Saiba mais sobre o sintoma de doenças respiratórias. Coriza, ou coriza nasal, é a secreção que ocorre quando a mucosa que reveste o nariz está inflamada. É um sintoma comum que está atrelado a algumas doenças respiratórias, tais como gripe, resfriado, rinite alérgica e a covid-19.
A coriza em excesso, quase sempre, é o primeiro sintoma que surge – e costuma permanecer durante dias! Às vezes, ela vem acompanhada de outros agravantes, como dor de garganta, dor de cabeça, febre, o que indica um quadro mais agudo, provavelmente de gripe influenza ou mesmo de COVID.
A duração média de um resfriado pode variar de 3 a 10 dias. Além da coriza, outras manifestações como espirros, tosse e dor de garganta, podem ocorrer.
Os anti-histamínicos, como a dexclorfeniramina, a loratadina ou a fexofenadina, são remédios que ajudam a aliviar os sintomas da coriza, a coceira no nariz ou olhos, ou espirros constantes, causados pela rinite alérgica, pois agem bloqueando a ação da histamina, que é a substância produzida pelo corpo responsável pela ...
Também chamada de coriza nasal, a coriza é uma inflamação da mucosa que reveste o nariz e tem a função de filtrar o ar que respiramos, para que impurezas não adentrem o pulmão.
QUAIS OS TIPOS DE CORIZA NASAL? O que elas indicam?
Como é a coriza do covid?
A pessoa costuma apresentar coriza (secreção no nariz), coceira no nariz e espirros em sequência. Além disso, o nariz fica naturalmente congestionado”, afirma Dr. Pizarro.
Portanto, sempre que perceber a presença de corrimento nasal transparente ou amarelado acompanhado ou não de outros sintomas, não deixe de consultar ou médico para analisar o seu quadro. Com o Sarar você pode agendar uma consulta com especialistas de maneira fácil e segura.
Coriza é o nome dado à secreção produzida nas cavidades nasais e seios da face que normalmente escorre do nariz quando as fossas nasais estão inflamadas.
O que fazer: é importante beber bastante líquidos, manter uma alimentação saudável e beber chás imunoestimulantes, como chá de limão com alho e chá de hortelã. Além disso, alguns medicamentos que aliviam os sintomas do resfriado, como analgésicos, xaropes e descongestionantes, também podem ser prescritos pelo médico.
“Pessoas com rinite alérgica podem ter uma resposta exacerbada após ingerir alguns alimentos considerados alergênicos, como sementes e oleaginosas, pimentas, conservantes e aromatizantes, que acrescentam sabor de forma artificial”, explica.
O que fazer: Nesses casos, é importante ficar em repouso, beber bastante líquido e ter uma alimentação saudável e equilibrada, pois assim é possível eliminar o vírus mais rápido e acelerar a recuperação do corpo.
O que normalmente faz com que o nariz fique escorrendo são as bactérias, vírus e alérgenos que invadem as vias nasais, desencadeando uma reação inflamatória. Esta reação resulta na produção de muco em excesso, que é uma forma do organismo eliminar germes e substâncias irritantes.
Uma das funções da secreção nasal é a de ajudar a lavar o nariz, de fora para dentro, para evitar que poeira, sujeira e pólen, além de bactérias, vírus e fungos consigam adentrar o organismo, e atinjam os pulmões e o sistema respiratório como um todo. A secreção nasal é algo comum e natural ao corpo humano.
O muco transparente surge frequentemente quando entra no nariz alguma substância irritante, que pode ser um químico ou refeições picantes, ou então pólen e pelos, para quem sofre de alergias ou rinosinusite. As alergias são, aliás, uma das causas mais comuns para a secreção de muco, tal como as gripes ou constipações.
A loratadina, assim a desloratadina e fexofenadina, são medicamentos antialérgicos, que podem ser indicados para aliviar a tosse alérgica, espirros, olhos vermelhos e coriza, que são sintomas comuns em caso de gripe.