Normalmente, o mais comum ao se calibrar, é colocar entre 28 a 36 libras no pneu dianteiro e 30 a 40 no traseiro. Porém, é bom lembrar que isso pode variar de acordo com o porte do veículo e também o seu uso. Um veículo maior ou um que é destinado a transporte de pessoas pode precisar de uma calibragem maior.
Vá até o calibrador e digite a pressão desejada. Coloque o bico metálico da mangueira do calibrador na válvula do pneu, pressione-o com rapidez e firmeza e espere o aparelho diminuir ou aumentar a pressão até chegar ao número desejado. O calibrador emite bipes assim que atinge a pressão desejada pelo usuário.
Resumindo tudo: quando vemos o código 175/70 R14 – 2.1/30 | 2.1/31 significa que: quando o carro tem um jogo de pneus radial de aro 14, com 175mm de largura e 70% disso de altura da banda de rodagem, a calibragem ideal é de 30 PSI na frente e 31 PSI na traseira.
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Como saber a calibragem correta dos pneus?
A calibragem correta para o cada pneu pode ser conferida no próprio automóvel: é normalmente encontrado na porta do motorista, na tampa de combustível ou no manual do carro.
Consulte o manual do veículo para saber a pressão recomendada para os pneus dianteiros e traseiros. Use um calibrador confiável para pressurizar os pneus, com manômetro funcionando corretamente. Faça a leitura da pressão (PSI) em cada pneu e compare com o manual do veículo.
Geralmente, a pressão recomendada para pneus aro 20 varia entre 30 e 40 libras por polegada quadrada (psi), mas essa informação pode variar de acordo com o veículo e o tipo de pneu utilizado.
O que significa 185/60r15? Em resumo, 185 representa a largura do pneu em milímetros, 60 é o percentual da altura em relação a largura, ou seja, 70% de 175mm (111mm de altura), (R) de estrutura radial e 15 é o aro do pneu em polegadas.
A pressão alta significa que a calibragem está acima do recomendado. Ou seja, mais ar do que o necessário. Isso acarreta a deterioração rápida da banda de rodagem e existe maior possibilidade de furos e cortes nas estradas. Já a pressão baixa, seguindo a lógica, indica falta de ar nos pneus.
O ideal é que você calibre os pneus pela manhã, ao menos uma vez por semana, com os pneus em temperatura ambiente, em local próximo de onde seu carro estiver estacionado. Evite rodar mais que 2 ou 3 km e em alta velocidade antes de calibrar.
São eles: PSI (Pound Per Square Inch), BAR e kPA (Pascal SI – Sistema Internacional). Ao se deparar com '2.2/32', por exemplo, essa é a calibragem. O 2.2 significa a calibragem em BAR, método usado na Europa. Já o 32 seria o número em PSI, sistema usado no Brasil.
PSI é uma sigla em inglês (Pound-Force per Square Inch) que significa libra-força por polegada quadrada. No Brasil, a padronização é em libras, embora no exterior seja mais utilizado a outra sigla. Se você quiser saber qual das duas procurar, não precisa se confundir, as medidas são as mesmas.
O significado da sigla: Pounds per Square Inch, ou libras por polegada quadrada. É uma unidade de pressão, ou seja, seu pneu antigo aceitava uma pressão maior. Normalmente quanto mais largo o pneu, menor a pressão máxima, então se você trocou por um pneu mais largo, é natural.
Um exemplo é a calibragem do pneu 185 65 R15 que com pouco peso pode ser de 26 libras na frente e 29 libras atrás. E se você tá se perguntando por que o valor da frente muda, saiba que é por causa do peso maior, que geralmente fica na traseira dos carros, onde tem o porta-malas.
Alguns modelos de veículo contam também com uma orientação de calibragem para rodagem econômica, na qual os pneus recebem mais ar do que o normal. Isso acontece pelo fato de os pneus mais cheios gerarem menos resistência na rodagem.
Normalmente, o mais comum ao se calibrar, é colocar entre 28 a 36 libras no pneu dianteiro e 30 a 40 no traseiro. Porém, é bom lembrar que isso pode variar de acordo com o porte do veículo e também o seu uso. Um veículo maior ou um que é destinado a transporte de pessoas pode precisar de uma calibragem maior.
A sigla PSI significa “Libras por Polegada Quadrada”. Geralmente, é a unidade de medida dentro de uma câmara contendo gás. No caso de pneus de automóveis, é a quantidade de ar comprimido presente dentro do pneu.
O primeiro passo é conferir no manual do veículo ou na etiqueta que pode ser encontrada no carro a pressão recomendada pelo fabricante. Fique atento à quantidade de libras nos pneus dianteiros e nos traseiros, pois eles costumam ser diferentes, já que normalmente os pneus de trás são maiores.