Contudo Exu Caveira conta que já encarnou na Terra, e a primeira vez foi há pouco mais de trinta mil anos. Ele diz que, ao chegar aqui, estava tudo desolado e ele teve que se alimentar de um óleo que brotava no chão para sobreviver, o que explica por que ele costuma beber azeite de dendê puro.
No culto de urubá, a bebida tradicional de exu é o emur, que é o vinho de palma, o vinho da palmeira do dendezeiro. Muitos acreditam que o emur. é uma bebida somente do orixá ogum, mas não. Outras divindades também gostam dessa bebida, assim como obalwaye e exu.
O banho Exu Caveira tem ervas poderosas, inspiradas por um legítimo falangeiro dessa respeitada entidade: Hortelã, Sálvia, Anis Estrelado, Pau de Resposta, Carqueja, Manjericão e folhas de Laranjeira.
Exu Caveira - serventia direta de Obaluaê. Exu gira-mundo - serventia direta de Xangô. Exu Pomba gira(são várias mas regidas por Yemanjá e cruzada com outros orixás) - serventia direta de Yemanja.
Além de ser uma bebida apreciada em rituais religiosos, o Marafo de Exu também pode ser desfrutado em momentos de descontração e celebração, sempre com respeito às suas origens e tradições.
O que o Exu Caveira faz na vida da pessoa de ruim?
Como Exu Caveira auxilia a vida das pessoas? Sua principal função é o combate às energias negativas. Ele também faz o necessário para que os espíritos desencarnados não regridam em seus conhecimentos e possam evoluir.
Oferendas a Exu incluem o padê, uma farinha macerada com dendê, enquanto as orações variam de acordo com a necessidade específica. Para compreender essa figura essencial e complexa das religiões de origem africana, fomos conversar com Eduardo Carvalho, também chamado, dentro da religião da Casa de Ifá, como Èṣùgóroyè.
Exu Caveira é uma falange de exus da Umbanda e da Quimbanda. É uma das entidades mais cultuadas dentro da religião umbandista. Tem ritualística muito parecida com a de Exu Tata Caveira, com o qual costuma ser confundido.
Exu Caveira, ou Exu 7 Caveiras, é um exu que atua dentro da calunga pequena, trabalhando tanto no reino das almas quanto no reino dos cemitérios. Dizem que Exu Caveira foi nomeado pelo nosso Pai Oxalá para cuidar do desencarne do ser humano, sendo que é dele o dever de fazer cumprir o karma dos desencarnados.
Segunda-feira, por exemplo, é dia de Exu e Omolu. Omolu, também chamado de Obaluaiê, é o mais temido dos Orixás, pois comanda as doenças e a saúde, em suas mãos estão a enfermidade e a cura.
Apesar de sua aparência assustadora, Exu Caveira não é uma figura maligna. Ele atua como intermediário entre o mundo dos vivos e o dos espíritos, ajudando na transição das almas e na limpeza espiritual.
Seu exu caveira tem mistério e comanda o cemitério, mas ele tem feitiço e este tem muito axé. exu caveira gargalha enquanto brinda a nossa ordinary bitter, uma cerveja clara, de corpo e teor alcoólico baixos. uma cerveja leve e refrescante, sem perder o sabor que deve ter.
Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas. O todo poderoso Orixá da justiça deve ser presenteado com velas brancas, vermelhas ou marrons.
Além da ligação com a religião católica, a aguardente também passou a ser usada em oferendas nas religiões de matrizes africanas, principalmente no candomblé.
Qual Exu é o mais forte? Os exus mais evoluídos são chamados de “exus cabeças de legião”, que são sete, e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu – serventia direta de Oxalá.