Códo: o município com o maior número de terreiros de umbanda do Brasil. Nesta reportagem especial produzida pela TV Assembleia, conheça a história da cidade maranhense onde viveu o pai de santo Bita do Barão.
Locais de uso. A cidade maranhense de Codó (Brasil) é conhecida como "capital da macumba", pois de acordo com os idosos, a cidade teria sido fundada por praticantes de cultos afro-brasileiros.
Apesar de ser o segundo Estado mais branco do país, o Rio Grande do Sul tem a maior proporção nacional de adeptos da umbanda e do candomblé - 1,47%, quase cinco vezes o percentual da Bahia.
Na árvore genealógica das religiões africanas, macumba é uma forma variante do candomblé que existe só no Rio de Janeiro. O preconceito foi gerado porque, na primeira metade do século 20, igrejas neopentecostais e alguns outros grupos cristãos consideravam profana a prática dessas religiões.
A Umbanda é uma religião brasileira, que sintetiza vários elementos das religiões africanas e cristãs, porém sem ser definida por eles. Formada no início do século XX no sudeste do Brasil, a partir da síntese com movimentos religiosos como o Candomblé, o Catolicismo e o Espiritismo.
Quem trouxe o candomblé para o Brasil foram os negros que vieram como escravos da África. Entre eles se destacavam dois grupos: os bantos (que vinham de regiões como o Congo, Angola e Moçambique) e os sudaneses, que vinham da Nigéria e do Benin (e que são os iorubas, ou nagôs, e os jejes).
O centro religioso é considerado um dos mais tradicionais terreiros de candomblé da cidade de Cachoeira e da região do recôncavo baiano. O terreiro é da nação Nagô Ijexá e cultua orixás e caboclos. Sua festa acontece no mês de fevereiro.
As pessoas devem se referir ao candomblé, à umbanda e a quaisquer outros cultos de matriz africana ou afro-indígena da mesma forma que se referem às demais religiões: com respeito.
Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè). Eles também creem na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de reverenciar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas.
O nome Terra Santa se originou de “Ponta de Santa” ,que faz referência à ponta de pedras que fica em frente à cidade onde os índios se reuniam para a prática de rituais religiosos.
Diferentes intérpretes apontam que essa religião surgiu no Sudeste brasileiro nas primeiras décadas do século XX. As práticas nominadas “macumba” e associadas aos negros podem ser pensadas como a origem da umbanda.
A população brasileira é majoritariamente cristã (87%), sendo sua maior parte católico-romana (64,4%). Herança da colonização portuguesa, o catolicismo foi a religião oficial do Estado até a Constituição Republicana de 1891, que instituiu o Estado laico.
O Rio de Janeiro é o Estado com maior número de pessoas sem religião no país. De acordo com a segundo a pesquisa 'Retratos das Religiões no Brasil', divulgada hoje pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), o percentual chega a 15,76%.
A atriz Glória Pires e Antonia Morais foram vistas chegando de helicóptero a Palmelo, município do interior de Goiás. A cidade é conhecida como a capital espírita do Brasil e conta com um médium para cada sete moradores.
Qual é a cidade que tem mais macumbeiro no Brasil?
Novamente o Rio Grande do Sul apareceu como o Estado com o índice mais elevado de indivíduos que se declararam pertencentes às religiões afro-brasileiras. Desta feita, o Rio Grande do Sul também aparece como recordista nacional em números absolutos de indivíduos vinculados às religiões afro-brasileiras.
O evangelho de Jesus Cristo é uma das suas referências morais por meio de valores como caridade e fraternidade – o próprio Cristo é uma figura de destaque na figura do orixá Oxalá. A religião prega também a imortalidade da alma, a reencarnação, e a existência e a interação com entidades espirituais.
Estrelas, sóis, lanças, flechas, triângulos, folhas, raios, cruzes e ondas são os mais comuns. Dentre os inúmeros pontos riscados presentes na Umbanda, todos possuem a mesma função: evocar as entidades que vão ser trabalhadas, além de servirem como reservatório de energias e trazerem fluídos e medicamentos.
“Em algumas casas das religiões africanas e afro-brasileiras Exu é o sentinela e protetor”, afirma. Mas ele também assume, em algumas canções, características de uma espécie de mensageiro entre os orixás e o ser humano.