Salvador é a cidade mais negra do mundo fora da África! Mais de 80% da população é afro-descendente. A comida, a religião, a cultura, a música, a dança e a arte provenientes dos povos africanos são encontradas aqui.
Salvador (83%) continua sendo a capital com o maior percentual de negros, já Florianópolis (23%) tem o menor percentual. Na região Norte, todas as capitais têm 70% ou mais de população negra, com destaque para Macapá (76,1% de negros).
Porque a cidade de Salvador é conhecida como Roma negra?
A imagem da cidade de Salvador, enquanto lugar de religiosidade afro- brasileira, se consolidou nos idos de 1920 com a frase “Roma Negra” cunhada pela famosa Babalorixá Mãe Aninha - fundadora do Terreiro Ilê Axé Apó Afonjá3 - ao se referir a urbe como centro difusor da religião de matriz africana no Brasil.
Quem nasce na cidade de Salvador é "soteropolitano", e não "salvadorense", como algumas pessoas acham. Mas você já se perguntou o que significa o gentílico? A palavra "soteropolitano" vem de "soterópolis", que é a junção das palavras gregas "soter", que significa "Salvador", e "polis", que significa "cidade".
Bahia é o estado mais negro do Brasil, com 80,8% da população preta ou parda. A população baiana é composta predominantemente por pessoas autodeclaradas negras. Em 2022, do contingente populacional da Bahia, 80,8% se autodeclaravam como indivíduo da raça negra (composto por pretos e pardos).
Por isso, Morrinhos é atualmente a cidade mais branca do Brasil. A cidade do litoral norte do Estado, distante 147 km de Porto Alegre, supera outras duas gaúchas: Forquetinha (97,2%), e Monte Belo do Sul (96,2%). O Rio Grande do Sul registra a maior proporção de brancos do País (78,4%).
Bahia, Amazonas e Pará são os Estados com maiores proporções de negros, próximas a 80%. Somando-se os Estados de São Paulo, Bahia e Minas Gerais, têm-se mais de 30 milhões de negros do país (Tabela 1). Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD 2005.
De acordo com o instituto, o município brasileiro com a maior população amarela é São Paulo, com 238.603 pessoas — tendo em vista também que é cidade mais populosa do país, com mais de 12 milhões de habitantes.
A etnia chinesa Han é o maior grupo étnico do mundo, sendo 19% da população global em 2011. A língua materna mais falada no mundo é o mandarim chinês (falado por 12,44% da população global), seguido pelo espanhol (4,85%), inglês (4,83%), árabe (3,25%) e o hindustâni (2,68%).
Pretos e pardos nortistas são 72,6% da população local, segundo dados do Censo divulgados pelo IBGE nesta 6ª feira (22. dez) O Sul tem a maior concentração de pessoas brancas no país, com 72,6% da população da região se autodeclarando com essa cor de pele.
Assaí é ainda o município brasileiro com a maior proporção de pessoas autodeclaradas amarelas. Entenda mais abaixo. Dos 13.797 moradores de Assaí, 11,5% se consideram de cor ou raça amarela. O dado foi revelado nesta sexta-feira (22) pelo Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No Censo de 2022, mais de 92,1 milhões de brasileiras e brasileiros se declararam pardos, o equivalente a 45,3% da população do Brasil, estimada em 203 milhões de pessoas. Foi a primeira vez desde 1991, quando a pesquisa censitária nacional passou a incluir “cor ou raça”, que a população parda foi maioria.
São Gonçalo dos Campos/BA. Com 39,5 mil habitantes, São Gonçalo dos Campos tem 47% de população preta, 45,5% de pardos, 7,3% de brancos e menos de 1% de amarelos e indígenas, segundo o Censo 2022 do IBGE.
Quem nasce na Bahia é baiano (sem h!), mas e quem nasce no Espírito Santo? E potiguar, é o adjetivo relativo a qual Estado? A tabela a seguir traz relação de adjetivos gentílicos, ou pátrios, isto é, as palavras que designam origens. Saiba também como fazer o plural dos adjetivos compostos.