Espaço possui área para atividades físicas, turismo e economia criativa na capital. Será inaugurado neste sábado (25) o Parque Meio do Mundo, localizado na Zona Sul de Macapá. O novo ponto turístico tem uma área estimada em 69.000 metros quadrados e o investimento total foi de R$ 22.601.009,26 do Tesouro Municipal.
Onde está a metade do Mundo? Milhares de turistas que visitam um monumento chamado Ciudad Mitad del Mundo, ou Cidade Metade do Mundo, no Equador, pensam que fica por lá.
Este ponto fica proximo à costa da África e é chamado de Nowhere Point (lugar nenhum), declarado pela ONU como área de patrimônio da humanidade, e que alguns consideram como o centro da superfície terrestre.
Nos mapa-múndi mais convencionais, o centro do mundo atravessa o Reino Unido, na Europa, e corta alguns países do continente africano. Convencionou-se que esse seria o “marco zero global” na Conferência Internacional do Meridiano, em Washington, Estados Unidos, no ano de 1884.
O centro da Terra – ou, mais precisamente, o núcleo terrestre – encontra-se a uma profundidade que vai de 5100 km até 6370 km. Ele costuma ser dividido em núcleo externo e núcleo interno, em virtude de suas variações em termos de composição do seu estado físico.
Já imaginou estar em um lugar e se sentir no meio do mundo? Pois esse lugar existe e fica no Brasil, mais especificamente no monumento Marco Zero do Equador, em Macapá, capital do Amapá.
Na verdade, para estar bem em cima desse ponto especial, com a máxima precisão, temos de estar num barco, porque o centro do mundo mesmo fica no mar da África, numa região chamada Golfo da Guiné.
Sabe-se que o núcleo interno é uma esfera de ferro e níquel com um raio de 1.221 quilômetros. Sua temperatura de 5.400°C é quase tão alta quanto a do Sol (5.700°C). Mas está a uma profundidade tal que se mantém como uma esfera sólida de metal.
O Principado de Sealand fica na costa da Inglaterra e é considerado o menor país do mundo 😮 Com apenas 4 mil m² de área, o local não deveria ser considerado um território autônomo, mas essa plataforma de concreto e aço tem uma história riquíssima.
Além disso, tanto judaísmo quanto islamismo consideram a cidade o centro do mundo, onde Deus começou tudo. Isso faz de Jerusalém a cidade mais importante para essas duas religiões. Para o cristianismo, o local mais importante é a Santa Sé, o Vaticano.
O que está no centro do mundo, não é qualquer país, continente ou oceano, no centro do mundo está uma enorme massa de lava incandescente que mantém o planeta Terra com temperatura que permite a existência de humanos e de todas as necessidades para a sua existência e evolução.
A cidade de Jerusalém está situada na extremidade de um planalto, na parte montanhosa no sul de Israel conhecida como Judeia. Está a leste da cidade de Tel Aviv e do Mar Mediterrâneo e a oste do Mar Morto.
Apenas um único país do mundo não possui uma capital de facto, a República de Nauru, um microestado que fica na Oceania: a sede do governo se localiza em Meneng e o parlamento fica na maior cidade do país, Yaren. Segundo os países, as capitais podem existir em diferentes níveis ou hierarquias.
Para se chegar à parte mais central do interior do planeta Terra, seria necessário perfurar cerca de 6.370.000 metros, ou seja, 6.370 quilômetros. O pesquisador da UFU explica que, devido à força da gravidade, todo o material terrestre exerce uma força peso em direção ao centro da Terra.
O núcleo terrestre é a camada mais interna da Terra. Formado por níquel e ferro, divide-se entre o núcleo externo, que é líquido, e o núcleo interno, que se encontra no estado sólido. Com espessura de 3480 km, as temperaturas no núcleo terrestre chegam a 5000 °C.
O lugar mais remoto da Terra, o Ponto Nemo é um enigma localizado no sul do Oceano Pacífico, a cerca de 2.688 quilômetros da Antártida e cercado por pequenas ilhas oceânicas, incluindo Ducie, Pitcairns, Motu Nui e Maher.
O Centro Geodésico do Brasil fica no hall de entrada do Palácio Araguaia e é marcado pela Roda dos Ventos. É o ponto central entre os extremos do nosso País (norte - sul, leste - oeste).
Uruguai com Coreia do Sul, Sudeste do Sudeste Asiático (antiga Indochina), Filipinas, sul do Vietnã, Camboja, Malásia, Singapura, extremo sul da Tailândia, quase toda Indonésia com trecho do oeste da Amazônia (com Bornéu), partes do Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela e Guiana.
1. Rússia. A Rússia ocupa a primeira posição na lista de maiores países do mundo, tendo 144,4 milhões de habitantes distribuídos em mais de 17,098 milhões de km².