O aço é uma liga metálica composta por aproximadamente 98,5% de Fe (ferro), 0,5 a 1,7% de C (carbono) e traços de Si (silício), S (enxofre) e P (fósforo).
O aço é uma liga formada principalmente pelos elementos ferro e carbono, já o aço inoxidável é uma liga de ferro e cromo, podendo conter também níquel, molibdênio e outros elementos.
Basicamente, o aço é uma liga de ferro e carbono. O ferro é encontrado em toda crosta terrestre, fortemente associado ao oxigênio e à sílica. O minério de ferro é um óxido de ferro, misturado com areia fina. O carbono é também relativamente abundante na natureza e pode ser encontrado sob diversas formas.
O aço carbono, por outro lado, é composto por ferro, carbono e elementos de liga como manganês e silício, que influenciam suas propriedades mecânicas. Esse tipo de aço pode ainda ser classificado como de baixo, médio e alto carbono.
EXTRAÇÃO. O aço, na verdade, é uma liga produzida a partir do ferro, que é um dos elementos mais abundantes da superfície de nosso planeta, sendo extraído em minas de céu aberto e de galerias subterrâneas. O ferro é encontrado em quantidade inferior apenas ao oxigênio, ao silício e ao alumínio.
O aço é uma liga metálica formada principalmente de ferro e carbono, possui maior aplicação que o próprio ferro e pode ser usado para produzir outras ligas.
O aço é produzido, basicamente, a partir de minério de ferro, carvão e cal. A fabricação do aço pode ser dividida em quatro etapas: preparação da carga, redução, refino e laminação. Grande parte do minério de ferro (finos) é aglomerada utilizando-se cal e finos de coque. O produto resultante é chamado de sinter.
O processo mais empregado é o do alto-forno, que, de modo geral, consiste na produção de ferro fundido no alto-forno e após refinamento, esse se transforma em aço no conversor de oxigênio.
O aço é uma liga metálica composta por aproximadamente 98,5% de Fe (ferro), 0,5 a 1,7% de C (carbono) e traços de Si (silício), S (enxofre) e P (fósforo). Este material surgiu da descoberta do ferro, cerca de 4.500 anos atrás.
Aço Carbono: O aço carbono não é resistente à corrosão e é propenso à ferrugem quando exposto a ambientes úmidos ou corrosivos. Sua composição química não contém elementos que o protegem da oxidação.
Como dito anteriormente, o aço não é um elemento químico, mas sim uma liga metálica, uma união do elemento Fe e C na maioria das vezes, mas muitas vezes também Fe com Cr e Ni, formando aço inoxidável. Mas todos os elementos químicos que estão presentes no aço podem ser encontrados na tabela periódica.
Existem diferentes tipos de aço, os mais comuns são o aço carbono, o aço inoxidável e o aço liga. É importante entender que todo aço possui carbono em sua composição, mas a quantidade vai definir melhor suas propriedades mecânicas. Confira abaixo mais informações sobre eles: Aço Carbono.
O aço é uma liga de ferro (Fe) com carbono (C), sendo esse último em porcentagem inferior a 2% em peso. Além do ferro e do carbono, o aço possui outros elementos decorrentes do seu processo de fabricação, como manganês, silício, fósforo e enxofre.
O aço é produzido por remoção de impurezas, como o carbono do ferro em bruto ou da gusa, produzido pelos altos-fornos. O processo industrial principal é o de oxigénio, no qual a gusa ou a sucata fundidas são colocadas num contentor de tijolos alcalinos (básicos) revestido com resistências elétricas.
O processo de Bessemer envolvia a passagem de ar através de ferro fundido aquecido, o que removia o excesso de carbono e produzia aço. Esse processo permitiu a produção em massa de aço, o que impulsionou a revolução industrial e transformou a indústria siderúrgica em uma das mais importantes do mundo.
Os minérios de ferro eram encontrados em abundância na natureza, assim como o carvão. Atualmente a maior quantidade de matéria prima para produção de aço é a sucata proveniente dos resíduos de fabricação industrial. A forma de produção era em pequenos fornos na forma de torrões ou pedaços sólidos, denominados tarugos.
O aço inox é uma liga formada a partir da combinação do Ferro (Fe), Cromo (Cr), Carbono (C) e Níquel (Ni). Além desses elementos, é possível que na fabricação, outros elementos sejam fundidos para conseguir dar ainda mais resistência e vantagens, como o molibdênio, cobalto, boro e o nitrogênio.
O processo de fundição de aço começa com a fusão das matérias-primas em um forno de fusão. O forno é aquecido a temperaturas extremamente altas, acima de 1500 graus Celsius, até que as matérias-primas sejam completamente fundidas. O aço fundido é então transferido para moldes, onde é resfriado e solidificado.
O aço inoxidável, conhecido também como aço inox ou somente inox, é considerado um material metálico, por conta de suas propriedades e composição. Entre os diferentes tipos de aço, sem dúvida se trata do que possui maior durabilidade e resistência, especialmente contra a corrosão.
Porque o aço é mais difícil de mudar do que o ferro?
O aço justamente por possuir menor teor de carbono é um material mais dúctil (flexível) e que, portanto, permite a sua modelagem através de processos como forjamento, laminação e extrusão, além de fundição, ainda, possui a capacidade de deformação visível antes de fraturar.
Existem variações de cor do aço? Inicialmente, precisamos falar que a cor do aço em si possui uma coloração mais escura, tendendo para o preto e grafite. Porém, com a formação de diversas ligas metálicas, é possível encontrar outros tipos de aço com cores diferentes.
O ferro-gusa é levado para a aciaria, ainda em estado líquido, para ser transformado em aço, mediante queima de impurezas e adições. O refino do aço se faz em fornos a oxigênio ou elétricos a uma temperatura de aproximadamente 1700°C.
Qual o elemento químico entra na fabricação do aço?
Em outras palavras, o aço não é um elemento químico por si só, na verdade, é criado a partir da composição de elementos químicos diferentes. Os elementos mais presentes na produção do aço são ferro e carbono.