Apontada pelo Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como a cidade com o maior percentual de pessoas de cor/raça amarela do país — 11,5% se autodeclaram como pertencentes a essa etnia —, Assaí é conhecida por ser um pedaço do Japão no Brasil.
Em que região os japoneses ficaram mais no Brasil?
Grande parte dos imigrantes japoneses se fixou no Estado de São Paulo, por causa das colônias e bairros típicos que já se encontravam estabelecidos. Mas os imigrantes japoneses não restringiam sua fixação somente no Estado de São Paulo, eles se dispersaram por todo o território brasileiro.
Onde encontramos a maior concentração de povos asiáticos no Brasil?
Mais de 60% dos brasileiros asiáticos estão concentradas no estado de São Paulo. Também existem populações significativas no Paraná, Mato Grosso do Sul, Amazonas , Pará e Pernambuco.
Associação dos Agricultores de Cocuera, bairro onde os primeiros imigrantes japoneses chegaram em Mogi das Cruzes. Há um século, Mogi das Cruzes recebeu a primeira família de imigrantes japoneses em busca de oportunidades de trabalho, melhores condições de vida e prosperidade.
Uma notável diáspora japonesa, chamados Nikkei, vive em alguns países, nomeadamente no Brasil, que abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão (2 084 000) Estados Unidos(1 304 286) China(131 534) Filipinas(120 000) Canadá(98 900) Peru(90 000) Argentina(34 000) e outros países.
Na população nordestina, o número de amarelos subiu quase dez vezes: passou de 67 mil em 2000 para 631 mil em 2010. O Piauí passou a ser o Estado com maior proporção de asiáticos, com 2,3% da população total. Em Fortaleza, o aumento também foi impressionante, de 3,5 mil para 33 mil.
A vinda de imigrantes japoneses para o Brasil foi motivada por interesses dos dois países: o Brasil necessitava de mão-de-obra para trabalhar nas fazendas de café, principalmente em São Paulo e no norte do Paraná, e o Japão precisava aliviar a tensão social no país, causada por seu alto índice demográfico.
Um nipo-brasileiro (em japonês 日系ブラジル人, nikkei burajiru-jin) é um cidadão brasileiro com ascendentes japoneses. Também são consideradas nipo-brasileiras as pessoas nascidas no Japão radicadas no Brasil. São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Quais são as comidas que os japoneses trouxeram para o Brasil?
Além do sushi, a chegada dos imigrantes possibilitou a incorporação de uma variedade de frutas, verduras e legumes, como caqui, maçã, pera, acelga, espinafre japonês, brotos de feijão, broto de bambu, rabanete, abóbora cabotiá entre uma diversidade de produtos, enriquecendo a culinária nipo-brasileira.
De acordo com dados oficiais das autoridades japonesas, os brasileiros documentados chegam a 286.557 pessoas, e constituem a terceira maior comunidade de estrangeiros naquele país, atrás apenas dos coreanos e chineses.
Assaí, no norte pioneiro do Paraná, é marcada pela comunidade asiática, principalmente a japonesa. Pela cidade, é possível encontrar diversos detalhes que homenageiam a imigração, como um castelo com quatro andares. Assaí é ainda o município brasileiro com a maior proporção de pessoas autodeclaradas amarelas.
Qual é o estado brasileiro conhecido como Terra do Sol?
Em qualquer lista que se faça dos principais destinos turísticos do Brasil, lá estará a capital do Ceará ou a “terra do sol”, como os cearenses orgulhosamente a chamam.
Explicação: Desde o início da imigração japonesa ao Brasil, São Paulo é o lugar do mundo onde se encontra o maior número de descendentes fora do Japão.
O relatório indica que os brasileiros vêem os japoneses como "corteses e diligentes", e que o que mais lhes atrai do Japão é a ciência e a tecnologia locais (47%), a comida japonesa (24%), a história e a cultura tradicional (15%).
Os japoneses são descendentes de povos jomon, yayoi e ainus que se estabeleceram no arquipélago nipônico durante milhares de anos. Os Jomons foram os primeiros a desenvolver civilização no arquipélago, o povo nômade Yayoi se estabeleceu na região Central do Japão, e os Ainus ao Norte do país.
No Brasil vivem mais de 2 milhões de japoneses e descendentes, o que representa a maior comunidade nikkei fora do Japão do mundo. O segundo país com maior número de japoneses e descentes é os Estados Unidos, com um milhão de pessoas. “O Brasil é o país mais japonês depois do Japão.