Araquari, a capital catarinense do maracujá, completa seus 147 anos de história. A cidade, além de dona de paisagens naturais únicas, ganhou nosso coração por sua receptividade e foi a escolhida para a construção do nosso parque industrial.
O Brasil é o maior produtor mundial de maracujá. A produção nacional, no ano de 2020, de acordo com o IBGE, foi de 690.364 toneladas, os principais municípios produtores são: Livramento de Nossa Senhora (BA), Viçosa do Ceará (CE), Tianguá (CE), Ubajara (CE) e Ibiapina (CE).
A maioria das espécies de maracujazeiro tem origem na América Tropical, envolvendo o Brasil, a Colômbia, o Peru, o Equador, a Bolívia e o Paraguai, embora existam espécies nativas em países que vão dos Estados Unidos até a Argentina, além da Ásia, da Austrália e da China.
O maracujá é uma planta de clima tropical. Por isso, tem se adaptado bem às condições do Distrito Federal. Os solos mais indicados para essa cultura são os arenosos ou levemente argilosos e bem drenados, para que não haja problemas com doenças de raí- zes.
Ranking da Produção de Maracujá nos Estados do Brasil
Onde o maracujá é mais encontrado?
Atualmente, o Brasil é o maior produtor e maior consumidor mundial de maracujá, onde sua produção está expandida em diversas localidades do país, a maior produção concentra-se na região Nordeste. Tendo, portanto, uma grande importância econômica em escala nacional e internacional.
Maio é a época de boa safra de diferentes frutas, como maracujá, tangerina, abacate, acerola, laranja, além de legumes, entre eles a mandioca, mandioquinha, inhame e ervilha.
O maracujá, natural das zonas tropicais das Américas, é nosso! E deve esse nome aos índios tupis. Para eles era um Mara kuya (alimento na cuia) - pelo formato arredondado e sua casca grossa, que parece mesmo com uma cuia. Os espanhóis levaram com eles, à Europa, a fruta e o nome.
O maracujazeiro é uma planta trepadeira de fácil cultivo, que necessita de pleno sol e disponibilidade hídrica para se desenvolver. Em condições ideais, as árvores crescem até 6 metros por ano e geram frutos de seis meses a nove meses após o plantio. Os pomares comerciais podem produzir até duas safras ao ano.
No cenário das frutas tropicais, o maracujá está em destaque. Com seu sabor inconfundível e propriedades nutricionais, o país se orgulha de liderar o mercado global como o maior produtor de maracujá.
Maracujá amarelo com polpa mais colorida e maracujá roxo são novidades da pesquisa da Epagri. Os brasileiros são os maiores consumidores de maracujá do mundo.
É a flor perfeita, por isso Jesus é chamado de Rosa de Saron: “A perfeição que exalou Seu perfume e Sua beleza por amor de cada um de nós. Jesus é a Rosa de Saron, o Lírio dos Vales, a resplandecente Estrela da Manhã.
Na Roma Antiga, o morango representava Vênus, a deusa do amor e da beleza. Sua cor vermelha e o formato que lembra um coração fazem com que a imagem sensual da fruta perdure até os dias de hoje.
A maioria das espécies de maracujá tem origem na América Tropical, envol- vendo o Brasil, Colômbia, Peru, Equador, Bolívia e Paraguai, embora exis- tam espécies nativas em países que vão dos Estados Unidos até a Argentina, além da Ásia, Austrália e China.
O maracujá é uma fruta que pode ser plantada na maioria das regiões do Brasil, é produtiva e fácil de plantar. O país é o maior produtor dessa fruta em todo o mundo, e para quem deseja cultivar em casa também tem essa possibilidade.
O maracujá passou a ser conhecido na Europa com o nome de fruto da paixão, e daí o nome científico de Passiflora, a partir de uma associação feita entre as características de sua flor e os elementos da Paixão de Cristo.
Dependendo das condições climáticas da região, pode-se obter duas ou mais safras de frutos por ano. Nos trópicos a produção é quase ininterrupta, mas nas regiões subtropicais, a vegetação do maracujazeiro cessa durante o inverno, não havendo produção durante este período e nos meses da primavera.
Isto pode acontecer quando a flor do maracujá não é fecundada. Ela se abre e cai. Caso a quantidade de flores caídas por planta for grande, deve ser feita a polinização artificial.