A comida oferecida para ogum é a feijoada com feijão preto ou farofa de feijão fradinho feitos de forma mais rustica. Tendo na sua oferenda objetos, bebidas, frutas, imagem do santo que está relacionado ao orixá. Essas oferendas antigamente eram feitas e colocadas em rios e cachoeiras havendo poluição ambiental.
Ogum é associado às cores azul ou vermelho, e seus símbolos incluem espada e cachorro. Seus domínios abrangem a guerra, tecnologia, leis, siderurgia e metalurgia, com oferendas como feijoada, farofa de feijão-fradinho e inhame.
A sua receita une o feijão com carnes frescas ou “verdes” de boi, carnes salgadas e defumadas de porco, embutidos, e muitos temperos; e, mais uma vez, seu acompanhamento preferencial é o arroz e a farinha de mandioca.
Em homenagem a Ogum, Leonardo diz que pode ser ofertado feijão preto cozido sem o caldo. Anote: pegue os grãos e coloque dentro do alguidar (prato de barro). Acrescente três moedas, descarregadas na água corrente, e as regue com azeite de dendê. “Escreva seus pedidos em um papel e coloque dentro da oferenda.
A comida oferecida para ogum é a feijoada com feijão preto ou farofa de feijão fradinho feitos de forma mais rustica. Tendo na sua oferenda objetos, bebidas, frutas, imagem do santo que está relacionado ao orixá.
“Quando a gente fala de Ogum, estamos falando de um orixá guerreiro, logo, sua comida é feita às pressas, em uma panela só. São alimentos que exigem pouco tempo de preparo como a feijoada e o milho torrado”, exemplifica Spolon. Obaluaê, por outro lado, é um dos orixás mais velhos e tem seu próprio tempo.
Acenda uma vela azul ou vermelha (cada lugar tem como culto a Ogum em cores diferentes, então respeite a maneira que está acostumado a cultuar) e, ao lado, coloque um copo de cerveja, pois a bebida representa a pedida e a força dos guerreiros.
Cachorro - o guardião, companheiro e amigo tem a proteção do Orixá Guerreiro Ogum. Papagaio - pelo seu rápido entendimento tem a proteção de Oxossi. Passarinhos - por seus encantos têm a proteção de Logun Edé.
Devido ao sincretismo religioso, orixá é celebrado neste 23 de abril, Dia de São Jorge: 'Ogum encontrou São Jorge numa encruzilhada do Rio de Janeiro', brinca historiador. Na Guerra do Paraguai, negros levados à batalha fizeram de Ogum seu guardião.
Ogum: isu oyin: inhame assado regado com mel. Oxóssi: asoso (axoxô): milho vermelho com coco. Logum Edé: àbàrà: massa de feijão fradinho na folha de bananeira.
O número associado a Ogum é o sete, que ele divide com seu ir- mão, Exu. A diferença entre ele e o irmão é que Ogum não tem a dissi- mulação e o jogo de cintura tão ca- racterísticos de Exu.
Ogum: A cor da vela associada a Ogum é o vermelho, simbolizando a força, a coragem, a determinação e a proteção. Ogum é um guerreiro e protetor, sendo reverenciado com velas vermelhas.
Glorioso Ogum, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.
Linha de Ogum = Contas Azuis escuras (Candomblé)/ Vermelhas, podendo ser Vermelhas e Brancas (Umbanda) Linha de Oxóssi = Contas Verdes (em alguns casos contas Azuis claras leitosas também são utilizadas - Candomblé)/ Verde (Umbanda)
Ogum representa proteção e coragem e também o trabalho árduo e a agricultura. Para agradecê-lo, as comidas que são oferecidas para eles são tipicamente feitas com feijão, um ingrediente abundante e que representa fartura, através de pratos como feijão simples, farofa de feijão fradinho e também a feijoada.
⚔️ Essa oferenda consiste em alguns elementos para prosperidade, caminhos e oportunidade financeira. Geralmente utilizamos grãos como feijão preto e fradinho torrado, para capitalizar a prosperidade.
Ogum é o Orixá regente do signo de Áries. Afinal, as pessoas que recebem a influência do Orixá guerreiro são líderes natos. Além disso, os arianos possuem a forte característica de serem impulsivos e corajosos.
E por isso, com o sincretismo, a data de celebração à Ogum é convencionada no dia de comemoração à São Jorge, 23 de abril. As características de guerreiro, lutador e defensor da justiça e da ordem são marcas registradas do orixá, mas Ogum também é quem cuida do progresso e das tecnologias.