A luz é a coisa mais rápida que já existiu no Universo, e sua velocidade pode variar em algumas circunstâncias. A velocidade da luz é determinante para o limite de velocidade do Universo, uma vez que nada pode ser mais rápido que ela — segundo as leis da física.
Se a luz é a velocidade máxima do universo, como pode o universo estar se expandindo mais rápido que a luz? Resposta, algo só pode estar em movimento em relação a alguma outra coisa. Não, a luz não é um objeto, mas sim uma forma de energia.
Coisa mais rápida já registrada: na física moderna, a luz é considerada a coisa mais veloz do universo, e, no vácuo, é atualmente definida como 299.792.458 metros por segundo.
"Nada pode ir mais rápido, porque essa é a velocidade do próprio tecido do espaço-tempo. E a luz viaja a essa velocidade. Não é que a luz seja especial nesse sentido, é a própria velocidade que é especial em nosso Universo. Pode haver outros universos nos quais a velocidade máxima seja diferente."
Agravamento de guerra comercial de Trump pode impactar crescimento mundial | Juliana Rosa
Qual a maior velocidade do Universo?
A luz é a coisa mais rápida que já existiu no Universo, e sua velocidade pode variar em algumas circunstâncias. A velocidade da luz é determinante para o limite de velocidade do Universo, uma vez que nada pode ser mais rápido que ela — segundo as leis da física.
Partículas elementares conhecidas como "neutrinos" foram lançadas do Cern, na Suíça, em direção ao laboratório subterrâneo de Gran Sasso, na Itália, a 730 km de distância. Segundo os pesquisadores, elas chegaram 60 nanosegundos (ou 60 bilionésimos de segundo) mais rápido do que a luz em seu destino.
Com esta velocidade poderia ser possível dar a volta na Terra em menos de seis minutos. Parker quebrou outro recorde além do de velocidade, pois a sonda também chegou a 7,26 milhões de quilômetros da superfície do Sol.
Trata-se da Orionídeas, gerada por resquícios do cometa Halley. É um acontecimento muito aguardado por astrônomos e que poderá ser observado a olho nu, desde que o...
A descoberta foi descrita na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. De acordo com Philipp Heck, principal autor do estudo, o material encontrado são “amostras sólidas de estrelas, poeira estelar real”.
Por meio do Telescópio Espacial Hubble, astrônomos identificaram novas evidências de um buraco negro de massa intermediária, considerado o objeto mais raro do Universo.
Uma das características mais intrigantes dos táquions é que, quanto mais energia eles perdem, mais rápido eles se moveriam. Isso é exatamente o oposto do que observamos para partículas comuns. Por esse motivo os táquions jamais poderiam “desacelerar” para velocidades menores que a luz.
O escuro não é uma coisa. Ele é só a ausência de luz. Portanto, na letra fria das leis da física, não pode ter uma velocidade. A luz é composta por partículas chamadas fótons.
É fato que nada é mais rápido que a luz. Mas esse limite de velocidade do cosmos, de acordo com as equações de Einstein, se aplica apenas ao movimento das coisas (como eu, você e a Terra) que estão no espaço, e não ao espaço em si.
Nome oficial: o Vazio de Boötes. O Vazio de Boötes é uma zona do Universo que se estende ao longo de 330 milhões de anos-luz, mais de duas mil vezes maior que a Via Láctea.
1) Jamaica - No topo da lista dos países mais violentos, aparece a Jamaica, com uma taxa de homicídios de 53,34 por 100 mil habitantes. Em 2022, houve 1.508 assassinatos, quase dez vezes mais do que a média mundial, que é de 5,8.
A força gravitacional cria a arquitetura estelar do céu. Embora seja considerada a força fundamental mais fraca, ela é responsável pela queda dos objetos em direção à superfície da Terra, por manter a Lua girando em torno de nós e pela estrutura geral do universo.
É o diamante. Ele ainda mantém o posto de material mais duro existente na natureza. O mineral suporta uma pressão de até 97 megapascals (cerca de 9 mil vezes a pressão atmosférica) antes de se romper e só é riscado por outro diamante.
A velocidade da luz é muitas vezes mais rápida que a velocidade do som. Por esse motivo, vemos o clarão de um relâmpago e, somente depois, ouvimos o trovão. Ouça o texto abaixo!
Os neutrinos, partículas quase sem massa, são incrivelmente rápidos. Em 2016, cientistas da missão IceCube, localizada no Polo Sul, detectaram um neutrino de alta energia que alcançou 99.999… % da velocidade da luz, com 33 casas decimais de precisão. Isso o torna a partícula mais rápida já registrada na Terra.
Ouro, prata e platina são os metais preciosos mais populares do mundo. No entanto, o mais valioso é quase desconhecido: o ródio. Nos últimos anos, seu preço aumentou surpreendentes 265%. De acordo com analistas de mercado, pode continuar subindo.
Um táquion ou taquião (do grego ταχυόνιον, takhyónion, de ταχύς, takhýs, i.e. "rápido", "veloz") é uma partícula hipotética cuja velocidade excede a velocidade da luz (v > c).
Segundo a teoria da Relatividade Geral, criada por Albert Einstein, o espaço e o tempo estão fundidos e, portanto, nada pode viajar mais rápido do que a velocidade da luz – quase 300 mil quilômetros por segundo.