A palavra “enquanto” é uma conjunção temporal, proporcional ou conformativa. Trocando em outras palavras: ela passa a ideia de tempo, proporção ou conformidade.
Portanto só use enquanto na função de conjunção temporal, ligando orações, como em: “Arrepare não, pois enquanto engoma a calça, eu vou lhe mostrar...”
Enquanto traz, no seu significado, uma ideia de condição ou, então, de situação com duração transitória. Pode, ainda, funcionar como conjunção adversativa, significando ao passo que.
Em geral, a palavra carrega a ideia de uma situação de duração transitória ou condição. Porém, ela também pode ser empregada como conjunção adversativa, substituindo a expressão ao passo que. Veja: Este livro foi bem escrito, enquanto o outro apresenta incontáveis erros.
A conjunção enquanto apresenta valor semântico de tempo e de proporção, mas em alguns contextos, mesmo que façamos a substituição por outra conjunção ou locução conjuntiva correspondente a esses valores, não é possível desfazer a ambiguidade.
Já “em quanto” é a junção da preposição “em” e do pronome “quanto”. A expressão é usada para se referir à quantidade, à intensidade ou ao preço de algo. Além disso, pode ser utilizada no plural e no feminino.
Indica duração em simultaneidade; durante o tempo em que (ex.: enquanto estive em casa, o telefone não tocou). 2. Indica duração até um limite; durante todo o tempo em que (ex.: vamos estar aqui, enquanto for preciso; não saia daqui enquanto não chegar a polícia).
Diga-se, por ex.: 'Pedro estudava enquanto o amigo brincava', em vez de: 'Pedro estudava enquanto que o amigo brincava'. - A construção 'enquanto que' deve ser resultado da analogia com 'ao passo que', que lhe é equivalente, se é que não há aqui influência do francês "pendant que".
O valor semântico é o significado atribuído às palavras dentro de um determinado contexto. Ou seja, essas palavras ganham sentido de acordo com todo o conjunto da oração. Mas, antes de entender mais sobre valor semântico é necessário aprender o que é a semântica.
Nota: Quando a conjunção enquanto ocorrer no início da frase, com o valor de «na qualidade de» e/ou introduzindo uma expressão nominal (cf. 1) ou uma oração subordinada (cf. 2), tais proposições deverão ser seguidas de vírgulas, demarcando a separação da sequência ou oração seguintes.
As conjunções são vocábulos gramaticais cuja função é reunir ou relacionar orações em um mesmo enunciado. Quando houver duas ou mais palavras com a função de conjunção, dizemos que se trata de uma locução conjuntiva. As conjunções e locuções conjuntivas têm o objetivo de unir duas ou mais orações ou palavras.
Na frase que indica, «Quando chegas?», a palavra quando é um advérbio interrogativo. Como conjunção, a palavra quando pode ser conjunção subordinativa: — temporal (ex.: «Quando chove, fico em casa»);
Conjunção é a classe de palavras que une elementos ou orações em um mesmo enunciado, deixando o discurso mais fluido e estabelecendo relação de sentido entre esses elementos ou orações conectados. Observe: (i) Ele iria à praia. Estava chovendo.
São 5 as conjunções coordenativas: Aditivas, Adversativas, Alternativas, Conclusivas e Explicativas. Os nomes de cada uma expressam os valores que elas carregam, as aditivas, por exemplo, têm o valor de adição, as adversativas expressam oposição, adversidade, e assim por diante.