Nem sempre ouvimos o que queremos. Neste caso o NEM está modificando o advérbio sempre conclusão: a palavra NEM é advérbio de negação e não conjunção aditiva ou alternativa.
Tradicionalmente a partícula 'nem' tem sido considerada uma conjunção aditiva, pois se entende que estabelece entre elementos uma relação de acréscimo.
A conjunção nem também tem valor aditivo. Ela não é cega nem surda. (ainda bem!) Se ambas as conjunções significam a mesma coisa, óbvio está que é redundância utilizá-las paralelamente.
I) "A conjunção nem significa e não. Por isso, é incorreto antepor-lhe a conjunção e em frases como as seguintes, nas quais nem tem significado aditivo-negativo, equivalente de e também não: 'Não vi nem conheço este homem'.
Nem significa e não. Pode-se dizer “não estuda e não trabalha” ou “não estuda nem trabalha”. O sentido se mantém. Por isso é redundante usar e nem em construção como: Eu do livro não me livro (e) nem quero me livrar.
Conjunção coordenativa que liga palavras ou orações em contexto negativo, indicando: a) adição; e não, e sem, e ninguém, e nunca: Não sabe inglês nem se interessa em aprender ; b) alternância; ou, ou … ou: Não comia carne nem frango, só peixe.
É o caso da gramática de António Borregana, na qual, como a consulente refere, se inclui nem na subclasse dos advérbios de negação. Corrobora também esta classificação o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, dando como exemplo: «Nem pense em fazer isso.»
Para garantir que você saiba quando usar "nenhum" e "nem um", aqui vão algumas dicas práticas: Para evitar confusões, crie frases de exemplo que ajudem a lembrar a diferença entre "nenhum" e "nem um". Lembre-se: "nenhum" indica ausência total , enquanto "nem um" destaca que nem mesmo uma única unidade está presente .
As conjunções não desempenham função sintática na oração e são ligadas somente pelos conectivos. As conjunções subordinativas dividem-se em: causais, concessivas, condicionais, conformativas, finais, proporcionais, temporais, comparativas, consecutivas e integrantes.
Conjunção é a classe de palavras que une elementos ou orações em um mesmo enunciado, deixando o discurso mais fluido e estabelecendo relação de sentido entre esses elementos ou orações conectados. Observe: (i) Ele iria à praia. Estava chovendo.
As conjunções coordenativas ligam elementos independentes entre si e são subdivididas em outras cinco classificações: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.
São 5 as conjunções coordenativas: Aditivas, Adversativas, Alternativas, Conclusivas e Explicativas. Os nomes de cada uma expressam os valores que elas carregam, as aditivas, por exemplo, têm o valor de adição, as adversativas expressam oposição, adversidade, e assim por diante.
Também não é necessário dizer “e não” se você tem a palavra “nem” para indicar o mesmo sentido. Por outro lado, na linguagem falada, essa construção “e nem” é muito comum e ela é usada para realçar a negatividade. Por exemplo, “Você acredita que ela não veio para a reunião e nem me avisou!”.