A mamba-negra vive nas savanas e nas colinas rochosas do sul e do leste da África. É a maior serpente venenosa da África, atingindo até 4,5 metros, embora a média seja de cerca de 2,5 metros. Elas também estão entre as cobras mais rápidas do mundo, capazes de deslizar a 20 quilômetros por hora.
Essa serpente é conhecida por sua agressividade e ataque preciso e mortal. A mamba negra é a cobra terrestre mais rápida do mundo, capaz de atingir velocidades de até 20 quilômetros por hora. Ela pode atacar sua vítima até 12 vezes seguidas.
Taipan é capaz de matar um ser humano em menos de 45 minutos. Estima-se que o veneno contido em suas presas seria capaz de matar 100 homens ou 250.000 ratos. Antes do desenvolvimento de antídotos, não havia sobreviventes conhecidos de uma picada de Taipan.
Cobra-da-morte (Acanthophis antarcticus) é uma espécie de serpente da ordem Squamata sub-ordem Ofídia, família Elapidae. É semelhante à víbora, possui cabeça longa e triangular, corpo grosso e 80cm de comprimento. É encontrada na Austrália em locais secos, e é considerada uma das mais venenosas do mundo.
Seguindo essa lógica, a cobra mais venenosa do mundo, segundo a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (NLM, na sigla em inglês), conhecida como taipan-do-interior, ou taipan-ocidental (Oxyuranus microlepidotus), é natural do país continental.
As corais-verdadeiras do gênero Micrurus habitam a Mata Atlântica brasileira e é considerada a cobra peçonhenta com o veneno mais potente no território nacional.
A cobra-real, uma das cobras mais venenosas do planeta, pode literalmente “se levantar” e encarar uma pessoa adulta. Quando confrontadas, as cobras-reais podem levantar até um terço de seu corpo do solo e ainda avançar para atacar.
O veneno da cobra-cuspideira é neurotóxico, sendo capaz de paralisar e interromper a comunicação entre os nervos e os músculos. À guisa do que sucede com as demais cobras peçonhentas, dentro das presas ocas desta serpente há um canal que é usado para injetar o veneno.
O estudo referente a esse instinto foi publicado em 8 de maio na revista Biology Letters. Esse aspecto melodramático faz parte da cobra-dado, da espécie Natrix tessellata, que escapam mais rapidamente dos predadores ao usarem os efeitos, em vez de simplesmente se imobilizarem.
A Taipan, também conhecida como cobra feroz, é considerada a cobra mais venenosa do mundo. Encontrada principalmente na Austrália, o veneno é extremamente potente, capaz de matar um ser humano adulto em menos de uma hora. Uma única mordida pode conter veneno suficiente para matar até 100 pessoas.
Também conhecida como cobra-preta ou muçurana, pode atingir até no máximo 1 metro de comprimento e não é peçonhenta. Ela tem como defesa a sua coloração juntamente a seus hábitos noturnos, sua fuga é lenta e quando manuseada esconde a cabeça embaixo do corpo.
O que afasta as cobras? Repelentes específicos para cobras, certas plantas como erva-gateira, alho e lavanda, bem como medidas físicas como cercas e barreiras subterrâneas, e a eliminação de refúgios e fontes de alimento em sua propriedade são eficazes para afastar cobras.
E que a ocorrência se dá mais entre quatro e sete horas da manhã e entre 17 horas e 18 horas e 30 min, em locais úmidos, de vegetação rasteira e perto de rios, mangues, lagoas e terrenos baldios, normalmente em locais escuros e fechados.
O veneno da naja pode matar um ser humano em aproximadamente 60 minutos. As najas vivem, em média, 15 anos e, na fase adulta, podem chegar a medir até três metros.
A mamba-negra vive nas savanas e nas colinas rochosas do sul e do leste da África. É a maior serpente venenosa da África, atingindo até 4,5 metros, embora a média seja de cerca de 2,5 metros. Elas também estão entre as cobras mais rápidas do mundo, capazes de deslizar a 20 quilômetros por hora.
Cobras-cegas, ou cecílias, são animais de corpo alongado pertencentes ao grupo Gymnophiona ou Apoda. Esses animais não possuem membros locomotores, o que faz com que lembrem serpentes. As cobras-cegas podem apresentar ou não olhos e possuem tentáculos na cabeça.
Chrysopelea paradisi que também é conhecida como cobra voadora, é uma espécie de serpente pouco venenosa que pertence à família Colubridae e ao gênero Chrysopelea, que consiste em um grupo com cinco espécies, com comprimento variado entre 0,6 à 1,2 metro.
Muitas pessoas acham que a cobra-verde não é uma serpente peçonhenta, mas é sim. Porém ela tem dificuldade de injetar grandes quantidades de veneno, pois possui dentição opistóglifa.