Assim, é possível perceber que o cloro tem a tendência de formar um ânion de carga -1, assim adquirindo a configuração eletrônica do gás nobre mais próximo de si na Tabela Periódica, o argônio (Ar, Z = 18).
O Cl tem número atômico (Z) = 17 e Massa Atômica (A) = 35, está localizado na grupo 17 ou família 7A e no 3o período da tabela periódica dos elementos químicos, sua distribuição eletrônica é K2 L8 M8 N7. Palavras-chave: cloro, símbolos químicos, tabela periódica.
Cl. Peso atômico (massa atômica relativa): De 35,446 a 35,457 . Se você precisa de um valor único, indico que utilize 35,45. Este vídeo possui legendas em português.
O cloro ( grego chlorós, esverdeado ) é um elemento químico , símbolo Cl de número atômico 17 ( 17 prótons e 17 elétrons ) com massa atómica 35,5 u, encontrado em temperatura ambiente no estado gasoso.
Assim, é possível perceber que o cloro tem a tendência de formar um ânion de carga -1, assim adquirindo a configuração eletrônica do gás nobre mais próximo de si na Tabela Periódica, o argônio (Ar, Z = 18).
É um submúltiplo do litro. No sistema internacional de unidades (SI), o volume vem expresso em metros cúbicos pelo que é necessário converter centilitros em metros cúbicos, isto é, 1 cl = 0,01 l e 1 l = 0,001 m3, ou seja, 1 cl = 0,00001 m3.
Cloro é um gás irritante ao trato respiratório e na natureza ocorre principalmente como cloreto de sódio. É muito utilizado na indústria e possui alto poder desinfetante. Representação do elemento químico cloro (Cl). O cloro (Cl) pertence ao grupo 17 da Tabela Periódica, conhecido como família dos halogênios.
A massa atômica do elemento cloro é 35,453 u.m.a.; Notar que não existe átomo de cloro com massa atômica 35,453 u.m.a.; esse valor é a média ponderada das massas atômicas dos átomos isótopos mais estáveis que constituem o elemento cloro.
Um clã constitui-se num grupo de pessoas unidas por parentesco e linhagem e que é definido pela descendência de um ancestral comum. Mesmo se os reais padrões de consanguinidade forem desconhecidos, ainda assim, os membros do clã reconhecem um membro fundador ou ancestral maior.
Um exemplo clássico de ligação iônica é o que ocorre no cloreto de sódio, popularmente conhecido como sal de cozinha. Ele é composto basicamente por um átomo de sódio (Na) e um átomo de cloro (Cl).