Os quasares são os núcleos ativos de galáxias distantes, alimentados por buracos negros supermassivos. E é justamente um desses corpos que detém o título de lugar mais quente do Universo atualmente: o quasar 3C273!
Este objeto poderia ser confundido com uma estrela comum, mas as galáxias no campo de visão sugerem o seu verdadeiro estado, o quasar mais quente cuja temperatura medimos. Agora, vamos mudar nosso olhar para uma fonte mais sustentada de calor astronômico: o quasar.
A temperatura mínima possível para qualquer matéria do universo é de 0 Kelvin, que corresponde a -273,15 °C, mas a temperatura máxima pode chegar a bilhões de graus Celsius.
Trata-se de uma "protoestrela" anã marrom, que geralmente possui composição atmosférica semelhante à de Júpiter, mas são de 13 a 80 vezes maiores. Cientistas descobriram um novo tipo de "protoestrela" gasosa e brilhante, que está quebrando recordes de temperatura e se tornando mais quente que o próprio Sol.
Novas análises de uma equipe internacional de pesquisadores revelaram a descoberta escaldante de uma estrela-anã marrom que supera em muito o nível de calor emitido pelo sol. Situada a 1.400 anos-luz da Terra, a anã marrom já foi chamada de WD0032-317B.
Quais São As Coisas Mais Quentes E Mais Frias Do Universo?
Qual é a coisa mais quente no mundo?
Estrelas massivas, como as estrelas de tipo O, podem alcançar temperaturas de superfície de 30.000 a 50.000 graus Celsius. No núcleo dessas estrelas, as temperaturas são ainda mais extremas, superando os 100 milhões de graus Celsius.
A emissão de gases do efeito estufa, como CO2, é a principal causa do aquecimento global. A atividade industrial, a agropecuária, o desmatamento e outras atividades antrópicas são as responsáveis pela emissão de gases do efeito estufa na atmosfera.
A energia do Sol vem de seu núcleo, composto pelos gases hidrogênio e hélio. Reações nucleares transformam o hidrogênio em hélio e liberam uma enorme quantidade de energia.
Embora Mercúrio seja o planeta mais próximo do Sol, é o planeta Vênus que possui o título de planeta mais quente do Sistema Solar. Esse planeta tem uma atmosfera única composta principalmente de dióxido de carbono, o que explica em partes o porquê dele estar no topo da classificação dos planetas mais quentes.
Uma estrela de classe espectral B é bem maior, mais luminosa e mais quente. Um exemplo é a estrela HD93129A, cujo tamanho é mostrado abaixo em comparação com o Sol: Existem estrelas em um grande domínio de tamanhos e cores.
A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius. A Lua é na verdade um pouco torta porque a crosta lunar é um pouco mais grossa de um lado do que do outro.
Também conhecida como “Nebulosa da Gravata Borboleta”, as temperaturas deste objeto chegam a -272 ºC — ou seja, menos de 1 ºC acima do zero absoluto, o menor limite para as temperaturas. Além disso, esta nebulosa é o único objeto conhecido mais frio que a radiação cósmica de fundo, deixada pelo Big Bang.
Mas e então e o calor absoluto? Trata-se da temperatura mais alta que a matéria consegue atingir, de acordo com a Física Convencional, e foi medida em exatamente 1,420,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000º Celsius (2,556,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000º Fahrenheit).
Qual é a temperatura mais alta registrada no universo?
Essa é uma questão capiciosa, da qual os físicos não costumam se ocupar. Mas há uma resposta possível. Uma resposta pode ser 141.678.500.000.000.000.000.000.000.000.000 graus Celsius (há 32 casas neste número). É a chamada temperatura de Planck.
O aquecimento global é o aumento anormal da temperatura média do planeta registrado nos últimos anos. Esse fenômeno está diretamente relacionado às ações antrópicas (atividades do homem). A Terra é coberta por uma camada de gases, composta por gás carbônico (CO²), metano (CH4), óxido nitroso (N²O) e vapor d'água.
O Sistema Solar é composto por oito planetas, cada um com suas próprias particularidades em termos de composição e características. Entre eles, o menor é Mercúrio, que é apenas um pouco maior que a lua da Terra, relata a Nasa.
Júpiter é um dos oito planetas do Sistema Solar. De acordo com a Nasa, o corpo tem mais que o dobro da massa de todos os outros planetas combinados e, com isso, é o maior do sistema planetário.
Finalmente, o espaço está preenchido com radiação cósmica de fundo, que é uma forma de radiação eletromagnética de baixa energia que permeia o Universo. Essa radiação contribui ainda mais para resfriar objetos no espaço, absorvendo seu calor. Juntos, esses fatores tornam o espaço um ambiente extremamente frio.
O Sol está “queimando” hidrogênio a pelo menos 4,6 bilhões de anos. Alguns modelos físicos indicam que a estrela fica até 10% mais brilhante a cada bilhão de anos, de modo que o Sol dos dias de hoje é cerca de 40% mais brilhante do que era no momento de sua criação.
Além de nossa atmosfera, há o vácuo do espaço. Isso significa que praticamente não existem partículas, portanto, nada que poderia refletir qualquer fonte de luz. O feixe de luz ainda estará lá, mas não há nada para dispersá-lo e iluminar o espaço.
Em 2024, diversas regiões sofreram com o clima extremo, seja pelo calor excessivo ou pela umidade desproporcional. Na Europa, por exemplo, a temperatura alcançou 1,57°C acima da média de 1991-2020, fazendo deste o segundo junho mais quente já registrado para o continente.
No entanto, podemos listar alguns lugares considerados os mais quentes do mundo. A cidade de Dallol, localizada no deserto de Danakil, na Etiópia, muitas vezes é tida como a cidade habitada mais quente de todas. Por lá, a temperatura média diária é de 41ºC.