Carta jogada com a face voltada para baixo. Somente, na 2º e na 3º rodada é permitido utilizar essa tática. A carta coberta não vale nada. Carta 4 é a mais fraca e a 3 é a mais forte, não importando o naipe.
Em ordem decrescente, começa pelas 4 manilhas: Zap, Copeta, Espadilha e Pica-fumo. As demais cartas também em ordem decrescente: 3, 2, Ás, K, J, Q, 7, 6, 5 e 4. As manilhas são definidas como sendo uma carta acima de acordo com a "vira".
O ás é a carta mais forte, enquanto o dois é a mais fraca. No Texas Hold'em, cada jogador recebe duas cartas. Então, se ele receber um par de ás, ele tem a combinação mais forte possível.
As manilhas são as cartas seguintes à vira, de acordo com a ordem das cartas do Truco. Exemplos: se a vira for 6, as cartas de número 7 serão as manilhas; se a vira for 7, a manilha são as Q; se a vira for 2, a manilha será o 3.
Na mão de onze não é possível pedir 6, ou seja, ela sempre vale 3 se for aceita ou 1 se for recusada. Se a dupla que está com 11 pontos aceitar a mão e a vencer, ela vence a partida. Mão de Ferro A mão de ferro acontece quando as duas duplas estão com 11 pontos.
Ex: se virou o 3, as manilhas são todas as cartas de número 4. Neste caso o 4 que normalmente é a menor carta do baralho, passará a ser a maior carta do jogo, superando o próprio 3 que normalmente é a maior carta. O 3 só ficará sendo a maior carta do jogo caso a carta virada sobre a mesa seja o 2.
O valor das cartas é o que se segue (do maior para o menor): três – dois – A – K – J – Q – sete – seis – cinco – quatro (de todos os naipes). Manilha é a carta de maior valor de cada rodada; A dupla que atingir 12 pontos vence.
Os naipes são todos de igual valor. Isso quer dizer que nenhum naipe vale mais que o outro. No poker, o Ás é a maior carta e o 2 a menor. Entretanto o Ás pode ser usado como caixa baixa para se fazer um Straight Flush 5432ª (veja adiante no próximo item).
Os três jogadores deverão sentar-se ao redor de uma mesa ou superfície plana, mantendo distancia equivalente de cada um dos adversários de modo a evitar exposição acidental das cartas a serem jogadas. De comum acordo, os jogadores decidirão quem será o primeiro a embaralhar.
Quanto a pontuação: cada mão começa valendo 2 pontos, “TRUCO” vale 4 (quatro) pontos; “VALE SEIS” contará 8 (oito) pontos e o “VALE NOVE” contará 12(doze) pontos.
No final da distribuição das cartas, vira-se uma carta do baralho para cima (a “vira”), definindo-se as Manilhas. Em cada rodada, um jogador deve colocar uma de suas cartas na mesa, e o jogador com a carta mais forte vence a rodada. Quem ganhar 2 dessas rodadas ganha a mão e marca 1 ponto, e uma nova mão se inicia.
No truco paulista, a ordem de força das cartas é do maior para o menor: 4 de paus, 7 de copas, ás de espadas e 7 de ouros. Estas são seguidas pelas demais "manilhas", que são cartas de valor fixo acima dos outros, na ordem: 3, 2, ás de copas (exceto o ás de espadas, que é manilha) e 7 de basto e 7 de espada.
Sua mão seria chamada de ás maior usando todas as cartas na mesa. Ao classificar uma mão de carta alta contra a próxima, é o valor ou denominação da mão o que importa. Portanto, a melhor mão de carta alta é ás maior, a segunda rei maior, a terceira rainha maior, e assim por diante.
Os valores numéricos vão de 2 a 10, além de um “Ás”, que corresponde a 1, um valete (representado pela letra J, vale 11), uma Rainha (letra Q, vale 12) e um Rei (letra K, vale 13).
Existem três tipos de truco: O Truco Paulista, que é o mais comum nas jogatinas, no qual se utiliza o baralho francês (exclui-se os 8, 9, 10 e os coringas) com duas duplas.
Pode ser pedido TRUCO a qualquer momento do jogo, com exceção da mão de 11. Passa a valer o truco (3 pontos) quando UM dos jogadores adversário aceitar o pedido. O pedido poderá ser aceito dizendo-se: "cai", "venha", "manda", "aceito", ou qualquer outra expressão que dê uma posição de aceitação.