.
Cabe ao Neuropsicopedagogo avaliar as necessidades cognitivas do aluno, para que haja uma intervenção estimuladora e a possibilidade de entender como se processa o desenvolvimento da aprendizagem, com atividades diferenciadas, respeitando o ritmo de desenvolvimento de cada aluno no cotidiano escolar, conforme diz ...
A aprendizagem ativa caracteriza-se em uma técnica de ensino, que pode ser descrita por três pilares principais: experiência colaborativa, conteúdo online e ensino diferenciado.
Profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e outros profissionais (portadores de diploma de curso superior) que atuam na área educacional e da saúde também escolhem essa especialização. Quais os principais motivos para fazer uma pós em Neuropsicopedagogia?
O Congresso Nacional decreta: Art. 1º As instituições de educação básica contarão com serviços de neuropsicopedagogia para atender aos estudantes que deles necessitarem.
A Neuropsicopedagogia é uma área multidisciplinar que se responsabiliza pelo estudo e cuidado com a aprendizagem. Ela se ocupa em tratar e solucionar dificuldades cognitivas, facilitando e melhorando o processo de aprendizagem e comunicação.
b) 3 a 4 sessões de 1h e ½ para avaliação. Pode ocorrer em até 3 vezes na semana, viabilizando a entrega rápida ao profissional solicitante ( saúde ou escola), visando ao processo, se necessário, de adequações pedagógicas e/ou encaminhamentos a outros especialistas.
E a Avaliação Neuropsicopedagógica tem como objetivo investigar as dificuldades e distúrbios de aprendizagem a partir do entendimento do funcionamento cerebral. O foco principal é avaliar a aprendizagem relacionando os estudos das neurociências com os conhecimentos da psicologia e pedagogia.
Habitualmente organizados em uma caixa, ficam à disposição folhas (quadriculadas, com e sem pauta), caixa de lápis de cor, lápis de escrever sem ponta, apontador, borracha, tesoura, régua, marcadores, cola, massa de modelar, livros e/ou revistas.