Entre os preparos salgados, os mais conhecidos são o Currywurst e o Eisbein. Já entre os doces, estão o Apfelstrudel e o uma deliciosa comida típica de Dresden, chamada de Dresden Stollen. Já está com água na boca? Então, vem comigo nessa viagem gastronômica através da comidas típica alemã!
A culinária da Alemanha varia de região para região. As regiões do sul da Alemanha (Suábia, Baviera, etc.), por exemplo, compartilham uma cultura culinária com a Suíça e com a Áustria. A carne de porco, bovina e de aves são as principais variedades de carne consumida na Alemanha, sendo a carne de porco a mais popular.
Salsicha com molho picante é preferência absoluta há 26 anos em pesquisa realizada anualmente em cantinas de empresas. Entre as crianças, sopa de tomate com arroz e almôndegas é o prato favorito.
Diz-se que os alemães adoram salsichas assadas, joelho de porco ou bolinhos de carne. Realmente, isso não é assim, pois um número cada vez maior de pessoas na Alemanha está prescindindo de comer carne, preferindo a alimentação vegetariana ou vegana (55 %).
Com origem austríaca, o schnitzel entrou em nossa lista por ser muito comum no país, como se fosse comida típica alemã realmente. Trata-se de um bife de vitela que é batido no preparo para ficar mais fino e frito de uma forma semelhate ao que conhecemos como bife a milanesa.
O que um alemão come no dia a dia | Comida alemã 🇩🇪
O que os alemães jantam?
No cardápio noturno, nada de Schnitzel - filé de porco ou vitela - com batatas cozidas, joelho de porco com chucrute ou filé de dourado com aspargos. A refeição mais simples do dia inclui ovos cozidos, salsichas, presuntos, carnes defumadas, queijos e a imensa variedade de pães alemães.
No entanto, hoje, o café da manhã alemão típico é composto por ovos cozidos, pães, geleias, mel, queijos e frios, manteiga e vegetais cozidos. Ocasionalmente, alguma salsicha. Para beber, café, chá e sucos.
– A bebida alcoólica mais consumida na Alemanha é a cerveja. O povo alemão é um dos maiores consumidores mundiais desta bebida. No país, existem cerca de 1.200 cervejarias.
Outras frutas produzidas em árvores na Alemanha são cerejas, peras, ameixas e ameixas tipo mirabelle. A produção de maçãs deverá novamente alcançar a marca de 1 milhão de toneladas, que representam 8% de crescimento comparado a 2015. A exportação da produção frutífera interna da Alemanha é relativamente pequena.
Nos pratos de comidas alemãs, destacam-se o Eisbein (joelho de porco), Kassler (lombo defumado cozido), Bockwurst (salsicha bock) e o tradicional Sauerkraut (chucrute).
Considerando o país reunificado, 60% da população é católica ou protestantes. Em número absolutos aproximados, são 30 milhões de protestantes, 28 milhões de católicos, 1,6 milhão de muçulmanos e 200 mil judeus.
Quantas refeições em média os alemães fazem por dia?
“O que notei imediatamente na Alemanha foi o hábito alimentar. A única refeição quente do dia é o almoço. O café da manhã e a janta são normalmente refeições com pratos frios, como pão, queijo, compota de frutas e salada.
Quais são os hábitos alimentares e os costumes dos alemães?
Eles são o segundo maior consumidor de cerveja na Europa, atrás apenas da República Tcheca. Adicionalmente, os alemães consomem muita carne de porco, repolho, batata e salsichas, além de muito pão. São delícias que podem ser degustadas na mais tradicional festa da cultura alemã: a Oktoberfest.
Quais são as comidas que os alemães trouxeram para o Brasil?
Com a forte tradição a culinária dos imigrantes alemães no Brasil manteve-se ligada a preparações de receitas que carregam nata, manteiga, bacon, carne de porco, muitos miúdos, queijos, conservas, embutidos…, pois era o tipo de alimentação típica para o clima alemão: frio rigoroso com pouco sol.
Qual a principal comida típica da Alemanha? Ao pensar em comida típica alemã, muitas pessoas vão apontar as versáteis salsichas ou o clássico chucrute como prato mais importante do país. Algo que poucos sabem é que os pães têm um papel central na gastronomia alemã.
Entre os mais clássicos estilos de cervejas alemãs da família Lager estão Pilsen, Dunkel, Märzen e Bock, e do lado das Ales temos Berliner Weisse, Kölsch, Altbier e Weissbier, a famosa cerveja de trigo alemã. A Alemanha é um dos maiores produtores e consumidores de cerveja na Europa.
Há tempos, a Alemanha é considerada a terra da cerveja, mas o país não é mais o maior consumidor. A história mostra que os alemães são grandes bebedores também de chá, vinho e, sobretudo, café.
Em geral, os alemães costumam jantar entre as 18h e as 19h. Isso pode parecer surpreendente para algumas pessoas, principalmente se estiverem acostumadas a jantar mais tarde. No entanto, essa tradição de jantar cedo na Alemanha está relacionada à cultura e ao estilo de vida do país.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo site “statista.de” entre 2020 e 2022, cerca de 86% dos entrevistados (a partir de 14 anos de idade) consideraram a água como sua bebida favorita. Segundo o mesmo site, o consumo de água hoje em dia é dez vezes maior do que há 50 anos.
A Alemanha possui uma rica variedade de frutas cultivadas localmente, desde maçãs suculentas até cerejas vibrantes, passando por ameixas, peras e mirtilos.
O lanche mais vendido na Alemanha é a famosa Currywurst, uma salsicha branca cortada em pequenos pedaços, que briga nas vendas com os sanduíches Döner Kebab e Big Mac. Esta salsicha fatiada é servida com molho especial e batata frita (receita aqui).
A cultura da Alemanha é rica em história, arte e contribuições para a humanidade. É conhecida por sua música clássica e influência na filosofia, ciência e tecnologia. De forma geral, podemos dizer que a cultura da Alemanha é um equilíbrio entre herança cultural e influências contemporâneas, com impacto global.